Os Mitos

Os mitos podem ser entendidos como representações de verdades profundas da mente , e as unificações deles em conjunto de acordo com suas origens , formam as diversas mitologias que conhecemos . A consciência humana afirmasse desde sua origem como estrutura do universo . Na antiguidade o mito reina sem rival , pois é um tempo em que o mito não é reconhecido como tal . O mito é uma forma de narrativa . Os mitos apresentam-se como possível explicação ou interpretação da realidade e dos acontecimentos . Para quem vive o mito , ele é a única história verdadeira , proposta numa linguagem acessível a gênese do mundo , das coisas e do homem . O mitos reproduzem e representam a realidade mítica .

O   sobrenatural   está presente na natureza , participando na constituição dos fenômenos vividos ou admirados . O mito entre os clássicos é tido como uma forma inferior ou até mesmo deformada do pensamento intelectual , ou seja , os gregos atribuíram aos mitos , apenas uma verossimilhança com a verdade . Juntamente com esta inferioridade ao mito , em determinados casos , é atribuída uma validade religiosa e moral . Essa atribuição se dá devido a incapacidade de se poder demonstrar claramente a sua validade através do raciocínio abstratos o que no campo da moral e da religião , não são mister provar a sua validade através da racionalidade.

O mito possui vida própria ele não precisa de validação por parte do intelecto , o que não o faz com que ele deixe de ter o seu grau e validade entre os homens , principalmente entre o grupo de pessoas no qual nasceu . O mito desempenha uma função social no qual nasceu ,ou seja , determinado grupo de pessoas unem-se a no mito o principal ponto de união . A função do mito não é , primordialmente , explicar a realidade , mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador . Para o filosofo romeno Mircea Eliade uma das funções do mito é fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas . Todo mito tem um estatuto social e intelectual , todo mito tem a sua linguagem e o seu pensamento próprio .

Percebemos como na sociedade grega omito era um retorno ás origens . Este mérito do retorno nas origens está presente na sociedade européia . Em nome de alguma inovação esta é apresentada e concebida como um retorno ao tempo primordial , como a reforma da igreja católica por exemplo , que iniciou um retorno em torno da bíblia e fez com que a igreja como um todo ambicionasse e vivesse a antiga experiência dos primeiros cristãos . A revolução por exemplo teve como fontes de inspiração as sociedades de Esparta e de Roma , no inicio da modernidade a questão da origem era algo que denotava uma importância e um prestigio fascinantes , pois ao dizer se a origem é nobre , como resultado terse-ia uma sociedade nobre. Como exemplo deste pensamento nobre temos o mito racistas do arianismo o qual foi revalorizado e difundido no ocidente pela Alemanha . Outro exemplo do mito está presente nas estórias em quadrinhos onde homens são personificados como exemplo de força , coragem , bondade e de lutas incansáveis entre o bem e o mal . Forma representativa de uma sociedade que busca a vitória a qualquer preço . As tramas de leituras policiais são envolventes levando o leitor a vivenciar expectativas semelhantes em torno do mito investigativo . Outro grande poder de criação de mitos esta inserido na mídia como a paixão por carros , cervejas e futebol. O mito mais recentes é a crescente população brasileira os celulares. Outro grande mito criado no Brasil é o mito artístico onde a vida parece ter um outro sentido ou realidade , assim como os carros o artistas também é seguido de um culto a sua imagem . O mito não é algo que está preso a história no passado , ele continua dizendo o que é o mundo , o que é homem hoje . O mito continua traduzindo muito o que somos ainda hoje em nosso dia a dia .

Luciano Moska
Enviado por Luciano Moska em 04/12/2018
Código do texto: T6518938
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