A terra dos deuses

Daqui a menos de três anos, vem o ano 2.000. Dois mil é o ano em que o Brasil completa 500 anos de país descoberto. No dia 21 de abril de 2000, estará completando 500 anos que Pedro Álvares Cabral chegou em nosso território. É interessante lembrar que foi também em 1500 que se falou de Jesus nesta terra pela primeira vez, na primeira missa celebrada aqui pelo Frei Henrique Soares de Coimbra.

O que aconteceu neste país durante esses 500 anos? De que maneira o amor de Jesus foi difundido entre o povo brasileiro desse período? Quais são as atuais expectativas de nossa gente em relação a Deus? Em nossa mensagem de hoje, queremos estar refletindo sobre as preocupações espirituais de nosso povo neste final de século vinte que estamos vivendo.

Não é preciso nenhum mapa para que nós possamos vislumbrar que o Brasil é um país de grande religiosidade. Praticamente todos os brasileiros professam uma religião e, independente da natureza que ela tenha, todos temos liberdade para cultuarmos as nossas crenças. Esse direito está assegurado na atual Constituição Brasileira, onde em seu artigo 5º., inciso VIII, está escrito: "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa..."

Diante dessa liberdade religiosa, o Brasil se tornou em uma verdadeira terra dos deuses. Temos aqui um credo diferente para cada convicção religiosa. Se uma pessoa não concorda com o seu grupo religioso em um ponto qualquer, é muito simples o processo de mudança de um grupo para outro, ou até mesmo para se iniciar um novo grupo. Temos muitas igrejas. Gostaríamos até de saber quantas denominações nós temos. Seria um dado muito interessante para mostrar que o nosso povo tem muita preocupação com o seu destino além-túmulo, depois da morte.

Para onde iremos? Estamos no caminho certo? Esta é a grande dúvida. Num país de tantas religiões como o nosso, ainda predominam as dúvidas. Nosso povo tem mais dúvidas do que certezas. E vive caminhando de um lado para outro, como meninos, agitados por todos os ventos de doutrina. Qual é o caminho certo? Para onde devemos ir neste final de século? Esta é a pergunta que todos fazem repetidamente. E embora muitos já tenham ouvido a resposta que a Bíblia, a Palavra de Deus, dá sobre a mesma e preferiram continuar duvidando, nós vamos repetir essa resposta, esperando que hoje alguém possa dar crédito à resposta e tomar o caminho certo.

Certa vez Jesus Cristo conversava com seus discípulos e dizia-lhes que eles não ficassem tristes; que Ele iria partir para preparar um lugar para os seus discípulos e que depois de preparar esse lugar, Ele voltaria para levá-los para lá, para que onde ele estivesse, também estivessem os seus discípulos. E ele então disse aos seus discípulos que eles sabiam o caminho para onde ele ia. Então um dos discípulos, um que se chamava Tomé respondeu-lhe que eles não sabiam para onde Jesus estava indo; como, pois, poderiam saber o caminho? Então "Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". Esta história está em Jo 14:1-6. Leiâ-mo-la.

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.

3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

O caminho que nos conduz ao Deus verdadeiro, ao Pai, é Jesus. Nós devemos andar em Jesus. Andar em Jesus é andar seguindo as suas instruções. Ele é o nosso guia e protetor. Mas devemos estar seguros de que estamos no caminho certo, ou seja, seguros de que estamos caminhando com Jesus. E nós temos algumas orientações de Jesus que podem nos assegurar se estamos no caminho certo. Em Mt 7:13-14, Jesus diz: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são muitos os que acertam com ela".

O caminho de Jesus é apertado; não é fácil caminhar por ele; é preciso muito esforço e força de vontade. Isso é o Senhor quem diz em Mt 11:12 – "Desde os dias de João Batista até agora o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele".

Não é fácil ser crente. Mas é necessário. Jesus advertiu contra a incredulidade. Em Jo 20:27 ele diz: "Não sejas incrédulo, mas crente". Por isso, prezado amigo, neste dia de esclarecimentos, gostaria de te convidar para que você aceitasse a Jesus como seu Senhor e Salvador e se juntasse a nós, nessa caminhada para os céus, seguindo as pegadas de Jesus Cristo. Que Deus nos abençoe!