COMUNICAÇÃO NO TRABALHO: Um desafio da organização contemporânea

Acreditamos não haver exagero em se afirmar que a comunicação seja a própria essência do relacionamento humano, desde que é através dela que eles trocam suas mensagens e assim afetam reciprocamente suas vidas e a dos outros.

É o passo inicial para o desempenho de toda e qualquer atividade. Portanto, uma empresa simplesmente não poderia funcionar sem ela.

Desse modo, todas as pessoas numa empresa compartilham a responsabilidade pelas comunicações; todas elas originam e recebem informações. É através dela que as a tividades organizacionais são integradas e dirigidas para a realização dos objetivos das instituições.

Em sentido mais amplo, esse processo é fundamental para se promover mudanças comportamentais nos subordinados e outras pessoas na empresa. Podemos afirmar, sem grande margem de equívoco: são vitais para que os sistemas organizacionais funcionem satisfatoriamente.

A comunicação pode ser conceituada sob os mais diversificados aspectos: etimológico, biológico, pedagógico, sociológico, antropoló-

gico, entre outros.

Etimologicamente, segundo Padre Augusto Magner, comunicar significa: participação troca de informações, tornar comum aos outros idéias, volições e estados de espírito; do ponto de vista biológico, a comunicação é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano. A espécie humana p rocura comunicar-se com outros porque necessita de participar ativamente da sua própria evolução biológica; já no aspecto pedagógico: seria uma atividade educativa porque envolve troca de experiências entre pessoas de gerações diferentes. Ë essencial que a educação faça parte de uma comunidade para que os jovens se adaptem à vida social.

Sociologicamente, a comunicação tem o papel de transmitir significados entre pessoas para a sua in tegração na organização social. A comunicação é fundamental para um bom entendimento da sociedade e na construção social do mundo; e, sob a ótica da

Antropologia: a comunicação será analisada como veículo de transmissão de cultura ou como formador da cultura de cada indivíduo. No século XX houve o surgimento da cultura de massa que procurou transformar as formas de convivência do homem moderno. Dentre as teorias da comunicação de massa, temos a Teoria Culturo-

logica desenvolvida por Edgar Morin. Os antropólogos e comunicólo- gos não poderiam estudar o homem nas suas origens sem o desenvol-vimento da comunicação.

Para Ferreira (1988: p.356), a comunicação é o “ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual”.

A comunicação requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal (letras, símbolos, ondas sonoras) por meio de um canal (ar, fios, papel) para um receptor que irá decodificar e interpretar a mensagem.

Seria de fácil constatação de que o processo de comunicação envolve a existência de quatro elementos básicos: um emissor, um receptor, uma mensagem e um canal a ser utilizado.

O emissor deseja enviar uma mensagem a um r eceptor. Para tanto, utiliza-se de símbolos para co dificá-la (por exemplo, escolhe palavras). Após a codificação, o emissor, através de um canal, envia a mensagem.

Ao receber a mensagem, o receptor decodifica-a (por exemplo, lendo a mensagem). Após interpretá-la, o receptor poderá codificá-la e enviar uma resposta à mensagem que foi enviada. É o que se conhece por feedback, ou seja, resposta.

Sobrelevamos que no processo em que ocorre resposta, muitos autores a chamam de “comunicação de mão dupla”, isto é, aquela em que não é só o receptor quem fornece resposta, mas também o emissor é receptivo a essa resposta e responde a ela.

É de concluirmos que não há somente passagem de informação de um elemento para outro, mas sim, o compartilhamento da informação.

A comunicação organizacional

Segundo Golhaber, citado por Kunsch, “a comunicação organizacional é considerada um processo dinâmico por meio dos quais as organizações se relacionam com o meio ambiente e por meio do quais as subpastas da organização se comunicam entre si. Por conseguinte, a comunicação organizacional pode ser vista como um fluxo de mensagens dentro de uma rede de relações interdependen-

tes" (Kunsch, 1977: p.68).

Desse modo os administradores c ontemporâneos devem estar atentos à necessidade de assegurar a participação das pessoas, dos escalões inferiores, na solução dos problemas da empresa e incentivar a franqueza e a confiança entre indivíduos e grupos.

Dentro das organizações, a comunicação se processa em três direções diferentes: 1. De cima para baixo, como o próprio nome já sugere, este tipo de comunicação refere-se ao fluxo de informações que parte dos níveis mais altos para os níveis mais baixos d a hierarquia; 2. De baixo para cima, a informação flui dos níveis mais baixos para os mais altos da hierarquia. Este tipo de comunicação é importante porque os empregados têm a o portunidade de comunicar para cima, isto é, podem expressar seus desejos e frustrações e assim tornarem-se mais estimulados a participar da organização e, obviamente, quando se tem uma comunicação eficaz de baixo para cima, torna-se mais fácil a comunicação de cima para baixo; e, 3. Lateral ou horizontal, aquela que ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto dentro da mesma área ou departamento, quanto pode ocorrer entre pessoas de áreas diferentes. Neste caso, destacamos duas f unções importantes: permite a partilha de informações e ajuda a solucionar conflitos.

A comunicação interpessoal e a comunicação em ambiente virtual

Com o homo sapiens, a várias centenas de milhares de anos, se forjou o primeiro episódio da história da comunicação. Com o homo faber e o homo loquens, aprende a exteriorizar as suas necessidades, as suas idéias, os seus desejos – aprende a exteriorizar-se. Estabelece um sistema de comunicação cada vez mais elaborado a partir do seu próprio corpo. Faz gestos que ganham um sentido cada vez mais preciso, emite sons que tornam, pouco a pouco, códigos significativos.

Diferencia-se dos animais por um sistema de comunicação progressivo e a berto, que pode transmitir-se e enriquecer-se, de geração em geração, enquanto que os animais, fechados e limitados, se perpetuam-se sem modificação notável

A utilização das tecnologias de comunicação, notadamente no fim da década de 80, marcada pelo processo de digitalização da informação, prenunciava mudanças profundas. A noção de rede é o conceito-chave para a sua caracterização em ambiente virtual.

Passando do âmbito técnico para o social, o conceito de virtualidade significa que estamos diante de um universo em que tudo está “ligado”, em que o valor é atribuído pelo estabelecimento de uma conexão, de uma relação.

O adjetivo virtual não deve ser entendido, nesse contexto, como oposição a real, mas como forma de o homem visualizar e manipular informações, interagindo com o mundo.

Assim, há de ser sobrelevado o papel da Internet na comunicação organizacional: oportuniza o rápido acesso às informações; melhora a interação com seus públicos (interno e externo); subsidia gestores em suas decisões e fortalece a imagem institucional.

O tema comunicação é altamente complexo. Muito mais complexo do que a maioria das pessoas pensa. Envolve desde o estudo do comportamento individual até as formas, meios e canais pelos quais são transmitidas as mensagens. Quando as comunicações são ineficazes, os relacionamentos se deteriorizam, os atritos surgem, as incompreensões se proliferam e a má vontade e o mal-estar predominam nos encontros comunicativos.

O que objetivamos com este texto é induzir o leitor a uma reflexão sobre o papel das comunicações como sendo uma das mais importantes funções gerenciais.

Nesse sentido, como demonstra Roseli Figaro, em seu trabalho intitulado Recepção da Comunicação no Mundo do Trabalho: uma única crítica à ação comunicativa: “(...) Pode-se ter idéia da envergadura e complexidade a que o campo da comunicação está chamado a explicar, devido à crescente relevância da comunicação como conceito chave para se compreender as transformações que ocorrem na contemporaneidade... Afirmo, (...) que o mundo do trabalho é mediação fundamental na recepção dos meios de comunicação, afirmo que as relações que acontecem no mundo do trabalho formam o ponto de vista a partir do qual o receptor se relaciona com os sentidos e as representações do mundo. Afirmo como decorrência que a categoria trabalho permanece conceitualmente importante para que se com-

preenda a realidade (...)”.

Não seria a partir do campo da comunicação que se buscaria compreender o que se passa no mundo do trabalho?

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Música: Pétala (Agência CN)