A GRAÇA É NECESSÁRIA.

A GRAÇA É NECESSÁRIA.

Você vive o dia-a-dia dependente da Graça de Deus? Essa pergunta é respondida pela maioria das pessoas com um “sim” veemente. Mas não se engane a veemência é apenas reflexo da religiosidade presente de maneira profunda. Pessoas vivem como se Deus não existisse, outros ainda que considerem a existência de Deus, e até o reverencie com orações e rezas, mas no fundo depende de si mesma. A independência é tão grande e ao mesmo tempo tão velada, tão escondida que verdadeiros joios aparecem como trigo, de tão grande semelhança, a distinção fica quase impossível. A revelação de independência só fica visível quando a dor chega, quando o mundo de aparência desaba, quando a construção da arrogância é carcomida pela acidez de um coração independente do Altíssimo.

Você já viu uma pessoa que acredita na existência e na imanência, (imanência: qualidade de quem é acessível e presente e se importa com as pessoas, Jesus é chamado de Emanuel, isto é Deus conosco) de Deus e não estão nem aí para o seu pensamento, valores e ensinamentos? Há alguns anos vi uma pessoa que confessava sua fé, mas no momento de viver os valores do Deus que é imanente, que está presente, não quis, pois sua vontade havia de prevalecer. Numa desavença com o esposo disse: “Eu não vou conversar com ele, pois não posso dar o braço a torcer e me rebaixar!” Quando se cultiva os valores da independência de Deus, aquilo que é fraqueza, que é depreciativo, moralmente desconexo com a vontade do Deus Emanuel, é tomado com como virtude e a virtude como fraqueza. Estas nulidades são glorificadas justamente porque não se entende a graça do Deus doador, que sabe perdoar. Não aprendeu as virtudes do Deus que está presente.

A Graça de Deus assiste o ser humano nas fraquezas, no hediondo, na insensatez, nos vícios mais escondidos e sórdidos, que faz pesada a caminhada. Quando caminhar é uma impossibilidade, pois o fardo impede o avanço da vida. Fardo no chão é condição singular para gritar por socorro a Deus. O Deus que está bem perto das pessoas angustiadas. Deus que assiste com empatia a dor e a desesperança, daquele que tem colocado o fardo no chão. Jesus é presente na alegria na dor e principalmente quando a fraqueza colou na pele, como seborréia fixa no couro cabeludo. Ele aproxima com olhar meigo e firme, sente a dor juntamente. Você conhece alguém com a capacidade de sentir a dor alheia? Conheci “Maria”, uma jovem que ao ouvir um problema e a dor de alguém, sentia dor semelhante, essa empatia é própria de Jesus. O escritor da carta aos Hebreus ensina que Jesus é sacerdote, que entende as fraquezas humanas. “Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados (Hb 2.18)”. Jesus sabe e sente o nível das dores de cada pessoa.

Certo dia Jesus recebeu uma notícia muito triste. Seu amigo Lázaro havia morrido e já tinha sido sepultado. A dor do Senhor foi tão grande que ele chorou, ficou enlutado, foi tomado pela comoção porque outros sofriam a perda do irmão. Portanto é possível acessar a graça de Deus e confessar pecados, expor a alma, a dor, o pecado, de maneira clara e sem meias verdades. É necessário confessar: “Deus desisto de ser meu próprio salvador, entrego minha vida a ti, desisto de justificar meu erro e arrogância, sou assim senhor..., minha espiritualidade não é tão boa quando eu imaginava e me enganei por muitos anos... perdão Senhor”.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15). A maior glória do ser humano é saber que existe um local que ele pode ser verdadeiro, abrir sua alma e jogar o pecado sobre Jesus. Jesus é um templo onde cada pessoa pode entrar e receber perdão pela confissão e confessar, assumir erros e pecados, por mais feios e inaceitáveis que seja isso acontece com os fortes, os fortes os imbatíveis são aqueles que expõem seus tumores malignos.

Graça é Deus em forma humana, entendendo e amando pessoas no erro e ajudando-as a superar, sem jamais abandonar.

Que o Eterno nos ajude!

IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”.

Fone socorro espiritual 9222-6690 - Cultos: quarta-feira ás 19h30min; Domingo ás 18h30min – Av. Vasco F. Coutinho 1152, Próximo à Praça do Interlagos l – Linhares – ES. Bem-vindos aos nossos cultos de celebração!