A expressão "negócio da China" (ler sobre a Guerra do Ópio)

Quem nunca ouviu a expressão "negócio da China" que atire a primeira pedra! Bem, é claro que todos a conhecem e muitos já devem tê-la usado. Mas assim como "cair a ficha", "negócio da China" tem seu significado, literal e figurado, poucas vezes realmente conhecido por seus ouvintes e falantes.

Essa expressão surgiu lá no século XIX, com a Guerra do Ópio. Era um momento em que os ingleses, no auge da Revolução Industrial, assediavam o mercado gigantesco da China, país com 1,3 bilhão de pessoas, fator de sucesso comercial.

Mas apesar de a Inglaterra querer a China como consumidora de seus produtos, o mercado chinês mantinha-se fechado ao Ocidente. Com isso, os ingleses resolveram brigar para ganharem tamanho mercado consumidor. Partindo dessa decisão, surgiu como consequência a Guerra do Ópio.

Quem venceu a guerra foi a Inglaterra, que após isso estabeleceu o monopólio da comercialização do ópio e ainda ocupou a ilha de Hong Kong, somente devolvida em 1997. Evidentemente, o país tirou grande vantagem econômica e conseguiu o que inicialmente queria, o mercado consumidor chinês.

Sabendo de tudo isso, conclui-se que o significado literal de "negócio da China" decorre de um negócio, de fato, da China, em que a Inglaterra consegue, por meio da Guerra do Ópio, vender seus produtos aos chineses e, assim, melhor ainda mais seu status econômico.

No dia a dia, usamos essa expressão de forma figurada, não querendo falar sobre o negócio da China ocorrido no século XIX, mas com a ideia de falar sobre um bom negócio, lucrativo. Entretanto, seu sentido figurado decorre da relação entre o fato histórico contado e falar sobre um bom e lucrativo negócio. A expressão "negócio da China" possui sentido graças ao seu significado literal e histórico.

Thaiz Matos
Enviado por Thaiz Matos em 25/08/2013
Reeditado em 25/08/2013
Código do texto: T4451075
Classificação de conteúdo: seguro