A POBREZA INCOMODA E INCENDEIA...
 (repetindo,  modificado e atualizado)
Não é de hoje que observo o fenômeno... Sempre ou quase sempre as favelas em SAMPA pegam fogo. Incêndio,invariavelmente. Calamidade todo  ano e sempre as causas nunca foram bem esclarecidas.O fogo destrói tudo! A autoria – quase, sempre nunca é identificada. No Rio de Janeiro não acontece isso... O fenômeno é outro! A geografia é outra. A miséria é a mesma!(No Rio há mais de 1 milhão de pessoas morando em favelas,apinhadas em morros,onde o a administração pública local entende ser “reserva florestal”?) Dá para engolir? Recente,em SAMPA a velha favela do chamado “Buraco Quente” com mais de 20 anos instalada,-veterana no local-próximo ao aeroporto de Congonhas e vizinha  ao bairro—agora--- elegantíssimo de Campo Belo, um dos bairros com maior valor de metro quadrado da cidade,na zona sul,incendiou espetacularmente.Cerca de mais 1 mil pessoas desabrigadas. É pouco?
Reconheça-se que pobre é pobre e que além disso, como não há creches e escolas. A mãe-favelada tem deixar seus filhos ao léo, para trabalhar. Coisa e tal. Não dá outra...Alguém, inadvertidamente, na própria família- menor,irresponsável,sem ninguém vigiando põe fogo no que pouco resta,em razão de uma vela acesa ou um “gato” ajambrado...É o que quase sempre concluem...
Nem sempre isso é verdade! Pobre –embora desasistido- pelo Estado e pela sociedade, ambos incompetentes,indiferentes e, também, sem vergonhas, não resolvem o problema de moradia na grande metrópole.Aliás, isso é uma crise nacional já anunciada há tempos. Todo mundo quer morar nas cidades grandes. É o fenômeno.Não há lugar para tanta gente.O País hoje é urbano e sub-urbano.Até as licitações de subúrbios são superfaturadas e engordam velhacos! No Interior ficou só o que ficou.Nada mais.Embora já há exploração imobiliária generalizada.Preços inatingíveis.
São Paulo,a grande Capital, –  não me engana!                                                                       Pessoas inescrupulosas e criminosas até, mandam colocar fogo em favelas, criminosa e impunemente...Não é impossível que isso não ocorra,especialmente,se o terreno seja de um poderoso particular.A propriedade é a regra,no Direito pátrio.Muito embora a “direito à vida”-seja prioritário e de ordem Constitucional.Nada disso vem ao caso...  A invasão é reprimida por lei...Reintegração de posse é só uma figura jurídica,com aplicação prática,usando a Polícia com aquela “gentileza” que todos conhecemos.Jamais deveria ser um caso de Polícia,mas é.Por outro,mandar incendiar e por fogo nesses conglomerados da miséria assumida e cantada em prosa e verso,embora trágica, é mais rápido e prático!Assim numerosas vitimas já foram ceifadas em nome da especulação imobiliária,onde a tal “bolha” chega nas alturas e o metro quadrado de certos bairros equiparam-se aos das maiores metrópoles do mundo! São Paulo é a cidade com o maior metro quadrado do mundo,igual ao Rio de Janeiro,Nova Iorque, Paris,Londres,e assim vai.Em cinco anos as cidades de São Paulo e Rio –por absoluta exploração imobiliária- subiram o metro quadrado da construção em quase 200% (sic). As metrópoles tem o monopólio dos poderosos donos de propriedades e terras inúteis, aguardando a especulação e oferta melhor do mercado oportunista...urbanista.
Haja,pois, bombeiro,para conter essa criminalidade de uma sociedade porca e irresponsável, atrelada à especulação,à ganância e ao desgoverno.Se, esses incêndios são mesmo criminosos,para expulsar a miséria,eis que a Justiça,como se diz é mesmo cega.Atende pedidos absurdos de reintegração,eis que a própria lei,assim manda.Ela, a Justiça,  também não apaga incêndio! A Polícia Militar- “manus longa” – do Poder,com cavalaria,cães e tudo que tem direito, destrói o que montaram e usurparam,à revelia do invasor! Dono é dono,para o Código Civil,alheio à realidade pátria.Não se discute.Invasor é invasor.Só de edifício apossados no centro de SAMPA são ao todo 70 (setenta),abandonados por vários motivos pelos proprietários,por “n” razões, e 20(vinte) deles,hoje, estão com reintegração de posse...na Justiça... Aí entra a POLÍCIA, que é a “manus longa” do chamado “status quo” jurídico e social dominante,a serviço do “stabbing". É a LEI. Enquanto,nada se resolve na questão da invasão urbana no centro de SAMPA, e também da periferia, aí o pau come... Pobre e invasor tem que ser mesmo expulso...Expulso porque é invasor,tudo “de acordo com a lei”... O Poder Público nada tem realizado de positivo para resolver esse grave problema-fenômeno: invasão(adoidada).Crise social,política e urbana que ninguém resolve.
O centro velho da Capital de SAMPA é o pombal dos desesperados e desabrigados,pela falta de moradias e má distribuição urbana.Uma cidade que cresceu sem planos,sem diretriz,sem autoridades responsáveis.
Essa é a lei do cão.
Ninguém resolve coisa nenhuma.Por aqui. Uma vergonha a situação urbana nacional! Gente que não acaba mais, sem assistência de nada,mas de nada mesmo...Nem Deus dá conta de tantos problemas. Os políticos –pelo andar da carruagem- querem só se eleger,em outubro.Nada mais que isso.Candidatos não faltam,nem mesmo Partidos.São 32 ao todo. Imaginem se isso é possível numa Democracia séria? Quando ocorreu a Revolução/Golpe de 64 os militares –entre outros argumentos- diziam que o País, na época, tinha muitos Partidos políticos... Quantos eram?? Eram 13 somente. Deu no que deu...Foram extintos e só mais tarde,surgiram- artificialmente- dois Partidos, um tal de ARENA e outro um tal de MDB. Tudo igual novamente. Nada de novo surgiu, senão políticos e policalhas.
Hoje,com a Democracia- escancarada e escrachada- são só: (sic) 32 para dividir o butim. Temos um Ministério das Cidades... o que essa “coisa” ajudou o País?
Agora, vejo no jornal, que na via Olímpia, bairro nobre de SAMPA, o prefeito resolveu, na área mais cara por metro quadrado da cidade, quer construir, um conjunto habitacional... a COHAB...E, os moradores estão indignados, desaprovam.Não querem os pobres por perto!! Pobre não tem direito algum... O local,para ser mais preciso, seria diante de um complexo arquitetônico da DASLU,(chique no úrtimo),antiga loja de roupas, que foi há anos notícias de jornais,até caso de polícia por ilegalidades em importações de produtos do Exterior, subfaturados...e também sonegados ao fisco!!Acho que “não deu em nada”... Aliás, nada se espanta... “não dar em nada”. Pelo menos os jornais não deram uma linha sequer do que foi apurado do caso que seria uma vergonha nacional. Mas, deixa pra lá...
Será que a COHAB será mesmo construída na Vila Olímpia?
A ocupação dos pobres nesse bairro é só de 52 anos e os aluguéis de algumas casas da favela chegam a 500 reais... Chique, morar,como favelado na Vila Olímpia! Pormenor: Pobre também explora pobre.
Cerca de 215 famílias já foram cadastradas pela Prefeitura,em 2012, para habitar os futuros apartamentos habitacionais,que começam dentro de 3 meses.
As lideranças comunitárias dizem que neste ano o total é de 400 famílias.A demanda aumentou.Vai crescer mais ainda...
Pelo fenômeno urbano ninguém segura isso...é o samba do crioulo do doido.
Na certa.