A porta da salvação

João 10:9. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

A Bíblia nos relata a história da expulsão do homem do Jardim do Éden, após a sua transgressão das normas estabelecidas por Deus para a convivência mansa e pacífica naquele lugar (Gn 3:22-24). Esse foi um episódio lamentável e cujas conseqüências atingiram não somente aos primeiros pais, mas a todos os seres humanos e, inclusive, o próprio planeta Terra (Rm 5:12; Gn 2:17; 5:5; 5:8; 5:11; 5:14; Rm 5:14; Gn 3:17; Rm 8:20-22). Desde então o homem vem buscando uma forma de redimir-se do seu pecado para, assim, poder viver em paz novamente com Deus. Ou seja, o homem vem buscando salvar-se desse destino inexorável que é a morte.

Relata a Escritura que “está ordenado aos homens morrerem uma vez” antes do juízo (Hb 9:27). Mas relata também que nem todos morreremos, embora todos sejamos transformados (1 Co 15:51). Além do mais, fala-se de duas mortes. E apesar de não ser fácil, é possível escapar ou salvar-se das duas mortes. Isso quer dizer que existe uma porta de salvação para a humanidade condenada a viver no mundo fora do Éden, onde Satanás é o príncipe (Jo 14:30; 16:11). Jesus é essa porta, a qual deve ser buscada com grande interesse por todos (Jo 10:9).

Para encontrar a salvação em Jesus o homem precisa tomar algumas decisões. Em primeiro lugar ele precisa reconhecer o seu estado de perdido, de condenado, de pessoa que precisa ser salva. Jesus foi enfático ao dizer a quem ele viera salvar (Mt 18:11; Lc 19:10; Mt 9:12; Mc 2:17). São os perdidos, os doentes e os pecadores que precisam ser salvos e não os que conhecem o caminho, os sãos e os justos. De forma que somente será salvo aquele que reconhecer inicialmente a sua condição de necessitado (Sl 40:17; 70:5).

Em segundo lugar é preciso que haja o desejo de ser salvo. Deus preparou a salvação para os homens antes da fundação do mundo (Mt 25:34; Ef 1:4), mas ele somente escolheu para serem salvos aqueles que também escolheram a salvação que Ele preparou. A salvação é um casamento perfeito de vontades. Deus escolhe alguém para ser salvo porque esse alguém também escolheu a sua salvação, em detrimento de qualquer outra que pudesse existir na crença humana (Mt 8:19-22; Jo 6:68).

Em terceiro lugar, aquele que deseja ser salvo precisa agir. Em tempo e em fora de tempo deve buscar insistentemente a salvação, a qual, apesar de estar acessível a todos os interessados, demanda um certo esforço e empenho da parte de cada um para alcançá-la (Mt 7:13-14; 11:12; Lc 13:23-24).

Também é preciso ter clareza que Deus não deseja a morte de ninguém. Muito pelo contrário. Ele deseja que todos cheguem ao arrependimento, que se encontrem com o Salvador que ele preparou e que efetivamente sejam salvos (Ez 18:23, 32; 33:11; 2 Pe 3:9). Deus não faz acepção de pessoas (Jó 34:19; At 10:34; Rm 2:11).

Jesus é a porta de salvação para todo aquele que crê (Jo 3:16; 5:24; 12:46; Rm 1:16; Ap 3:20). E o mais importante, segundo a crença dos cristãos, Jesus é a única salvação possível para o mundo (Jo 14:6; At 4:12). É evidente que se pode crer que haja outras formas de salvação. Mas nós somos cristãos e não acreditamos que haja outras formas. Para nós, “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Tm 2:5) e, somente crendo nele, seremos salvos.

Diante disso, temos recebido a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Hoje ele governa nossas vidas e nós somos felizes em andar de acordo com a sua Palavra. Acreditamos no cumprimento de suas promessas. Acreditamos que Ele foi para o Pai, mas que voltará para nos buscar, para nos levar, para que onde ele estiver, nós também estejamos (Jo 14:1-3). E do mesmo modo que entendemos ter sido salvos, desejamos que todas as demais pessoas também o sejam. Por isso pregamos essa salvação. Por isso pregamos os feitos, as ações e as palavras de Jesus. Cremos na Bíblia como a Palavra de Deus. Cremos em Jesus como o Filho de Deus, o Deus Unigênito. Cremos que, crendo nele, seremos salvos da morte eterna, nos tornaremos filhos de Deus e herdaremos juntamente com Jesus toda a riqueza de nosso Pai.

Essa é a nossa pregação. Esperamos que ela seja de algum préstimo para levá-lo ao Salvador ou mesmo para fortalecer as suas convicções sobre o Caminho. Que Deus nos abençoe!

Izaias Resplandes de Sousa é membro da Neo-Testamentária de Poxoréo, MT