Dr. FRANCISCO MELLO, (66)996892292, ADVOGADO CRIMINALISTA, BRASIL, CENTRO OESTE, MATO GROSSO, RONDONÓPOLIS. DIREITO PENAL, AMBIENTAL, CIVIL E ADMINISTRATIVO. ARTIGO: INFERNO PREVISÍVEL NAS CADEIAS

Os diálogos entre criminosos, gravados pela Polícia e o Ministério Público são de fazer cair os butiás do bolso como diz o campeiro. Trata-se de encomendas de armas, comercialização de drogas, ordens para assaltar bancos, assassinarem rivais, e transferir valores das transações espúrias.

O Brasil é o maior produtor mundial de suco de laranja, café, carne, frango e soja e açúcar e estar entre os cinco maiores produtores de quase 40 commodities, contudo não é capaz de construir presídios dignos e neles instalar bloqueadores de sinal de celulares.

O governo sabe que este setor está conflagrado, mas por não querer investir no setor age como se fosse o ultimo a saber.

Há três semanas escrevi nesta coluna sobre os mortos no presídio de Manaus e falei o que era previsível: “haverá uma onda de crimes em várias cadeias, já que a coisa vai gerar um efeito dominó”. Não demorou e ocorreram várias mortes no Rio Grande do Norte.

Sem ser profético e já sendo, em Porto Alegre ocorrerá um banho de sangue podem esperar. O Presídio Central está em desarmonia. A população carcerária é quatro vezes maior do que a capacidade do presídio, sem contar que separação entre as falanges criminosas é muito precária.

E pra não dizer que não olhamos nossa querência, se não aumentar o contingente de agentes carcerários e brigadianos, eu aposto uns pilas contra capim Santa Fé, que na Mata Grande também haverá mortandade.

Para argumentar, Nos Estados Unidos não ocorre esse tipo de coisas, apesar de ter mais presos que o Brasil. Lá além dos detentos trabalharem sobre a vigilância da Polícia – aqui polícia não quer ficar em frentes de trabalho abispando presos – as acomodações são limpas, seguras e individualizadas.

Há muito que aprender com os yankes, basta vontade política.

Dr. Francisco Mello dos Santos. Advogado Criminalista. OAB-MT 9550. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. drfranciscomello@terra.com.br (66)996892292.

Dr Francisco Mello
Enviado por Dr Francisco Mello em 21/01/2017
Código do texto: T5888909
Classificação de conteúdo: seguro