05 DE JUNHO que dia é esse?! ___Anoversário do Seu Ambiente!!!

05 DE JUNHO que dia é esse?!

___Anoversário do Seu Ambiente!!!

Poet ha, Abilio Machado

Dia do Seu Ambiente, uma das figuras mais conhecidas por todos nós, é ele já tem certa idade, na sua infância aceitou sobre si todos os animais em sua guarda sobre suas costas e entre eles tinha um animalzinho que sempre se achou superior, um serzinho egoísta chamado homem.

As plantas que tanto ajudavam a restauração de vida do Seu Ambiente aos poucos são aniquiladas por que o tal homenzinho tem DNA igual aos cupins, roem e corroem o que lhes aparece à frente...

Alguns animais Seu Ambiente nem mais viu, sente muita saudade, pois este ser chamado homem sem planejar extorquiu, fez sumir, extinguiu...

O ar que sempre era renovado pelas florestas a cada dia vem ficando de cor e carregado de produtos que os produtos facilitadores da vida deste homem é arremessado ao vento, sem cuido, sem trato, sem humanidade...

O solo que antes até foi escrito que nesta terra tudo dá, agora áreas não se podem fazer mais nada, ficou areia ou cratera, assolando os rios e suas nascentes...

O sol se aproxima dando mais calor, pois ele quer ver de perto o seu amigo que começa a envelhecer, coisa que não acontecia a muitos trilhões de anos...

Agora teimam em chamá-lo de meio, e ele é completo, o Seu Ambiente é a natureza em toda a sua complexidade, ela é a soma de todos os elementos conhecidos e que formam a vida e outros mais que permanecem desconhecidos aos desbravadores da ciência e em saber que tais desbravadores tiveram e têm um papel fundamental na preservação ou não da vida do Seu Ambiente.

A questão ambiental padece hoje de um mal que foi causado, ironicamente pelo abuso de poder de mobilização que os ideais ambientalistas ganharam, ao serem reconhecidos e assuntados pela mídia, usados e abusados pela mídia.

Quem não há de se emocionar com o filhote de onça pintada sendo amamentado? Quem não reconhece a importância de alguns projetos que ajudam a preservação de áreas e de animais, tartarugas, araras ou mico-leão? Essas imagens foram massificadas pela televisão, uma imagem conservacionista importante, mas não prioritária, como a do urso branco que causou polêmica sobre seu abandono e seu sacrifício, quantos seres humanos não estão abandonados à própria sorte?! Todos os dias!!!

Algumas vezes vemos a questão global manipular a opinião internacional, por exemplo, sobre a camada de ozônio, aquecimento global, onde sua maior conseqüência são as indústrias. Em Kioto tentou estabelecer algumas diretrizes de compromissos para se melhorar as taxas de emissão de gases e o que mudou desde aquela data? São pouco mais de dez anos, quais foram as mudanças reais?

O Seu Ambiente não é específico em sua área, é um corpo todo interligado e que deve tratar de toda a sua saúde e não com pequenos detalhes que não ajudam ao bem estar deste nosso senhor.

Os fatores do todo são conectados, um não existe sem o outro e passos á destruição vão a largas jardas, a saúde abalada com o agrotóxico usado nas lavouras, a química inclusa na poluição, a redução dos animais e plantas que coexistiam com a humanidade. Os grandes exemplos que temos: a evolução das catástrofes, maremotos, terremotos, furacões, tornados e enchentes, alguns casos em lugares que seriam impensados no passado e hoje tornam-se normais.

O El nino sendo acusado sendo ele provocado pelo aquecimento global ou sendo cíclico com sua existência a muito, ele cresceu e tem interferido e causando conseqüências históricas por associar-se a problemas ambientais contemporâneos.

Hoje não se pode falar em Seu Ambiente sem falar em saúde pública, sem falar de ação política, sem falar de educação e com todas as letras... Pois vemos pessoas ainda jogando lixo nas ruas, pela janela dos carros e ônibus, nos pequenos matões de mata próximo aos bairros mesmo que haja coleta. Hoje o homem precisa saber que qualquer ação que manifeste vai repercutir na natureza seja ela em forma individual ou coletiva.

O homem precisa aprender que aquela desculpa de que “ é só um papelzinho não vai afetar em nada” pode criar tragédias e para este dia 05 eu lhe proponho um teste durante a semana, pegue um dos espaços que você tem na sua casa e toda vez que você entrar neste ambiente jogue nele um papel, uma sacola, um embrulho, uma lata, um saco de lixo (não estranhem já presenciei trabalhadores saírem de casa com sacos de lixo preto e no caminho ao trabalho jogarem o mesmo nos remansos e próximos a galerias pluviais). No final da semana verá o quanto de lixo acumulou naquele espaço, e verá que só foram os moradores de sua casa, imagina se cada cidadão pensar da mesma maneira o que será de nosso Seu Ambiente?!

Seu Ambiente deve fazer parte do contexto escolar, pois ele é educacional, é social e é político, ”a saber que um bilhão de pessoas no planeta ainda não têm acesso à água potável. Ao longo da década de 90, no entanto, quase o mesmo número teve tal acesso tanto a água quanto ao saneamento básico. A água e o saneamento são dois fatores ambientais básicos para a qualidade de vida humana. Junto com as florestas, as fontes energéticas, o ar e a biodiversidade, compõem um grande leque de recursos naturais de que dispomos e de cuja proteção dependemos nós e todas as demais formas de vida do planeta. Sem a adoção de políticas e programas ambientais, nada se conserva em grande escala, assim como sem a posse segura de suas terras e habitações, poucos se dedicarão à conquista de condições mais limpas e sadias para seu próprio estorno”(orbis).

Note-se que o Seu Ambiente quer ter a sustentabilidade garantida por ações políticas corretas, por uma infra-estrutura segura, que esse homenzinho cruel que o destrói aprenda a respeitá-lo e assim todos tenham mais qualidade de vida por longos e longos anos.

“Preservar é amar a Deus sobre todas as criaturas”.