É JUSTIFICÁVEL SERVIR A UM TIRANO ?

Quando Sêneca se aposentou, escreveu de maneira oblíqua sobre suas próprias experiências:

“O dever de um homem é ser útil a seus semelhantes;

se possível, ser útil para muitos deles;

falhando isso, para ser útil para alguns;

falhando nisso, para ser útil aos seus vizinhos

e, fracassando, para ser útil a si mesmo:

pois, mesmo assim, ele ajuda os outros,

promovendo os interesses gerais da humanidade."

Concordas?

No mundo antigo, (e ainda hoje) a navegação no caos político era um dilema premente.

Os filósofos foram forçados a decidir se participariam, resistiriam ou simplesmente suportariam os governantes políticos de seu tempo.

Sócrates, o espírito livre incorrigível, fora um soldado na Guerra do Peloponeso e um cidadão que viveu na era de "Atenas dos Trinta Tiranos."

Aristóteles, que escreveu obras brilhantes sobre justiça, felicidade e governo, trabalhou para Alexandre, o Grande, um guerreiro assassino.

Ou considere o caso de Sêneca , um homem cuja vida política espelha muito do caos político atual.

Em 49 dC, Sêneca, escritor e filósofo estóico, foi chamado do exílio para ensinar o sucessor do imperador Cláudio, um promissor adolescente chamado Nero.

Como muitas pessoas hoje, Sêneca entrou no serviço público com ideais mitigados por uma compreensão pragmática da realidade da política de seu tempo.

Apenas algumas gerações antes, os estoicos, (diz-se daquele que vive impassível ante a dor e as adversidades; indiferente às vicissitudes da vida), haviam sido ardentes defensores dos ideais republicanos, a exemplo de Catão, o herói de Sêneca, que preferiu morrer estripado em vez de viver sob o poder de Júlio César.

Mas para Sêneca essa resistência era fútil.

Como Emily Wilson, uma tradutora e biógrafa de Sêneca, escreve:

“Cícero esperava poder realmente derrubar César e Marco Antônio.

Sêneca, ao contrário, não tinha esperança de que ele pudesse conseguir qualquer coisa por oposição direta a qualquer um dos imperadores sob os quais ele vivia.

Sua melhor esperança era moderar algumas das piores tendências de Nero e maximizar seu próprio senso de autonomia ”.

Podemos imaginar também que ele viu no inexperiente Nero, (na época apenas um garoto), uma oportunidade para promover seus próprios interesses e influência.

Só o tempo revelaria que fundir seu destino a Nero foi uma decisão demoníaca.

Embora Nero tivesse boas qualidades, ele era obcecado pela fama e tinha uma necessidade infinita de se validar.

Ele também era instável e paranoico, e começou a eliminar seus rivais - inclusive assassinando sua própria mãe.

Impossível Sêneca, seu professor, não estar pessoalmente envolvido nessas decisões.

Pode-se duvidar.

Mas o fato é que ele ajudou a legitimar o regime com sua presença, e lucrou com isso também, tornando-se um dos homens mais ricos de Roma durante seus 13 anos de serviço.

Para os estoicos, contribuir para assuntos públicos era um dever crítico do filósofo.

Sêneca poderia recusar-se a servir porque discordava do imperador?

Ele poderia deixar um Nero demente sem supervisão?

Com o tempo, Sêneca expressou sua conclusão:

Quando "o Estado está tão podre a ponto do mal ter qualquer domínio sobre ele,

o sábio não trabalhará em vão nem desperdiçará sua força em esforços inúteis".

Justificava-se ?

Quando Nero piorou, Sêneca tentou sair.

Juntar-se à administração de Nero foi fácil, mas uma saída não seria.

Nero não podia se dar ao luxo de perder seu conselheiro mais influente, ou permitir a percepção de que alguém tão conhecido quanto Sêneca estava cortando relações com ele.

Sêneca recebeu uma licença sabática ao capricho de Nero - o equivalente moderno de um comunicado de imprensa publicado conjuntamente (como fez Waak e a Globo recentemente).

Sêneca tinha finalmente chegado a experimentar a verdade das palavras do poeta romano Horace, cujo trabalho o influenciara muito:

“Ter um grande homem como amigo parece agradável para aqueles que nunca o experimentaram;

aqueles que têm, temem isso."

Em um sentido mais amplo, a luta de Sêneca repercute em nosso tempo, especialmente na política.

Em um ensaio intitulado “On Leisure”, publicado depois que Sêneca se aposentou, o filósofo escreveu de maneira oblíqua sobre suas próprias experiências:

“O dever de um homem é ser útil a seus semelhantes; se possível, ser útil para muitos deles; falhando isso, para ser útil para alguns; falhando nisso, para ser útil aos seus vizinhos e, fracassando, ser útil para si mesmo: pois, mesmo assim, ele promove os interesses gerais da humanidade. ”

Removido do dia-a-dia da geopolítica de Roma , ele parecia ter um novo reconhecimento por ajudar os poucos.

Sêneca parecia perceber apenas tardiamente que alguém pode contribuir com seus concidadãos de outras maneiras que não através do Estado - por exemplo, escrevendo ou simplesmente sendo um bom homem em casa.

Há certa ironia no fato de que, como indivíduo, as famosas cartas e ensaios que Sêneca escreveu não apenas teriam um impacto maior do que seu trabalho na política, mas também, com o tempo, buscaram justificar suas contribuições para um regime horrível.

Em 65 dC, Sêneca novamente acharia que a filosofia não existia apenas no mundo etéreo.

Os conspiradores começaram a conspirar contra a vida de Nero, e Sêneca, finalmente aceitando que o monstro que ele ajudou a criar precisava ser parado.

O esforço conspiratório fracassou, mas deu a Sêneca uma oportunidade: sua vida até então contradizia muitos de seus próprios ensinamentos, mas agora, quando os guardas de Nero vieram e exigiram sua vida, ele seria corajoso e sábio.

O homem que escrevera muito sobre como aprender a morrer e encarar o fim sem medo confortaria seus amigos, terminaria uma redação que ele estava escrevendo e distribuiria algumas peças acabadas por segurança.

Então, ele cortou as veias, bebeu cicuta e sucumbiu.

Outro político estoico, Thrasea Paetus, que havia escolhido desafiar Nero enquanto Sêneca havia colaborado, ironicamente sobreviveria a Sêneca por um ano.

Suas últimas palavras antes de ser executada a sua sentença de morte foram:

"Nero pode me matar, mas ele não pôde me prejudicar."

A partir desses finais sombrios e da vida complicada mas muito real de Sêneca, não há lições claras.

Poucos servindo ao atual presidente, (o articulista aqui refere-se a Trump; mas poderia estar falando igualmente de Temer), caem na categoria de filósofo, mas ainda assim, membros da administração enfrentam dilemas e o conflito entre poder e princípio.

Em alguns casos, agora como no mundo antigo, as pessoas comuns responderão a essas provações com coragem quase desumana, enquanto em outros casos mostrarão covardia desprezível.

E em outros casos ainda, alguns irão, como fez Sêneca, voltar a si e tentar consertar seus erros antes que seja tarde demais.

Cada qual serve um propósito para aqueles de nós nos bastidores, seja como inspiração ou como um conto preventivo.

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O artigo foi escrito e publicado a semana passada no NY Times, por Ryan Holiday.

Holiday é autor dos livros" Ética Moderna em 77 Argumentos " e

"Filosofia Moderna em 133 Argumentos ".

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Obrigado pela leitura.

Sajob, abril / 2015 + 3