APRENDA A SE ALIMENTAR

COZINHEIRO POR ACASO

Como toda criação ou invenções do gênero humano, essa do Azavoau também foi provocada por uma acaso. Ele e a mulher, ambos idosos e com minguada aposentadoria, não têm condições de pagar “secretaria do lar”. É comum acidente no banheiro com idosos e foi o que ocorreu com a mulher do “cozinheiro por acaso”. Ele, embora não seja do tipo do velho e sim do idoso, assume todos os serviços caseiros “prá homem” e nas horas ociosas ou pelas madrugadas, se dedica, como amador, à nobre profissão de escritor e poeta.

Eis que repente foi obrigado a se passar como “dono de casa” ou “dono do lar”, a ingrata e pesada profissão destinada às mulheres.

Nunca lhe havia passado pela “cabeça” tal condição, todavia, “meteu a mão na obra” e para surpresa geral se viu como um bom e criativo cozinheiro, atraindo para seu lar filhos, filhas e genros, ansiosos para saborear seus pratos de comida caseira. Não gostou do inerente dever de lavar louças e roupas, mas o que fazer? Pelo menos, os visitantes do “restaurante” se propõem a lavar os pratos. O fato é que o Azavoau criou “alma nova” e está cada dia mais feliz.

Possuidor de criatividade, logo descobriu um tipo de alimentação saudável à base de vegetais, legumes e frutas. Nos dias que os Supermercados oferecem tais produtos, ele faz a “feira”, para fazer economia neste tempo ficando “bicudo” pela inflação ameaçadora.

Salsa, coentro, agrião, alface, couve, acelga, brócolis, espinafre, repolho, acelga, chicória, etc. Quiabo, maxixe, inhame, batata doce e inglesa, tomate, pimentão, laranja, goiaba, abacaxi, mamão, melancia. E, quando o preço permite, maçã e pêra. Então reduziu compra de feijão, massas, carnes, ovos, produtos que passaram a ser pouco consumidos, ou seja, pequenas quantidades para “pesar no estômago”. Abre o desjejum com 2 copos de vitamina contendo banana, aveia, gérmen de trigo dissolvida com leite em pó desnatado ou leite de soja.

Todas as verduras e legumes, depois de bem lavadas e desinfetadas com água sanitária (como manda figurino) e depois relevadas, são dissolvidas no liquidificador, com líquido de laranja, goiaba e consumidas como “vitamina”. As demais frutas são complementos diários.

Pode até parecer mais dispendioso, mas é engano. Carnes, queijos, etc. são produtos muito onerosos numa feira. Vegetais, legumes e frutas se aproveitam as safras. O fato é que feira diminui cerca de 20%.

Todavia, surgiu um problema. A conservação das verduras nos 7 dias de sua renovação: Eis a criatividade do “novel cozinheiro”. Passou a proteger do frio do refrigerador (mesmo no depósito próprio) com folhas de papel toalha. Melhorou. Mas, tudo que é bom pode ser melhor. Então ele descobriu que, cobrindo com papel alumínio as verduras, elas se conservaram melhor. Então, uma das filhas que toma a vitamina de vegetais não apareceu para almoçar, o Azavoau colocou o saldo delas em uma vasilha de plástico no refrigerador. Esqueceu dela e cerca de 30 dias depois, ao retirar os produtos para limpeza normal do eletrodoméstico, descobriu que as verduras ainda estavam em perfeitas condições. Eis quando entrou o acaso:

O Azavoau, logo chega que em casa com todas as verduras, lava-as bem em água corrida, corta-as em pedaços pequenos, apara as partes não comestíveis, depois, por 10 horas, coloca-as numa panela grande cheia com 4 litros dágua, acrescida de 2 colheres de sopa de água sanitária, de boa qualidade. Depois as armazena em uma vasilha de plástico adaptável ao depósito próprio do refrigerador, já secas. Elas se conservam por 3 semanas, evitando desperdício. Os legumes são protegidos com papel alumínio no depósito do refrigerador. As frutas cobertas com papel toalha, principalmente as bananas que amadurecem com excelente qualidade. Depois as consomem de acordo com as necessidades.

O fato é que o casal de idosos goza de boa saúde física e mental aos 73 e 83 anos, com aparência de “jovialidade”, não conseguida nos salões de beleza.

Para bons entendedores, o que escrevi é o bastante.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 29/07/2008
Reeditado em 02/08/2008
Código do texto: T1102290