Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA

Cada vez mais a aglomeração urbana, que se deu com maior intensidade a partir dos anos 90 em decorrência do desenvolvimento do capital, tem tornado a vida nas cidades mais difícil, tanto sócio como economicamente. No entanto, a importância de tantos aspectos e monumentos históricos vem despertando a conscientização, não somente da população como dos órgãos de preservação dos patrimônios.

Atualmente, as diferenças sociais são notórias na vida em sociedade. As metrópoles se tornaram centros de comércio e serviços, o tempo precioso demais e é em função dele que os cidadãos ditam suas atividades e consequentemente, regem suas vidas. Há muito tempo as cidades deixaram de ser planejadas, e qualquer tentativa de restabelecer a ordem é uma mera ilusão.

Contudo, nesse ambiente de contrastes, isolamentos e individualismos, a cultura, por meio da valorização de aspectos e monumentos históricos parece ser a única forma de unir a população em torno de um objetivo comum: interação social, de forma que todos preservem as heranças deixadas pelos antepassados. Assim, o papel dos meios de comunicação, como formadores de opinião, é fundamental para a vivência no mundo contemporâneo, pois permitem e garantem a interatividade social.

Valorizar a história deveria ser um dever de cada cidadão. Sem o reconhecimento do passado, não há cultura. E sem cultura, o povo não vive, apenas sobrevive.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 07/02/2006
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T108902
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621506 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 16:16)
José Donizetti Morbidelli