APOSENTADOS DO INSS RGPS E SERVIDORES SOFREM COM GOLPES

Devido a crise nas aposentadorias e graves crise no país os trabalhadores aposentados do RGPS INSS com perdas brutais em seus benefícios ( que são os salário-aposentadorias ) que deveriam ter reajustes e correções atuariais adequadas e justas, chegam a estar até mais de 80% abaixo do valor que deveriam receber, numa situação de justiça e equilíbrio social, financeiro e até humano.

Geniais pensadores dos meios "...financeiro e político..." bolaram uma "brilhante" solução! O chamado nexo financeiro e o endividamento com empréstimos bancários, consignados e até portabilidades ( as chamadas venda de dívidas). Aqui entram em cena os correspondentes de bancos, as operadoras intermediárias entre bancos e clientes, que no Brasil são milhões de idosos e aposentados os preferenciais "alvos comerciais" desta inteligente solução , óbvio e muito boa e garantida para os bancos e financeiras, pois os descontos no INSS são feitos na conta pagamento dos aposentados, ou seja: quando o empréstimo é cobrado há a garantia do banco em receber direto e até antes dos aposentados receberem seus proventos. É bom ressaltar que além dos aposentados do RGPS INSS, os servidores Federais, estaduais e até municipais e até militares no Brasil, também são clientes importantes destas modalidades de empréstimo consignados, o que é ótimo para os bancos com a garantia que recebem suas parcelas, antes Mesmo do titular da conta pagamento receberam seus salários ou soldos. Existem dúvidas com juros superiores a 200 mil reais e não são poucas, é um grande negócio para os banqueiros.

Aqueles que tem necessidade, e elas existem e são reais, até pela crise e arrocho brutal, restam quando estoura o limite de consignados, os cartões de crédito, empréstimo com desconto no banco e hoje tem até a chamada agiotagem de alto nível autorizada que são os boletos emitidos e que não pagos viram processos aos milhões na justiça de cobranças e execussão de velhos e falidos aposentados que já se submetem a tudo. Muitos já perderam carro, casa e alguns até a vontade de viver nesse inferno que governantes e muitos político ignoram no Brasil, por conveniência. Tem aposentado deprimido e doente se sentindo culpados pelo próprio drama e de suas famílias, muitos não recebem mais nem 30% de um salário já minguado com as perdas já citadas, devido a não terem reajustes dignos e necessários. Muitos tem vergonha de falar e até reclamar direitos, pois o sistema e opiniões defendidas por muitos espertalhões, eles os aposentados é que são culpados. Não falam que até grandes empresas com economistas e equipes de alto nível também quebram no Brasil com instabilidades financeiras da economia nacional e global. Aqui a vítima virá culpado, o povo é penalizado e humilhado.

No meio desta situação há uma luta pela aprovação de uma lei a PL 4434/08 que vem sendo segurada a mais de dez anos na Câmara Federal a várias gestões legislativas , talvez pela ação política dos governantes e suas bases , vem retendo isso, enquanto milhões de Aposentados vão morrendo aos poucos e caindo em golpes financeiros cada vez mais inteligentes e que jogam aposentados já com perdas brutais nas margens ou dentro de um cruel rio turbulento de falência, desespero e endividamento crônico.

Vemos parcelas de 8 anos se eternizarem em dúvidas impagáveis que geram transtornos, dor de cabeça, crises e até doenças, suicídios e morte de Pessoas, as vezes já idosas e adoecidas. Os refinanciamentos e portabilidades ou vendas de dívidas eternizam as dúvidas do povo de forma cruel e já vistas como algo tão singelo e normal no Brasil.

Parece fantasia, mas é o que venho chamando de inferno de Dante Aliguiere e Purgatório aqui no Brasil, pois atuei no movimento sindical ferroviário e a mais de dez anos participo e dou apoio a associação AFAPIP-MS filiada a COBAP Nacional e venho vivendo e observando a situação dos aposentados do RGPS INSS e tudo que sofrem.

Recentemente, agora em 2023, vi um jovem deputado federal afirmar no plenário da Câmara Federal o drama e sofrimento dos aposentados, Pensionistas e idosos, sobretudo os que ganhavam e recolhiam valores acima de 2, 4 e até mais de 10 salários mínimos ( referenciais hoje, pois o S.M. pelo valor atual não merece nome SALÁRIO) estão com os arrochos os levando ao mínimo e consequentemente a miséria e até a fome. Disse o deputado Ricardo Silva no Plenário ao lado do jornalista previdenciário Dantunes : "...Os aposentados e idosos sofrem e precisamos através do meu requerimento de Urgência Urgentíssima pautar a PL 4434/08 Senhor Presidente e colegas do Colégio de Líderes..." Este foi o último depoimento que assisti e dramático em plena TV Câmara de Brasília numa imagem da mais importante Câmara Legislativa da República Federativa do Brasil.

Neste contexto até o Presidente nacional da Cobap temendo maís um golpe mortal contra idosos e Aposentados o Sr. Warley tem alertado que os deputados ao pautar e votar essa PL 4434-08 precisam incluir nela um dispositivos legal impedindo que se use a chamada DECADÊNCIA TEMPORAL DE 10 ANOS pois os apelos e até gritos de justiça dentro e fora do Congresso Nacional e Mesmo nos tribunais já se arrasta por maís de 30 anos. Não basta aprovar simplesmente mais uma Lei ou PL, nesse caso é preciso retirar esse argumento de decadência, pois a realidade temporal e o sofrimento dos aposentados é brutal e supera mais de 30 anos gerando miséria, desalento e até mortes de idosos...Que no meio desta situação vem morrendo aos milhões nos últimos Anos, inclusive com mais de 370 mil idosos e Aposentados num prazo de pouco tempo só na Pandemia, sem contar as outras doenças e moléstias que afligem principalmente essa parcela idosa do povo brasileiro diariamente.

Urge uma solução no parlamento, no Governo e é necessário envolver as instituições financeiras do país numa Campanha civilizada e humanitária que impeça os golpes e as enganações , verdadeiras armadilhas financeiras que iludem e enterram aínda maís os aposentados e mesmo trabalhadores e servidores públicos veteranos que tem nas costas bilhões em dívidas e juros que vem lhes tirando a paz, a saúde e até a vida. O crédito precisa ser humanizado e civilizado no Brasil, não esse VALE TUDO Que está aí. Devo ressaltar que um número muito grande de Aposentados do INSS RGPS estão totalmente quebrados e inviabilizado com tudo aquilo que afirmei ao longo deste modesto texto.

Pela votação da PL 4434/08 a qual defendemos, por uma política civilizatória e sem golpes nos aposentados, servidores públicos e trabalhadores e principalmente nos aposentados do RGPS INSS do Brasil. Basta de enganações e golpes financeiros contra o povo no Brasil.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 15/09/2023
Reeditado em 15/09/2023
Código do texto: T7885885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.