Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escolas de Samba do RJ, e Carnaval 2006

Escolas de Samba do RJ, e Carnaval 2006

A noite de 26 de fevereiro abriu um dos maiores espetáculos da Terra: o desfile das escolas de samba mais bem conceituadas no ano anterior, no Estado do Rio de Janeiro. Serão duas noites de expressões talentosas do trabalho criativo, da pesquisa, envolvendo cidades e comunidades do RJ que se dedicam o ano inteiro na elaboração do enredo, fantasias, adereços, escolha do samba, ensaios etc.

Meu destaque este ano vai a Grande Rio, cujo tema é a Amazônia, sua história. Poucos a conhecem, seja como nossa fonte fantástica de riquezas minerais, além da flora e fauna, ou a história da sua formação. Num país que viveu este ano o drama da seca amazônica, além das constantes denúncias do crescente desmatamento provocado por madereiras ilegais, ou queimadas para plantio de soja etc, há que se prestigiar, e muito, o cuidado e interesse da Escola e seu carnavalesco, Roberto Szaniecki, pela exautação da região. Sem dúvida é uma força e tanta no sentido de esclarecer melhor, aos próprio brasileiros, sobre suas riquezas. É como sempre digo aos meus alunos, nada como aprender de forma criativa, no caso, aprender em pleno carnaval. Há muito esperava que a Amazônia fosse exaltada em forma de samba-enredo, e não apenas comentada.

Fiquem com o resumo do enredo nas palavras do próprio carnavalesco:

SINOPSE - CARNAVAL 2006

"AMAZONAS, O ELDORADO É AQUI"

SETORES

ABERTURA - O caminho da ambição o sonho do Eldorado

O ENREDO Para corroborar a lenda do ELDORADO os conquistadores espanhóis acreditavam que um grande número de Incas tinha fugido para o interior quando da invasão do Peru, e que haviam carregado com eles muitos tesouros e fundado um novo grande império chamado de "PAITITI".

Mas com o passar do tempo e os resultados negativos das primeiras expedições, os espanhóis estenderam sua cobiça para além da Cordilheira dos Andes, em direção ao leste, para onde apontavam os novos relatos dos índios peruanos.

A partir disso, inúmeros viajantes, descreveriam a Amazônia e seus habitantes ao londo de diversas expedições em busca do famoso ELDORADO. Os irmãos Pizarro, após liderarem a destruição do império dos Aztecasno México e do império dos Incas no Peru, roubando todo o ouro e toda a prata e matando todos os seus líderes, ficaram impressionados com as lendas a respeito de um certo lugar que chamavam de ELDORADO, um lugar de fabulosas riquezas que ficava às margens de um imenso lago.

Roberto Szaniecki
Carnavalesco - (site da escola) Leia mais, e assista ao desfile.
By Tânia B. (www.contomaisum.blogspot.com)
TB
Enviado por TB em 27/02/2006
Reeditado em 29/10/2008
Código do texto: T116548

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite nome da autora, país, Estado, e e-mail. Também deverá enviar para brazil_dos_livros@hotmail.com - dia e endereço de publicação do texto para consulta da mesma e verificação do conteúdo.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
TB
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
54 textos (45374 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 14:39)
TB