Vagalumes João Pessoa 

                                    
Uma Prova Coletiva de Amor

Um belo e abençoado dia, eu chego na Comunidade Literatura de Cordel e encontro um pedido muito interessante: um jovem chamado Walter Júnior pedia aos poetas para fazerem estrofes de Cordel para um grupo chamado “Vagalumes - João Pessoa”.

O que me chamou a atenção, no primeiro momento, foi a idade dele. Dezessete anos, no máximo, pela foto. Fiz contato, procurando me informar mais sobre o Grupo, para tentar ajudá-los. Foi aí que eu me maravilhei!

Informou-me o Walter – e depois outros jovens – que o "Movimento Vagalumes” não existe só em João Pessoa, na Paraíba . O Movimento é nacional. Existem ramificações – núcleos – em muitas cidades do Brasil. E que eles se dedicam a levar alegria a hospitais, asilos, creches, instituições filantrópicas e escolas carentes.

E que eles fazem isso através da Arte!...

Eles são cantores, palhaços, malabaristas, atores, dançarinos, contadores de histórias, poetas, músicos... são de tudo um pouco. E não cobram – nem querem – absolutamente nada por suas apresentações, que eles chamam de “Atos”. São pura e simplesmente "Atos de Amor"!...

Eles querem apenas ter o prazer de servir, de aprender cada dia mais sobre as diversas artes que praticam, e de estarem juntos.

Eles não são ligados a nenhuma religião, a nenhuma facção política, a nenhuma instituição governamental, a nenhuma ONG. Eles são... eles, simplesmente. Os Vagalumes!

Os Vagalumes fazem freqüentes visitas aos locais acima citados e passam tardes inteiras entre crianças carentes, entre enfermos, entre idosos, levando a eles o melhor de todos os remédios; a fraternidade, temperada com muita, muita alegria. 

Esaiam e apresentam esquetes - pequenas peças de teatro -, fazem shows de malabáris, números de dança, compõem, tocam e cantam canções, sempre com as caras pintadas - estilo palhaço - o que torna mais alegre qualquer ambiente.

Crianças enfermas esquecem as dores e as agulhas de injeção. Famílias carentes esquecem a fome e a necessidade. Idosos, antes tristes, esquecem seus reumatismos e artrites e todos, juntos e felizes, mesmo que por um momento, "caem no forró" com os Vagalumes! Tem coisa mais bonita?...

Mas... quem os apóia? Quem os mantém? Quem possibilita que tal trabalho seja feito e tenha continuidade?

Abaixo de Deus, são eles mesmos e seus pais, além de amigos que eles fazem, mundo afora, através da Internet, pelo MSN e Orkut. 

Mas eu acredito que a força maior que os une e que os mantém vivos e atuantes seja a Força do Amor. Eles se gostam. Eles gostam do que fazem. Eles estão felizes em servir. E, quem faz o que gosta, quem é feliz de verdade - as estatísticas comprovam -  precisa de muito pouco  para seguir em frente. 

A Sabedoria Popular expressa esta verdade numa máxima já bastante conhecida: “A união faz a força”. 

Ensinou-nos Jesus: "Bem-aventurados sois, pois eu estava nu e me vestistes. Eu estava com sede e me destes de beber. Eu estava faminto e me destes de comer. Eu estava enfermo e me visitastes."

Sem pregar religião, sem, talvez, nem mesmo conhecer essas palavras do Mestre Jesus, os Vagalumes fazem tudo isso! E é isso o que realmente importa!

Mesmo porque, o Mestre também ensinou: "Agora, que sabeis de todas essas coisas, felizes sereis se as praticardes."

Os Vagalumes praticam!...

Quem quiser entrar em contato com eles é só acessar – no Orkut – a Comunidade “Eu apóio os Vagalumes – J P". Existem outras, muitas outras, de várias cidades. Pesquisando em uma, você encontra todas.

Eles não querem nada de material. Querem apenas o nosso incentivo, o nosso apoio, para que tenham mais motivos ainda de seguir em frente. Convido, pois, a todos, sem exceção, para visitar e apoiar os Vagalumes.

É claro que  os poetas da Comunidade se esmeraram em criar estrofes de Cordel para eles. Até eu fiz algumas:

Vagalumes - João Pessoa

Viajando pela vida,
Antenados, a buscar,
Gostamos de encontrar
Alguém que queira guarida!
Liberamos a medida,
Unindo amor e alegria!
Muita paz, muita harmonia,
Espalhamos, dia a dia,
Sarando qualquer ferida!

Juntamos forças, na lida,
Onde impera o sofrimento,
Amando cada momento,
Ouvindo a gente sofrida!

Pois a paz, tão pretendida
Está no simples doar
Sorrisos, abraços fortes,
Sincero compartilhar!
Onde a mão for estendida
Ali nós vamos estar!...

Que Deus continue a proteger e a iluminar esses jovens – ele são muitos! – porque num país em que pobreza é sinônimo de preconceito, abandono e trevas, a luz – mesmo a luzinha de um único vagalume – é mais do que importante: é fundamental! 

Endereço na Comunidade “Eu Apóio os Vagalumes-J P”: 

(Orkut)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48553990
 

Avante, Vagalumes! O Amor precisa de vocês! 

                     

Com carinho e respeito,