A "oncinha" que não existe em mim

Observadora da humanidade que sou e disto meus seguidores já estão fartos de saber, ando meio intrigada com algumas coisas e comportamentos que tenho percebido nos últimos, sei lá, 24 meses.

Trata-se da moda da estampa de oncinha!!!

Geralmente estas modas vêm, mas saem com a mesma rapidez com que chegaram. Entretanto, a tal da oncinha está se perpetuando no tempo e já está em evidência, pelos meus cálculos, há uns 2 anos.

Sei não, há momentos que fico estática, observando as onças estampadas nas vestimentas, bolsas, sapatos, capas de celulares, cintos, fitas de cabelo, peças íntimas, etc.

É tanto troço que a indústria da moda tem inventado, que certo dia quase me peguei adquirindo uma peça e colocando entre meus objetos de consumo.

Quando dei por mim, tive um misto de fúria e desgosto, pois como pode, logo eu, que não sou adepta de jeito nenhum desta moda, estar justamente colocando na cestinha de compras uma peça com estampa de oncinha?

Sei lá! Vá entender cabeça de mulher!

Passados uns dois dias, puxei um assunto com meu marido sobre este tema e ele disse: Se você comprasse, eu não gostaria que usasse. Acho vulgar demais, minha filha! Não combina com você!

Nada tenho em sentido discriminatório acerca do modismo, mas calma lá: uma senhora de quase meio século de vida vestindo peças com estampas de oncinhas?

Ah, aí já é querer demais.

Mesmo assim, fui em busca de várias opiniões masculinas acerca do tema. E, pasmem: Eles acham altamente vulgar a referida estampa!

Gente, os homens não gostam! Danado, é que eles se calam e a mulherada pensa que está abafando!

Na minha pesquisa, teve um amigo (um executivo renomado) que foi categórico e disse que uma 'ordenança' para as meninas que saem com ele, é que, pelo amor de Deus, não usem peças externas de oncinhas! As íntimas, até que são atrativas. Disse o entrevistado.

Não chego a ser radical, pois aprecio a estampa sendo usada por mocinhas, adolescentes e até crianças.

Pega bem. É tolerável.

No entanto, o que eu tenho percebido é muita gente madura ou até idosa fazendo uso da estampa.

Posso expressar minha posição? Fica muito feio. Mas eu respeito. É estilo! Cada pessoa deve usar o que mais acha adequado e conveniente, independente de sua condição física, pessoal, etc...

Mas que fica, no mínimo, esquisito, ah, isto fica. Percebo um rosto todo murcho, as celulites e o excesso de flacidez em evidência, gordurinhas à mostra, mas a oncinha está lá à todo vapor!

Esta semana, no centro da cidade, percebi uma idosa trajando uma mini saia preta, botas cano longo (lembrando que aqui estamos num verão terrível, entre 32 e 35 graus) e uma blusa bem ajustada contendo o que? Acertou: A estampa da oncinha!!!

A vontade que deu, de início, foi fazer um 'elogio' rasgado e dizer: Você está tão linda! Posso fotografar teu figurino?

Iria trazer a foto, apresentar para meus filhos e dizer: E aí, o que vocês acham do figurino que estou pensando em adotar?

Deletaria a foto em seguida, após estarmos fartos de tanto dar risadas.

Sintetizando: A moda é ser feliz!

E dou ainda um conselho: Usem o que lhes traz conforto e felicidade. O resto: Deixem que eu fico me roendo!

Quem manda eu ser assim tão chata e observadora?

Tudo tem um preço!

E o meu é ficar me roendo...

Contos e Encantos
Enviado por Contos e Encantos em 22/11/2013
Reeditado em 24/11/2013
Código do texto: T4582299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.