SOBRE O ABANDONO

Prólogo

Para mim o ano que se finda foi excelente! Portanto, não tenho queixas. No entanto, o ano de 2019, em geral, NÃO FOI BOM! A maioria dos meus leitores haverá de concordar que houve, neste fatídico ano, desgraças para todos os desgostos e gostos inexplicáveis nos campos político e socioeconômico.

Por isso eu quero me despedir deste ano de 2019 com um texto simples, mas motivacional para minha família, meus leitores, restritos amigos, amigas e afins.

OS MALEFÍCIOS EM 2019

O ano de 2019 foi marcado por protestos em várias partes do mundo, de Hong Kong, na Ásia, à Espanha, na Europa. Na América do Sul, brasileiros qualificados ou não continuam batalhando por um emprego. Há mais de doze milhões de desempregados! E as faturas cobrando os gastos com as despesas básicas e/ou supérfluas continuam sendo entregues.

Na Argentina, em meio a uma turbulenta crise econômica, somente neste ano, a moeda já perdeu metade do valor e as taxas de juros são as mais altas do mundo. Por conta da grave crise econômica a população está sofrendo destrutivas consequências, como o crescimento da inflação, aumento da pobreza, desemprego a níveis altíssimos, fechamento de empresas e até mesmo, saques a supermercados.

Venezuelanos, equatorianos, chilenos, bolivianos e colombianos foram às ruas para protestar contra medidas econômicas e conflitos políticos em seus países também conturbados.

Ah! Na nação mais rica e poderosa do planeta que, vira e mexe declara guerra econômica à China e outras nações não menos poderosas, o presidente Donald Trump e seus partidários republicanos, digladiam-se com os democratas... Enfrentam um rumoroso “impeachment” do destemperado presidente perseguidor dos considerados, por ele, imigrantes e aventureiros.

COMO REAGEM OS GOVERNANTES

Os governos respondem de diferentes maneiras: No Brasil, o presidente Bolsonaro e sua equipe de assessores faz o que pode para alavancar o crescimento do pais, mas enfrenta forte polarização (divergência de atitudes políticas entre extremos ideológicos); na Argentina o governo tenta estabelecer o modelo econômico ideal para ser implantado no país, que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Na Venezuela, alguns opositores foram processados na Justiça; no Chile, há a promessa de uma nova Constituição; no Equador, o governo cedeu aos manifestantes e voltou atrás de medidas impopulares; e na Bolívia, Evo Morales renunciou à presidência.

OPINIÕES DIVERGENTES

“Finalmente este miserável 2019 está acabando. Desde que me entendo por gente foi um dos anos mais complicados que já passei. Desavenças familiares, deslealdades, desonestidades; violências psicológicas; furtos, incompreensões e ingratidões. A viagem que não deu certo, em 2018, causou um trauma que se reflete até hoje.". – (SIC).

"Estou trabalhando, depois de passar mais de um ano tentando arranjar um emprego, mas esse atual trabalho é muito conturbado e com um horário terrível de servidão sem grandeza. Para mim, em 2019 houve mais perdas do que ganhos!” – (SIC). Estas foram as palavras de uma linda e carismática mulher.

Já uma outra pessoa, não menos feminil, porém um pouco mais espontânea com as palavras (vocabulário), disse com os olhos brilhando de prazer e felicidade:

“No geral o ano de 2019 para mim foi ótimo. Viajei para Porto Alegre pela primeira vez, me formei na faculdade, fiquei mais tempo com meus amigos; por orientação de meu advogado Dr. W. comecei a investir em ações e ganhei algum dinheiro extra; conheci um homem maravilhoso que faz amor comigo, por horas sem-fim, como se fosse um coelho (Referia-se à quantidade de vezes por dia. N. do A.), na cama superei alguns tabus e medos (risos). Outras coisas boas aconteceram.”. – (SIC).

CAUSAS E CONSEQUENCIAS

Assim é a vida. Há sempre um outro entendimento, uma visão diferente dos atos e fatos ocorridos. sabemos que a vida humana está emoldurada por escolhas e poderes que definem a qualidade e o alcance da existência e da cidadania.

Tudo depende das escolhas que se faz e, particularmente, da assertividade. Em outras palavras posso escrever sem receio de errar: São as escolhas e as decisões que determinam os acertos ou produzem descompassos quase sempre causadores da solidão.

Não se pode esquecer que a vida é composta por circunstâncias, oportunidades e consequências. Quando alguém da família, ou os supostos amigos e amigas nos abandonam, às vezes, conseguimos com presteza superar a solidão; mas, quando nós mesmos nos abandonamos, a solidão acaba se tornando totalmente incurável.

ACONSELHANDO A (S) INDECISA (S)

Lembre-se que passamos pela vida com a finalidade de evoluir e não de apenas sofrer. Não se abandone! Cuide-se! Continue lutando por um tesouro chamado evolução. Depois dessa conquista tudo acontecerá de forma esplendorosa e perfumosa com a graça divina para quem merece a redenção. Não se satisfaça com migalhas de afeto porque você é linda e muito capaz de ser feliz com o louvor de seu próprio mérito.

CONCLUSÃO

O sentimento de abandono deve ser um dos mais difíceis de ser trabalhado, talvez, em razão disso, muitas pessoas, por esse mundo afora, que não sabem sublimar a autoestima, entram em depressão e não conseguem enxergar que há sempre uma saída honrosa para quaisquer problemas. Mas qual seria essa “porta da esperança” a ser aberta para uma felicidade plena?

Ouso responder sem querer ser o dono da verdade ou sentir a dor alheia. Diga para você mesma, diante de um espelho, olhando seu lindo e esplendoroso reflexo:

“Neste ano de 2019 perdi e ganhei, chorei e fiz chorar. Tive o coração dilacerado uma porção de vezes, mas estou aqui, de pé. Eu sobrevivi porque sou guerreira determinada; tenho uma família organizada que sempre me apoia. Eu soube sublimar meu amor próprio!".

"E essas cicatrizes são só uma forma de fazer com que eu me lembre de que tudo aquilo que não me matou, serviu de aprendizado, fortaleceu–me por dentro tornando-me mais experiente.”.

Depois desse proficiente devaneio você foi à praia e me enviou sua foto com o lindo filho (criança de quatro anos) nos braços e um sorriso arrasador para dizer confiante:

“Se existir vida melhor que essa não conheço.”. – (SIC).

Arremato escrevendo: Sim. É isso mesmo. É assim que se deve pensar sempre! É preciso amar a si mesma para ver seu esplendoroso reflexo no espelho da imaginação. Fazendo isso enxergará a única rosa no universo florido das flores.