Oscares e violências

Toda vez que eu vejo publicamente alguma mulher reclamando de violência sexual e abuso sempre aparece algum indivíduo alegando que "se nada foi provado o cara não é criminoso", pois bem. Nós mulheres que defendemos outras mulheres nessa situação temos sempre algumas coisas em mente sobre as tais "provas" que muita gente insiste em pedir quando isso acontece nós lembramos que:

1. A nossa sociedade é patriarcalista, isso quer dizer que o papel/voz do homem na sociedade sempre se sobrepõem as mulheres. Então quase sempre um homem é visto como mais são, qualificado e verdadeiro.

2. Quando uma mulher reclama da submissão imposta pelos papéis de gênero ela é vista como subversiva, então não aceitar o contato masculino é visto como "mau educado". Assim mulheres educadas não o fazem, mulheres rebeldes e ostensivas sim.

3. A maior parte dos casos de violência sexual não é denunciado e muito menos punido no Brasil e no mundo (vide estatísticas), principalmente porque a grande maioria surge das mãos de familiares ou amigos próximos das vítimas. Logo expor uma violência de tamanha proporção é desestruturar relações tidas como "sagradas", portanto é melhor silenciar as vítimas e preservar as famílias.

4. No Brasil existe uma delegacia especializada para atender mulheres, temos a lei Maria da Penha para proteger as mulheres dentro de suas próprias casas contra a violência doméstica e há também a lei do Feminicídio para punir os homens adequadamente em caso de morte em função de gênero. Tudo isso só existe porque HOMENS em sua grande maioria subjugam suas mães, filhas, namoradas, companheiras e até mesmo completas estranhas APENAS POR SE ACHAREM NO DIREITO de abusar das mesmas.

5. "Devemos separar 'essas coisas' da vida pessoal".

Seguindo essa lógica jamais haveria punição alguma para as atrocidades que assolam a sociedade: Filhos que matam pais, mas são ótimos namorados; pais que matam os filhos mas são ótimos companheiros; traficantes e assassinos que ajudam toda a sua comunidade... e estupradores que são bons amigos. Não se separa um mestre de sua obra e muito menos o monstro da monstruosidade.

6. A justiça é feita por homens, misóginos, machistas, patriarcas... Existem inúmeros casos de violência contra a mulher que foram engavetados ou mal avaliados simplesmente porque a justiça que deveria proteger as vítimas reifica mais senso comum sobre as relações de gênero e as tensões decorrentes delas.

Agora se depois disso você ainda achar que você precisa de provas e processos judiciais pra acreditar que uma mulher sofreu algum tipo de violência, sinto te dizer que não é ao lado da justiça que está mas da perpetuação do ódio sobre as mulheres.

Ruana Castro
Enviado por Ruana Castro em 27/02/2017
Código do texto: T5925778
Classificação de conteúdo: seguro