Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Voluntário?

Nos últimos dias tenho refletiod bastante sobre uma questão muito presente em nossa sociedade atual: o trabalho voluntário.
Incrivelmente, em um mundo cada vez mais considerado cruel, injusto e egoísta se vê um número significativo de pessoas que fazem esse tipo de "trabalho". Entretanto, o mais interessante é que a camada social que participa desse movimento é a classe abastada, a elite, a tropa dos emergentes. E é essa constatação que me leva a concluir que esse voluntariado não passa, digamos, de uma expiação de pecados.
Por exemplo: uma mãe de um jovem estudante de faculdade particular viciado, esposa de um empresário sonegador de impostos. Não tendo muito o que fazer durante seus dias à beira-mar, resolve diminuir sua culpa (pois sim, ela tem culpa!) ajudando uma ONG (que aliás, as ONGs se tornaram um esquema de máfia branca) no morro do Vidigal. Pronto!
É assim que funciona a mente de muitos voluntariados. Diminuem a culpa de serem beneficiados por um sistema social excludente e seletivo ajudando alguns favelados a trocar as fraldas de seus filhos ou a comprar um caderno para as pobres criancinhas estudarem.
Além de esbanjar dinheiro, nossa elite é assim, transborda hipocrisia...
Pedro Willmersdorf
Enviado por Pedro Willmersdorf em 21/01/2006
Código do texto: T101845
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Pedro Willmersdorf
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 28 anos
5 textos (305 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 20:08)