Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS PARA PRESSÃO ALTA ( HIPERTENSÃO ARTERIAL)

                     
                           


                     Pressão Alta, o mesmo que Hipertensão Arterial. Instala-se o quadro de hipertensão arterial segundo os especialistas médicos-cardiologistas, quando a pressão sanguínea nas artérias ultrapassa suas medidas normais, que são 12 a 14 (máximas) e
6,5 a 9 (mínimas). Essa enfermidade geralmente é associada a pessoas idosas, mas ultimamente tem sido diagnostificada em muitos jovens em conseqüência de erros alimentares, do alcoolismo, do tabagismo, obesidade, esforços físicos exagerados, falta de repouso, sedentarismo etc. seus principais sintomas são: dor de cabeça, memória fraca, insônia, sensação de fadiga constante, sumbido nos ouvidos, vertigens, sensação de angústia, falta de apetite, dificuldade em digerir os alimentos, extremidades frias, formigamento nas mãos e pés e, nos casos mais graves hemorragias nasais e até cerebrais, paralisias parciais, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo e uremia. Evite carnes vermelhas, embutidos, gordurosos (frituras, queijos, manteiga, ovos etc.), açúcar refinado, café, chá mate, álcool, massas brancas, laticínios gordurosos, condimentos irritantantes e sal refinado. Adote alimentação natural e simples, composta de verduras, legumes e frutas frescas da época, rica em Alcalinizantes, Fibras, Diuréticos e Depurativos do sangue. A prática de exercícios físicos é muito útil à recuperação do paciente, mas feita apenas após rigorosa avaliação do profissional de medicina (o médico).
                      Como muitos amigos e colegas da ferrovia ficavam em estações de trecho, no meio do mato e distante de Postos Médicos e das cidades, tinham sempre informações preciosas sobre ervas e tratamentos alternativos, afinal a maioria dos medicamentos vem da pesquisa e utilização de plantas e ervas nativas de nossa Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e do Pantanal e a medicina alternativa dos índios, caboclos e cidadãos que vivem na área Rural, muitos doenças foram tratadas e até vidas foram salvas até que as pessoas pudessem ser encaminhadas ao Serviço Médico, nem sempre ao alcance em locais distantes ou isolados.

                                      TRATAMENTOS COM HORTALIÇAS

ALHO: Tomar água de alho. Amassar três dentes de alho e coloca-los de molho em
400 ml de água durante seis horas. Coar e tomar uma xícara de chá a cada três horas.
 . Tomar três cápsulas de óleo de alho ao dia, acompanhando as principais refeições.

BERINJELA: Corta-la em pedaços pequenos e deixa-los de molho durante quatro horas. Tomar cinco xícaras ao dia.

CEBOLA: Suco diluído em água. Tomar três xícaras ao dia
Usa-la nas refeições em forma de saladas cruas.

CHUCHU: Chá das folhas e brotos (trinta gramas para 1 litro de água) Tomar cinco xícaras ao dia.

PEPINO: Suco Puro. Tomar 250 ml, duas vezes ao dia
. Usa-lo nas refeições em forma de saladas cruas.


              Na próxima edição do Boletim Informativo “O Apito”, órgão oficial de informações da AFAPDI estarei abordando os tratamentos para hipertensão arterial ou pressão alta, como popularmente conhecemos, com a utilização de Frutas. Esta pesquisa foi feita no livro Medicina Alternativa de Carlos Nascimento Spthmann, editado pela: edições NATUREZA de Minas Gerais.
              Importante: Não deixe em hipótese alguma de consultar o seu médico cardiologista e fazer os exames e testes determinados por ele, procurando sempre um posto de saúde ou seu convênio para medir a pressão arterial, o atendimento nos postos de saúde é público e direito de todos os cidadãos e cidadãs.


                                                    MANOEL VITÓRIO
                                Ex deputado federal MS – Comissão da Amazônia/ Comissão de Meio Ambiente/ Comissão dos Transportes
                                       
                               
Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 22/07/2008
Reeditado em 23/06/2012
Código do texto: T1091682

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Manoel Vitorio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 57 anos
4149 textos (153606 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/11/14 00:34)
Manoel Vitorio



Rádio Poética