PARIS, A BOITE KISS E MARIANA - MG

Qual a relação entre os mortos em Paris e os na Boite Kiss?

Tudo poderá parecer um equívoco, visto que um massacre aconteceu em um país europeu, de primeiro mundo, enquanto o outro, em um país sul-americano com dificuldades econômicas e de terceiro mundo, ou emergente, é só escolher o termo que mais agrade!

Grosso modo parecem situações completamente diferentes, já que são culturas diferentes, países diferentes, economias diferentes, hábitos diferentes.

Mas então, se tudo é tão diferente, onde está a relação entre um caso e o outro?

Se tudo é tão diferente e distante, onde reside a relação?

A reposta é um tanto quanto complexa e ao mesmo tempo, simples! Se analisarmos as duas situações, em ambas, as vítimas eram na grande maioria pessoas jovens que estavam se divertindo com os amigos ou com seus respectivos pares ou parentes ou até mesmo em meio a desconhecidos. Até aí parece que as peças se encaixam! Não vamos questionar a condição econômica, visto que um caso ocorreu em Paris, a linda e eterna cidade luz, enquanto o outro ocorreu na aconchegante Santa Maria, linda cidade do interior do Rio grande do Sul. Até aí nada demais, apenas locais diferentes! Mas qual é a relação entre estes dois tristes episódios? Em que são paralelos? Em Paris houve um ataque terrorista, já em Santa Maria houve uma série de negligências já comprovadas, inclusive atos de corrupção! Mas, qual é a relação entre estes dois casos?

A resposta é:

A vida humana! Sim, em ambos os casos, foram vidas humanas que foram perdidas sem o direito de defesa! Em ambas as situações, o terror tomou conta daqueles que sobreviveram e dos que não sobreviveram! Em ambas as situações, os fatos ocorridos foram provocados por outros humanos! Qual é a diferença entre matar violentamente ou negligenciando? O terror mata diferentemente da negligência? O resultado é diferente, ou os mortos estão mortos? E os sobreviventes, estão em pé de igualdade ou o sofrimento é diferente?

Por falar em negligência, e os mortos e desabrigados de Mariana – MG? Morreram por serem pobres? Por estarem vivendo em uma região humilde, mas com uma natureza exuberante e uma fauna diversificada? Então qual é a diferença entre morrer de uma forma ou de outra? Analisando a forma como muitos de nossos semelhantes enxergam estes casos, concluí que para muitos existe diferença! Verdade seja dita, não há diferença, apenas porque somos todos humanos! Não há diferença, pois morrer violentamente desta ou daquela forma, em Paris, Santa Maria ou Mariana, dá no mesmo! Porque somos parte de uma sociedade separatista, que não reconhece ser única e separa por classes sociais, endereços, trajes, línguas, etnias, tribos, países, etc. Se não há preocupação alguma de nossa sociedade, que somos nós, cada um de nós, com nossos semelhantes, imaginemos com todo o resto do planeta! Que infelicidade, que tristeza, que amargura sentir que somos parte de uma raça que acredita ser dominante, que pratica atos de violência e que negligência a própria raça!

A relação está na violência e no fato de sermos todos humanos, mas, existem humanos mortos mais importantes ou menos importantes? Existem sobreviventes mais importantes ou menos importantes? Existe algo mais importante que a vida humana?

A raça humana que é formada por cada um de nós, esquece que não é eterna! Não sabemos de onde viemos e para onde iremos e ainda assim, desvalorizamos a vida humana, sem lembrar que um dia, serviremos como alimento aos vermes inferiores!

Geraldo Cossalter
Enviado por Geraldo Cossalter em 16/11/2015
Reeditado em 16/11/2015
Código do texto: T5450522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.