Empreendedorismo: Procure o "pagão"!!!

Vivemos em um país cujo sistema escolar - nos vários níveis - se propõe a formar empregados. Num mundo em que a relação capital-trabalho chamada emprego está em extinção. Foi uma característica do século XX, o emprego. Existia pouco antes, existirá cada vez menos depois. Mas precisamos todos sobreviver. E faturar algum, visto que escolhemos (sic) um sistema capitalista de vida. E viva o consumo!

Nos diversos meios de divulgação, nos cursos do Sistema S e até nos programas femininos de televisão surgem formas mágicas de faturar algum. Fazendo bijuterias, bordados, impressão de guardanapos e tantos outros. Compram-se equipamentos, ferramentas e matérias-primas que, no mais das vezes, além de levar os últimos trocados do esperançoso desempregado, viram pequenas lembranças aos parentes ou, simplesmente, lixo. Os cursos, dvd's, os mails e outras formas de contato esquecem de trazer a informação óbvia. Quem vai pagar a conta? Quem será o cliente? Ou, como se diz no mercado financeiro, quem é o "pagão"?

Você, que procura uma renda extra, aprenda primeiro a vender. E a vender o que o "pagão" está disposto a comprar. Podem ser bijuterias, ou tijolos de cimento, ou sei lá o quê. Mas é o que o cliente quer comprar. E é isso que você tem que providenciar. Estude um pouco o caso do Frigorifico Marfrig. Uma "empresinha" de 4 bilhões de reais. Primeiro, achou o cliente. Depois, achou as formas de atender esses clientes. Com lucro. Aprenda com esse exemplo.

O que fazem hoje empresas como a Nike? Trabalham na "inteligência de produto" - desenvolvem um produto que o cliente quer - e gerem a rede de fornecedores. Esses sim, os fabricantes finais dos produtos. Ah sim! E também gerem a distribuição dos produtos. E o conseqüente faturamento. E vivem muito bem.

Fazer bijuterias ou coisa parecida são apenas custos. Torna-se um negócio apenas quando se encontra o "pagão"!

Dedique-se - de corpo e alma - em aprender a vender e a como e onde encontrar o cliente. E o que o cliente quer comprar. Isto posto, deixe que outros fiquem furando os dedos com arames ou tentando evitar que o gato e o filho pequeno comam as lantejoulas.

Procure sempre clientes. Encontre o "pagão". E o sucesso será seu!