"BANQUETE JOGADO NO LIXO"

Parabéns à Folha de São Paulo pela publicação do “Banquete jogado no lixo”, no Caderno Vitrine de 31/05/2008.

Bastante conscientizador!

Sou Psiquiatra há 39 anos e Consultor de Relações Humanas há 30 anos. Esta consultoria abrange empresas, grupamentos humanos de qualquer espécie, como escolas, entidades de classe, religiões, clube da terceira idade, etc. e visa restituir o diálogo, a produtividade, a criação de um ambiente agradável, com utilidade na comunicação de idéias úteis, preventivas.

Dentro da consultoria monitoro os mais diversos cursos e em particular quero me referir ao de “Brainstorming” – Pensamento Criativo.

Em uma das vezes que eu monitorava o curso para um grupo de donas de casa, após a explanação teórica-prática, uma senhora de seus 55 anos me desafiou: _ Se funciona tão bem como o senhor demonstrou, gostaria de propor um desafio ao grupo: Como será que conseguiríamos uma economia de pelo menos 15% em alimentação, nos dias de hoje (naquela época a inflação era bem maior que hoje)?

O grupo foi fundo e usando da liberdade do “Brainstorm” (sessão do “Brainstorming”) divertiu-se e empolgou bastante com as propostas apresentadas, que iam se afunilando para uma compactação das idéias válidas, como comprar o que está na safra, fazer compras racionais, procurar não comprar coisas do tipo “quebra-galhos”, até que num gesto intuitivo, todos acertaram o alvo, com uma palavra chave, sintetizadora: CARDÁPIO.

Com um cardápio dinâmico, votado por todos, se comeria tudo que a família gosta, modificado conforme a necessidade de economia, com pratos nutritivos, usando a pirâmide alimentar, com compras que nos lembram o “Método Kanban” (Just in Time), ou seja, conforme a solicitação do cardápio.

O retorno veio nos meses seguintes, com as participantes me comunicando economia de até 20%, demonstrando o desperdício que as pessoas fazem.

Temos divulgado esta idéia pelas rádios, TVs que participamos, incluindo subsidiárias da Rede Globo e por artigos em jornais.

Achei que devia completar a reportagem, cheia de idéias maravilhosas com esta revelação óbvia, mas que poucos usam, desperdiçando dinheiro, que hoje anda escasso.

Parabéns à Vitrine, mais uma vez.

__________________________

Márcio Funghi de Salles Barbosa

pergunteaodoutor@drmarcioconsigo.com

www.drmarcioconsigo.com