Relacionamentos hoje: a necessidade de exercer o amor através das redes sociais

Os tempos hodiernos trouxeram uma nova dinâmica no mundo dos sentimentos: o amor nas redes sociais. Expor o romance entre aqueles que desenvolvem um sentimento, parece ter se tornado uma obrigatoriedade, onde sem esta exposição, o relacionamento parece não existir, e, por vezes, nem se quer importar. Logo, surge uma pergunta: o porquê dessa necessidade.

A resposta pode estar em um mundo marcado por um uso excessivo das redes sociais, onde o mostrar-se é a regra. E neste novo cenário, mostrar-se é o que é válido, torna-se quase que indispensável, e não mais apenas o que se vive realmente. Podemos dizer assim que estamos tornando nossa vida um viver virtual. Já diria Leandro Karnal: nas redes sociais, ninguém mostra infelicidade, ninguém passa por dificuldades, não existem problemas, apenas uma vida "perfeita". Criou-se neste aspecto uma nova necessidade: a de expor a felicidade. Nem que isso exponha ainda mais aquilo que ainda nos resta de privacidade. Poderia até ousar afirmar que coexiste aí uma espécie de imposição social, onde mostrar-se feliz, ou ainda, uma vida perfeita, é o novo padrão que deve ser seguido.

É bem verdade, que nada impede aqueles que assim desejam, expor suas relações nas redes. Nada também impede que esta atitude seja uma mostra de amor, utilizando novas ferramentas. No entanto, o que é interessante é que isto venha a se tornar um pressuposto para um relacionamento, onde este só exista se confirmado pelas redes. Padre, pastores ou juízes já parecem ter perdido espaço nos sonhos dos amantes de outrora.

O que traz algumas perguntas: Será que estamos deixando de viver o real para sobrepor o virtual? Como deve ser o papel das redes sociais em nossas vidas? Tão quanto é necessário de expor minha intimidade para o mundo? O quanto expor minha vida nas redes irá ajudar minha vida real?

Estas perguntas são algo que precisam ser respondidas para cada um em sua particularidade. Principalmente em um momento como o atual, onde parece que as relações passam por um aumento de fragilidade, onde segundo reportagem da Gaúcha ZH publicada em seu site em 09/06/2020, aponta um aumento do pedido de divórcios entre março e maio deste ano em diversos países, no Brasil este percentual chegou a 30% em comparação com o período anterior. Ainda segundo a reportagem, os analistas apontam a convivência mais próxima por conta da quarentena como um dos fatores de maior relevância para a elevação dos números.

Em outra ponta, está a sabedoria popular que já afirmava: “O que as pessoas não sabem, elas não estragam”. Seria coincidência ou uma realidade o ditado? Enfim, o que podemos afirmar é que sem via de dúvidas, as redes sociais são um fator que tem influenciado de forma direta as relações humanas nas mais diferentes frentes.

Fonte da matéria sobre os dados apresentados no texto: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/sexo-e-relacionamento/noticia/2020/06/procura-por-divorcios-aumenta-em-meio-a-pandemia-ckb6z4la50045015nb0kgnjob.html