Sobre "cultura PC" e liberdade de expressão

O politicamente correto é uma ideologia que tem ganhado cada vez mais destaque no dia a dia e que prega a adoção de discursos neutros, evitando o uso de estereótipos ou ideias que demonstrem preconceito contra grupos desfavorecidos pela sociedade ou que são vítimas de discriminação. Coloquialmente tal política recebe o nome de "cultura PC".

O respeito ao próximo é de extrema importância para uma sociedade pacífica e igualitária, nesse sentido defender a mudança de hábitos e comportamentos preconceituosos é algo totalmente positivo. No entanto, muitos dos adeptos ao politicamente correto defendem a censura de ideias e opiniões consideradas por eles como ofensivas, o que fere o direito do próximo de expressar livremente seu modo de agir e ver o mundo.

Ao contrário do que muitos acreditam, defender a liberdade de expressão, mesmo para discursos politicamente incorretos, não significa dizer as que os mesmos não devam ser criticados e problematizados pelos membros da sociedade, muitos menos ser conformista com relação ao racismo, ao machismo, à homofobia e a outros comportamentos prejudiciais a vida de milhões de indivíduos.

Para que preconceitos sejam extinguidos, é preciso haver uma grande mudança na cultura da população, algo só conseguido por meio do debate e da conscientização. Os discursos de ódio não devem ser proibidos, uma vez que qualquer censura, independentemente do conteúdo a ser censurado, fere os princípios de liberdade essenciais para uma sociedade democrática.

Sem Extremismos
Enviado por Sem Extremismos em 14/03/2017
Código do texto: T5941225
Classificação de conteúdo: seguro