ANARQUISMO – Um modelo de sociedade que foi subvertido por poderosos!

ANARQUISMO – Um modelo de sociedade que foi subvertido por poderosos!

Que tal viver em um mundo sem hierarquia e sem leis, sem governos nem papas? No século 19, os anarquistas imaginaram uma sociedade assim. Os indivíduos se encontrariam acima dos Estados, criando e dividindo produtos e benefícios entre si. Não existiriam monopólios, e o conhecimento seria produzido e utilizado de forma coletiva.

Nacionalidades seriam igualadas, inexistiriam fronteiras. As mulheres teriam os mesmos direitos que os homens. “O homem só se emancipa e se liberta através do esforço coletivo de toda a sociedade”, dizia o anarquista Mikhail Bakunin.

E se a sociedade pudesse viver sem os governos? Com essas ideias na cabeça, o povo saiu às ruas de toda a Europa do século 19, se organizando em torno de ideologias com direitos e princípios igualitários, construídos pela própria sociedade e compartilhados em prol do bem comum, sem imposições de Estados e Igrejas....

Salvo algumas experiências efêmeras e, embora o empenho dos que acreditavam numa sociedade compartilhada, o anarquismo nunca virou realidade. Ao contrário! O poder já dominante, de estados, governos e sociedades religiosas e teocráticas, conseguiu subverter o verdadeiro sentido do modelo imaginado e construído pelos anarquistas e adeptos.

A ponto de que, o termo “anarquia”, viesse a se tornar um sinônimo negativo de comportamento!

Para reflexão: Se o sentido do ANARQUISMO foi deformado pelo pelos poderosos como sinônimo negativo (Anarquia), qual a qualificação POSITIVA que você daria hoje para ESTADOS, GOVERNOS, POLÍTICA E RELIGIÃO????

Iri TAMA
Enviado por Iri TAMA em 02/04/2024
Código do texto: T8033078
Classificação de conteúdo: seguro