EIXO ANHANGUERA

EIXO ANHAGUERA GOIANIA

Estava eu em minha viagem noturna de volta a minha casinha simples na periferia. Sentado lendo meu jornal. Ônibus lotado de trababalhadores, Estudantes, crianças. Muitos sobrecarregados de um dia tenso de trabalho ou mesmo a procura dele. E de estudos.

A viagem estava indo bem quando, escuto algumas palmas. Um jovem aparentando ter mais ou menos 28 anos, Dizia que se chamava Marcelo. Suas palmas ativam a atenção de todos e os olhares se direcionavam a ele. Com sua voz alta e falando muito bem. Seu discuso e seu tom de voz fez com que todas as pessoas lhe dirigisse a atenção, inclusive eu que parei minha leitura para também dar atenção a aquele jovem. Ele dizia;

“- Meu nome é Marcelo, sou do sistema prisional do estado. Sou mais um reeducando. Tem oito meses que estou solto, ta ligado. Tipo assim tava fazendo coisa errada e o governador me pegou e me coloucou la pra pagar meu erro. Eles estavam certo em me colocar lá. Paguei pelo meu erro e não vou voltar a fazer isso mas tipo assim não to aqui pra roubar de ninguém não. Pedir é melhor que roubar… ”

As pessoas presente naquele onibus, algumas fiacaram assustadas com um homem que se dizia ex-presidiario. Outras se impresionaram com a tal historia. Alguns até pensaram que justiça é essa que coloca um ‘bandido’ desse nas ruas, este deveria estar preso. Em meios a pensamentos e conclusões de mentes formadas e mentes se formando la estava um jovem brasileiro fazendo seu discurso no interior de um ônibus que corta a capital de um lado ao outro e sua fala continuava…

“ - eu estou aqua pra lhe pedir sua colaboração, pois minha ‘quebradera de prato ta la em casa cuidando do meu muleque e eu estou aqui para, pedir a sua colaboração. Se você puder colaborar comigo com apenas cincos centavos, não estou pedindo mais que isso, apenas cincos centavos. Se você colaborar comigo que o senhor Jesus te abençoe, caso você não colaborar comigo Jesus te abençoe também. Muito obrigado a todos vão com Deus aos seus lares. Vamo comecar daqui ra frente …”

A venida seguia e o eixo seguia era uma noite fria. E dentro de um metrobus um homem recolhia seus centavos em meio a pessoas assustadas, com um ‘presidiário’ que no pensamento de alguns deveria esta preso. Em outros pensamentos poderia estar voltando de um trabalho ou de uma Universidade. O veículo longo fez com que permanecesse por um tempo a mais. Na parte inferior cantou uma música talves composta por ele proprio. Música no estilo Hip Hop, de origem das periférica onde expoem os problemas dos bairros, das pessoas que nele vivem, da classe pobre da capital provavelmete onde ele mesmo mora. Talves ele não mora na periferia que eu moro. Mais vive na mesma classe que a minha. Mas as vidas diferentes deveres e obrigações também.

Um problema nacional e também mundial é a educação. Um investimento em educação a medio e longo prazo deve ser implantado. Com a educação as pessoas transformam sua mentes, com este investimento teremos a longo prazo uma melhora na qualidade de vida em todos os lugares e setores da sociedade. Inclusive no governo, a corrupção sempre vai existir. Com menos corrupção; haverá menos fome menos desemprego e em alguns anos vamos obter um pais justo e mais humano e com menos "MARCELOS" na humanidade.

by; W.CRUZ

GOIANIA, MANHA DE TERCA FEIRA, 17 DE JUNHO, DE 2008

CRUZ WELLINGTON
Enviado por CRUZ WELLINGTON em 17/06/2008
Código do texto: T1038279
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.