Portadores de Necessidades Especiais – conquistas e desafios

São notórias e relevantes as conquistas das pessoas que dispõe de necessidades especiais, mas ainda falta muito a ser conquistado.

O ingresso dessas pessoas nas diversas modalidades esportivas, bem como seu desempenho nas competições, são fatos que registram esses avanços e que repercutem positivamente na vida delas.

O rendimento desses atletas nos jogos paraolímpicos de Pequim, deixando o Brasil numa posição confortável em relação às anteriores, é irrefutavelmente, uma prova de que as pessoas com necessidades especiais dispõem de habilidades e condições físicas que lhes credenciam respeito e oportunidades. Oportunidades estas, que lhes faltam no mercado de trabalho e até mesmo nas atividades sociais.

O preconceito e a intolerância que vitimam esses cidadãos, subestimando-os e negando-lhes a confiança necessária para a execução de uma atividade profissional e/ou excluindo-os do meio social, são reflexos de uma sociedade subdesenvolvida, que ainda não aprendeu diferenciar limitações de impossibilidades.

Rescindir o preconceito e a intolerância é um desafio não apenas dos portadores de deficiência, mas também, de toda sociedade que se propõe a contribuir para o desenvolvimento sócio- econômico do país e que pleiteia viver em mundo mais justo e mais igualitário.

Ivone Alves SOL 28/09/2008