O INDIVIDUAL E O SOCIAL

O SER INDIVIDUAL E O SOCIAL

O ser humano nasce dentro de um sistema social, isso quer dizer que vivemos "sociedade e nossas vidas afetam mutuamente ".

Como diz Durkheim, quando nascemos já encontrarmos tudo isso, as regras sociais, as instituições sociais, enfim, nascemos e morremos dentro dos padrões sociais.

"Nossos padrões sociais são originados a partir da nossa interação de um para com o outro. " E nessa relação vamos criando nossos conceitos e preconceitos, nossas crenças.

"Todos nós atuamos, ou seja, fazemos coisa, reagimos ao mundo que nos cerca ". Contudo, essas ações são partes do próprio sistema de funcionamento das relações sociais. Porém, o ser humano não é somente um ser social, ele é individual, embora as ações do meio lhe afete ele tem capacidade de tomar decisões que pode reverter seu estado temerário. No entanto, nem sempre isso é possível, vai depender do contexto social e político que são fatores que vão ser adicionados nesse processo histórico individual.

A literatura ajuda entender situações do indivíduo que se encontra inserido no sistema econômico e social. "É o destino, é o destino. Essa constatação o tranquilizou, como acontece com os seres fracos a quem a sorte atira entre as mãos de uma potencia superior, mesmo para sofrer e com o riscos da própria vida(...)" (Livro: Leviata - Julien Green). Aqui o personagem do romance se acomoda com a vida que leva, é uma ficção mostrando o que ocorre com a maioria das pessoas durante suas vidas.

Mas o grande problema é que grande parte da população segue sem questionar os padrões, padrões esses que são limitadores da liberdade individual dos indivíduos. Um exemplo que é bem concreto. De um modo geral somos levados através da socialização que devemos casar e ter filhos. Em uma grande maioria, principalmente as pessoas de menor condição econômica colocam filhos no mundo levando ao sofrimento tantos do pais quanto dos filhos. Essas pessoas não têm uma visão crítica do sistema capitalista que os exploram e que não lhes dao a menor condição de sobrevivência. Mas as crenças religiosas alimentam esses sacrifícios em suas exigências.

inclemente
Enviado por inclemente em 01/02/2021
Código do texto: T7173866
Classificação de conteúdo: seguro