Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OS NOVOS RUMOS DO JORNALISMO POLICIAL E INVESTIGATIVO

Se num passado recente a prática do jornalismo policial e investigativo tinha o respaldo das empresas de comunicação, o quadro atual não é dos mais promissores. A redução do número de funcionários, a conseqüente falta de tempo para apuração dos fatos, a organização de grupos criminosos, que impossibilita a ação dos jornalistas além de expô-los ao perigo e, principalmente, a difícil situação financeira que as empresas atravessam, são alguns dos fatores que contribuem para o declínio nas investigações.
 
Mas, apesar dos problemas citados, não compactuo com a opinião dos que afirmam que o jornalismo investigativo no Brasil chegou ao fim. A partir do momento em que o jornalista está nas ruas para cobrir uma grande matéria ou um simples caso de rotina policial, o assunto tende, na maioria das vezes, a revelar precedentes e desdobramentos. O envolvimento com o caso não deixa de ser uma investigação.

Em entrevista a TV Uniban, Percival de Souza, 61, faz uma análise da prática atual da investigação jornalística. Em seu mais recente livro, Narcoditadura (Labortexto), o jornalista aponta fatos e circunstâncias que envolveram o caso Tim Lopes, não o culpando pela conduta, mas revelando falhas que, se evitadas, poderiam ter dado um novo rumo às investigações. Por fim, ele confessa que sentiu na própria pele as conseqüências da opção pelo gênero investigativo.

Isso remete à questão que divide opiniões e jamais permitirá um consenso: até que ponto vale a pena expor a própria vida em troca de uma reportagem?

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 31/01/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T106414
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621557 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 20:21)
José Donizetti Morbidelli