O Fascínio de Criminosos que Fogem da Cadeia

Este texto não é uma apologia aos criminosos, mas um exercício sobre como a inteligência deles, se direcionada para o bem, poderia ser melhor aproveitada pela sociedade. Muitos deles também foram vítimas das circunstâncias, sem oportunidades de crescer na vida a não ser no crime. Dito isso, por que será que criminosos perigosos exercem fascínio na sociedade, especialmente em algumas mulheres? Muitos recebem correspondência na prisão e começam a namorar com suas admiradoras.

 

Mas eu quero me ater à capacidade dos criminosos de fugirem, o que deve requerer um Q.I elevado. Há diversos filmes que mostram isso, como “Um Sonho de Liberdade”, onde um homem é preso injustamente e, com sua sagacidade, consegue fugir; “Fuga de Alcatraz”, com Clint Eastwood, onde um criminoso consegue escapar de maneira magistral da prisão mais erma e isolada do mundo, inspirado na história real da fuga de Frank Morris; e “Papillon”, que narra as experiências de um prisioneiro e suas múltiplas tentativas de fuga da Ilha do Diabo, na Guiana Francesa.

 

Na vida real, não podia ser diferente. Recentemente, acompanhamos a fuga cinematográfica de um brasileiro preso em uma penitenciária de segurança máxima nos EUA, que, apoiando-se com os pés, conseguiu escalar paredes encostadas uma na outra e fugir, ficando foragido por vários dias até ser recapturado. E mais recentemente, dois prisioneiros da facção Comando Vermelho escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró, criado por Lula, e foram capturados nesta última quinta-feira. Os criminosos ficaram foragidos por 50 dias, sendo necessária uma verdadeira força-tarefa para prendê-los novamente, com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados, além de mais de 600 homens, incluindo a Força Nacional e equipes de elite da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

 

Tudo indica que os criminosos contaram com a corrupção do sistema para poder escapar, e tudo deve ser devidamente apurado. No entanto, a inteligência de um criminoso para fugir de um presídio de segurança máxima deve ser muito elevada, o que gera certo fascínio, mas não exclui o fato de eles serem monstruosos e bárbaros.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 06/04/2024
Reeditado em 06/04/2024
Código do texto: T8036067
Classificação de conteúdo: seguro