Inventário Moral
(Reunião Púbica para Apoio de Famílias de Dependentes Químicos – Poços de Caldas MG)
 
“A graça da vida está nos detalhes de vida que cada um de nós não conseguiu esconder, escapuliu.”
 
Helisâna Rodrigues
 
A reunião de apoio às famílias tem como maior objetivo, elucidar, explicar, ajudar, pais, irmãos, familiares e, até mesmo a sociedade em geral em como auxiliar, tratar, lidar com seus dependentes químicos.
Não obstante de fazerem por vontade própria ou, involuntária sério tratamento, possuem da grande maioria social, preconceito e descaso publico em receber tratamento especializado e digno.
Se existe um fornecedor em cada esquina e um usuário, é obvio que o grande problema esta nas entradas do país...abertas e, de conhecimento do governo, mas isto é outro capítulo.
Famílias chorosas, cansadas, empobrecidas, esgotadas fisíca e piscológicamente por não compreenderem a forma que a “droga de preferência”, entrou em suas vidas fazendo tantos estragos, sem um sabor especial que a justifique, ou a qualifique como maravilhosa.
Na reunião de hoje fora abordado o passo de número 4 de A.A. (Alcoólicos Anônimos), trabalho que sempre friso como maravilhoso e, assim retratado:
“Fizemos minucioso (1) e, destemido (2) inventário moral de nós mesmo.”
Sim, inventário detalhado.
Nele encontraremos os erros e, defeitos em nós cultivados por vezes sem maldade, e, com estes adjetivos seremos capazes de melhorar, auto conhecer e, ajudar nosso próximo, hoje aqui situado como dependente químico e, em tratamento.
A consciência de nossos erros nos faz melhor e, assim mais capacitados a ajudar.
Como proferido belamente pela palestrante, tanto a febre alta, como a polícia são em determinado tempo benéficos aos nossos filhos, explico:
_A polícia à porta, alerta para algo de errado e, é hora de antenar (3) e, a febre mostra que algo no metabolismo esta á clamar por socorro e, dá tempo em socorrer, curar.
Em tudo há dois lados e, assim também é em nosso caráter, mais ou menos somatizados ao positivo ou negativo.
É importantíssimo a cada membro da família coo-dependente se auto conhecer e, possuir alguém, uma equipe/grupo de apoio onde possa ser ajudado, ouvido e, ter compreendido seu inventário moral; em suma, uma troca benéfica de experiências.
Há muito que se escrever e dizer a respeito, mas, hoje fiquemos apenas com o compromisso de nos inventariar moralmente e, não se alarde (4) caso queira se esconder no quarto escuro, fugir do país, sumir por uns tempos, faz parte da natureza humana primeiro negar, porém é mais sábio se encarar no espelho e mudar.
Mudando, mudamos toda uma situação, um contexto, uma história e, uma vida.
 
 
  1. Minucioso: detalhado, bem narrado com detalhes.
    Destemido: valente, corajoso.
    Antenar: sintonizar com atenção.
    Alarde: Neste caso situação de frear.
 
 
 
Helisana Rodrigues
Enviado por Helisana Rodrigues em 08/04/2017
Código do texto: T5964783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.