OS DESVALIDOS
OS DESVALIDOS.
Não se discute o caminho sem volta da modernização. É fato. Mas ao mesmo tempo em nome da mesma passa-se por cima das questões sociais, relegando-as ao descaso. Aborda-se aqui o assunto da vlt (Veículo Leve de Transporte) que deu início aos trabalhos no subúrbio em Salvador.
Até então a comunidade suburbana estava utilizando o trem que há 160 anos teve seus serviços prestados nessa localidade. Esse sistema ferroviário era administrado pela CTB ( Companhia de Transporte da Bahia) mas foi sendo sucateado até chegar ao ponto em que o trem ferroviário não estava oferecendo as mínimas condições de segurança, mas mesmo assim resistia aos ferrugens, as goteiras do teto. Ele teve história, várias gerações da quela comunidade se serviram do transporte seja como passageiro simplesmente, seja como transporte dos seus produtos, como os marisqueiros onde pescam na orla da cidade baixa. Nos vagões eram o espaço adequado para colocarem seus mariscos, suas sardinhas em seus vasilhames.
Sucessivos governantes nunca tiveram o interesse de investir na quele sistema de transporte ferroviário no sentido de dá uma melhor qualidade de condições de Transporte aos passageiros.
Só a título de entendermos melhor a importância do trem ferroviário na vida daquelas pessoas, é o estado de carência desses seres que habitam o subúrbio. "Uma pesquisa feita em 2019, pelo Bako, escritório público de Engenharia e Arquitetura da Ufba (Universidade Federal da Bahia) pelo Ministério público estadual e Tec&Mob apontaram que 42%dos usuários do trem ganhavam na época da pesquisa menos que um salário mínimo e estavam abaixo da linha da pobreza ".
"São 6 mil usuários, 13,5 km de trilhos de Paripe e Calçada. Fazia dez estações em bairros do subúrbio ferroviário ".
VLT terá a capacidade de transportar cerca de 15 mil usuários, mas enquanto isso como vai ficar nesses dois anos previstos para o término dos trabalhos da implantação desse novo sistema de transporte essa população carente?
Sem saida estão utilizando o serviço de Transporte convencional, os ônibus, veículos esses em que suas passagens custam 4,20 (quatro reais e vinte centavos). Antes mesmo da desativação do tremferroviário lideres comunitários foram ao Ministério público estadual no sentido de pedirem ajuda, intervenção desse órgão, porém, não obtiveram resposta.
Tem cerca de duas semanas da desativação do trem ferroviário, e esses trabalhadores, marisqueiros estão em situação de abandono, ao utilizarem os ônibus
São discriminados pelo odor causado pelos produtos marinho, os passageiros reclamam do cheiro dos mariscos, das sardinhas. E muitas vezes os ônibus não param.
O Estado faz pouco caso dos que não têm o poder de pressão.