Não Há Donos da Verdade.

Nem sempre o que é verdade, tornar-se-á mentira e nem sempre o que é mentira tornar-se-á verdade. Ninguém é dono da verdade justamente por ela mesma ser mutável em nosso cotidiano. Por mais que você estude, não terá uma verdade em que todos devam parar, culparem-se e seguir o que você quer ter como algo irrefutável.

Agora, a verdade que deriva do bom senso, na maioria das vezes, prevalece o senso comum, mas o próprio senso comum poderá dar contra razões para refutar quem se acha capaz de impôr uma verdade pessoal que tenha de ser universal. Normalmente quem quer filosofar apenas por juízo de valor acaba por não considerar o que pode ser refutável.

Quem garante que você possa estar, o tempo todo, correto? Quem garante que não haverá argumentos mais corretos do que o seu? Sempre haverá! Dizer que não haverá outras verdades é, no mínimo, ser um sofista que precisa impôr verdades antes de buscar o que pode ser refutável; Sócrates jurava de pés juntos de que não seguia a erística sofista, mas o elenkhós. Ele jamais queria impôr verdades ou fazer perguntas apenas por fazer.

Um bom filósofo é aquele que presa pela refutação e não impõe verdades, antes de mais nada. O filósofo bobão sempre argumenta algo do tipo: "Não, porque Nietzsche disse isso", "Não, porque Freud não diz isso ou aquilo". Esse é o filósofo de rabeta ou o cara que precisa desfilar com livros ou com o que ele toma como verdade para si mesmo sem antes consultar os mais experientes. Gente assim não quer aprender, mas se quer aprender acaba ficando no Dogmatismo e passa a não aprender, de fato.

Os piores de todos os pensadores são os que tomam partidos políticos para querer pensar. É o que acha que a atividade filosófica veio depois da Política ou de um cara que nunca passou por uma Universidade de Filosofia e se diz "filósofo" só por ter experiência de vida. A verdade é que não se é filósofo sem diploma, mesmo que não seja bom - muitos se formam em Filosofia mas não sabem o que significa.

A Filosofia não surgiu de um pensador solitário ou de um autodidata. Sócrates frequentou escolas públicas, assim como Platão que fundou a sua Academia - acreditava-se que os pitagóricos foram os primeiros filósofos e que foram os primeiros a fundar uma Academia de Filosofia. Não sei! Para Aristóteles, Tales foi o primeiro filósofo. Para mim, a Filosofia nasceu a partir do século V a.C a partir do nosso novo modelo de pensamento. Mas, nunca nasceu de um pensador solitário, algo bem inerente ao próprio método que Sócrates fazia filosofia (elenkhós).

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 04/09/2015
Código do texto: T5370412
Classificação de conteúdo: seguro