Destruição instituicional do Brasil

A notícia que os policiais legislativos foram presos pela polícia federal é preocupante. Pois isso pode significar um confronto intenso entre poderes. E isso arruinaria de vez o país, não só economicamente, mas politicamente e institucionalmente. Na hipótese menos catastrófica, o legislativo vai articular uma lei que limite a ação do judiciário nos outros poderes.

As notícias de políticos corruptos sendo presos deleita a população – tão cansada dos escândalos de corrupção. O problema é a dissolução da democracia. Esses políticos foram eleitos, representam os eleitores. E só podem ser removidos desse cargo por força de um dispositivo jurídico forjado por representatividade. “Todo poder emana do povo”. No momento que a polícia federal fustiga o legislativo por seus representantes se precaverem de grampos ilegais (ou não) vai além da sua função: “manter a ordem política” e “servir como polícia judiciária da União” (Constituição) . Torna-se um instrumento para o judiciário descontruir outro poder que ele julga ter sido rebaixado devido à corrupção.

Um erro não justifica outro. Corrupção não pode ser desculpa para desmontar uma democracia que o Brasil levou décadas para construir.

Filipe Magalhães
Enviado por Filipe Magalhães em 21/10/2016
Código do texto: T5799044
Classificação de conteúdo: seguro