A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É A FELICIDADE

Acredito que a liberdade de expressão é a maior riqueza e felicidade dos escritores e de todas as pessoas que militam na arte: teatro, música, escultura, artes plásticas, cinema, artesanato e a moderna expressão dos artistas que utilizam da robótica e informática em suas manifestações artísticas.

Ao ler as declarações e ver entrevistas de escritores, cineastas e artistas consagrados brasileiros e mesmo estrangeiros que foram obrigados a mudar seus textos, filmes, roteiros, letras de música para atender as proibições e cortes estatais, a famigerada censura previa, muitos não aceitavam e acabaram mortos ou exilados, pelo crime de desejarem expressar as suas verdades e o seu pensamento, eu sempre fico indignado ao pensar que fomos impedidos de conhecer muitas verdade em nossa juventude, muitas mediocridades e atraso político que ainda persistem, são frutos dessa ignorância construída a fórceps, Vivemos ai o auge da mentira e da hipocrisia cultural!

Os formadores de opinião, os escritores e outros agentes que contribuem na formação da memórea nacional e também os pensadores, tem, é claro, a obrigação de serem coerentes, de não utilizarem seus mecanismos de difusão e construção cultural para deturpar a imagem nem de pessoas e nem de períodos históricos importantes, os textos escritos em livros, sites, jornais e outras formas de informação devem antes de tudo expressar a honestidade intelectual e se esforçar a cada dia para aperfeiçoar a forma de expressão e buscar também se aproximar do cidadão comum.

A leitura constante, a pesquisa e a observação da realidade cotidiana são fundamentais para que os nossos textos tenham utilidade intelectual e pratica, pois um amontoado de palavras difíceis e sem significação expressiva só servem a vaidade de pseudo-intelectuais que buscam mais badalação de “solcialytes” ou flerte midiático pueril do que a construção de idéias e expressão artística.

A mesma preocupação que temos com as decisões de juízes em nossos tribunais, devemos ter com a expressão escrita e todas as formas de manifestação artístico-cultural de nossa nação, pois elas forjam no cotidiano a base cultural e a fundamenta “... Uma grande nação se faz de homens e livros...”.

Queira Deus, que a escrita e o saber humano tenham um dia a mesma democratização da descoberta do fogo. Viva a liberdade de expressão...

Manoel Vitório

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 14/06/2008
Reeditado em 14/06/2008
Código do texto: T1033771