Duas Verdades

Introdução. A vida na cidade apresenta muitos contrates. Dentre esses destaco o da vizinhança. Acho curioso o fato de que, apesar de vivermos tão próximos, a maioria de nós não conhece seus vizinhos, ou quando muito, sabemos uns dos outros apenas algumas poucas informações. Nesse sentido, as confraternizações cumprem um papel social muito relevante, quando nos possibilita uma maior aproximação. Então temos oportunidade de nos apresentar, jogar conversa fora sobre futebol, política, mulheres, homens e tantos outros assuntos do nosso quotidiano. Todavia, a melhor coisa que pode acontecer em um desses momentos é a oportunidade de poder compartilhar como o nosso próximo um pouco do conhecimento sobre a nossa fé. Então, devemos dar graças a Deus por estas oportunidades.

Hoje sou seu vizinho. Então quero me apresentar. Meu nome é Izaias Resplandes. Moro em Poxoréu (MT). Sou professor de Matemática, estudante de Direito, torcedor do Goiás, apaixonado por Lourdes, pai de três filhos e irmão mais velho de Enivaldo, tio de Djeiene. Sou cristão por convicção há catorze anos, congregando na Igreja Neotestamentária de Poxoréu (MT). Nesta oportunidade quero ser o seu próximo e compartilhar contigo um pouco da verdade que tenho aprendido nos últimos anos. Então vejamos.

1. Ser crente. As palavras dizem muito mais do que nós imaginamos. Por exemplo. Quando respondo aos demais dizendo que “sou crente”, as pessoas lêem minha resposta como se eu tivesse dito: “não sou católico”, embora eu não tenha dito isso. Principalmente, porque uma pessoa pode ser católica e também ser crente. Conheço muitas pessoas católicas que são crentes fervorosos.

Ser crente não significa ter uma religião. Há muitos crentes que não têm religião. Também há muitos que têm religião, mas não são crentes. O crente é aquele que deposita a sua fé e a sua esperança em algo ou alguém. Eu sou crente porque acredito na mensagem de Jesus Cristo. Creio que ele é o Filho de Deus que veio ao mundo cumprir a missão de salvar a humanidade, a qual se encontrava perdida e sem direção. Creio que eu estou incluído entre essa humanidade. Creio que Jesus é o Cristo que foi crucificado em meu lugar, por conta dos pecados que eu pratiquei ao longo da minha existência. Creio também que Jesus ressuscitou três dias depois de ser sepultado e que hoje está vivo à destra de Deus, tornando-se, desde então no único mediador entre nós e o nosso Deus, advogando assim os nossos interesses.

Isso é ser crente. Está de acordo com os seguintes textos bíblicos: Mt 1:18-21; Jo 1:14; Tg 1:26-27; Jo 20:30-31; Mt 18:10-11; 1 Tm 1:15; At 2:22-24; Hb 10:12; 1 Tm 2:5; 1 Jo 2:1.

2. Ser salvo. Significa livrar-se da perdição e conseguir entrar no reino de Deus. Todos podem ser crentes e, por conseguinte ser salvos. Essa é a condição para que alguém alcance o benefício da salvação. Jesus, todavia, não é um privilégio de alguns. Ele veio ao mundo para salvar todo aquele que, desejando ser salvo, acreditando que Ele morreu e ressuscitou e que possa salvá-lo, vier a confessá-lo como Senhor e Salvador. A vontade divina é que nenhum daqueles que ele criou se perca, senão que todos cheguem ao conhecimento da salvação e sejam salvos. Deus não tem prazer na morte de ninguém. Todos os que se reconhecerem pecadores, arrependerem-se de seus pecados e aceitarem a Jesus como seu Senhor e Salvador, receberão de Deus a salvação de sua alma. Ao contrário, o descrente, não somente enfrentará a morte física, mas também a morte espiritual, considerada como segunda morte.

Isso é ser salvo, conforme os seguintes fundamentos sagrados: Jo 1:11-12; 3:16; 5:24; Rm 10:9-10; At 3:19; 2 Pe 3:9; Ez 18:32; At 16:30-31; Ap 21:8

Conclusão. Diante dessas duas verdades aqui apresentadas, espero que todos estejam aptos para sintetizá-las de uma forma proveitosa, entregando sua vida espiritual ao encargo e competência de Jesus Cristo. Segundo a Escritura, Ele foi para o céu preparar um lugar para cada um dos seus discípulos. Desejo que nessa oportunidade você faça a sua reserva, garantindo o seu direito a uma dessas moradas. Não retarde a sua decisão, porque Jesus prometeu retornar em breve para nos levar e empossar em uma dessas casas celestiais. Cf. Jo 14:1-3.