DA CONSTRUÇÃO DE TEMPLOS HUMANOS

Há, em todos os capítulos do Livro da Lei, o referencial de alguma edificação, de uma construção quer material, quer imaterial.

Ao falarmos da construção de Templos Material, teríamos o entendimento sobre a edificação de templos suntuosos, palácios, edifícios entre outras, onde usamos os mais singelos como também os mais sofisticados materiais, caros, baratos. Contudo, devemos lembramos que, essa edificação sempre começa pelo alicerce, que vai definir a solidez da arte empregada, e assim, segue pelos primeiros tijolos ou similares, porém, sempre sobrepondo materiais sobre materiais, buscando a consistência do conjunto.

A edificação do Templo Humano, é por demais imaterial, sendo singela e gradual como o nascimento do primeiro degrau da escada de Jacó, pois como toda a escada da vida, sempre temos que dar o primeiro passo.

O homem, tem a sua natureza específica, e nesta, estão as faculdades do Intelecto, da Fé, da Consciência. Para desbastar o Neófito, urge a necessidade de amolar as ferramentas, pois no seguir dos caminhos da orientação maçônica, há de se descobrir o introspectivo desse iniciado, para que, junto a ele, comece a desenhar-se à senda da LUZ.

As virtudes do Neófito são apresentadas como os tijolos amontoados em uma construção, sem lógica. Por sua vez, ao adentrar na Fraternidade o profano não sabe do seu potencial, não tem conhecimento das suas faculdades construtivas, do seu ideal futurista, do homem virtuoso que tem dentro de si. Esse homem virtuoso que começa a ser descoberto pelo neófito, é representado como uma biblioteca de conhecimentos, um armazém de material para a edificação do Templo Interior, passando pelas instruções dos Graus da Fraternidade, delineando a vontade da organização desses materiais como se blocos lógicos fossem.

A argamassa necessária à edificação desse Templo Humano, é encontrada dentro das Oficinas, pois em sua essência, transmite os delineadores dos caminhos construtivistas, através das experiências e da sabedoria da Irmandade, num elo edificador do pedestal tríplice formados pelos princípios da IGUALDADE, LIBERDADE e FRATERNIDADE

Salientamos, que, esses materiais são natos do Neófito, não sendo permitido pela própria essência maçônica, o induzimento deste, uma vez que os irmãos são ‘LIVRES e de BONS COSTUMES”.

O Homem Maçom, já nasce Maçom, por que seu Templo interior foi introduzido quando do SOPRO DIVINO, ou seja, do primeiro ato da sua existência.

Risonaldo Costa
Enviado por Risonaldo Costa em 06/06/2015
Código do texto: T5268445
Classificação de conteúdo: seguro