REGIMENTO ESCOLAR . EMEF ORDÁLIA MACHADO - HOMOLOGADO PELO CONSELHO ESCOLAR MUNICIPAL - 2008

OBJETIVOS

DO ESTABELECIMENTO

Oportunizar condições ao aluno, para que possa, a partir de sua realidade e experiência, desenvolver aspectos humanos, psicológicos e sociais.

Motivar o educando a ser um sujeito participativo e responsável na busca e construção de seu conhecimento, pautando seus atos na disciplina item necessário para a constituição de sua autonomia.

Despertar no educando o amor e o respeito à vida, para que assim desenvolva sua auto-estima e valorize seu semelhante.

Cultivar valores morais, éticos e religiosos que promovam a paz e a integração social, atuando em seu meio de maneira responsável e transformadora.

Desenvolver uma educação inclusiva, que nos encaminhe para a reconstrução de uma sociedade mais justa, democrática e fraterna com ações pautadas no compromisso ensinar e aprender com humildade.

Respeitar a experiência do educando, evitando oprimir tendências, aptidões e necessidades, pois estas são o ponto de partida para uma formação sadia.

DOS NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO

→EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças até seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devendo estar embasados nos seguintes princípios:

• o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnica, religiosa etc.

• o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e a estética.

• a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

• O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

A estes princípios cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas na escola.

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.

Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

→ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

O ensino fundamental, com duração mínima de nove anos, obrigatório e gratuito na escola pública terá por objetivo a formação do cidadão, mediante:

• o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos, essenciais ao pleno domínio da leitura, da escrita expressão oral, cálculo, resolução de problemas e conteúdos educativos (conceitos, atitudes, valores), dos quais o ser humano tem necessidade para viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua existência, tomar decisões de forma esclarecida e continuar a aprender.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prestar atendimento a alunos portadores de necessidades especiais, com serviço de apoio especializado visando integrá-lo nas classes comuns de ensino regular conforme estabelece o capítulo V, art. 58,59 da LDB.

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Formar um sujeito que tenha autonomia de construir sua identidade no campo, e discernir o bem e o mal a fim de tomar decisões, escolher onde viver, construindo uma visão positiva do campo exercitando sua cidadania a fim de compreender o mundo em que vivem atuando de maneira responsável e transformadora.

Reconhecendo que campo hoje não é sinônimo de agricultura ou pecuária. Há traços do mundo urbano que passam a ser incorporados no modo de vida rural.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

PLANOS DE ESTUDOS

São produzidos a partir dos pré-requisitos elaborados pelas Equipes Diretivas das Escolas Municipais de São Borja partindo do que foi discutido nas escolas. O professor na sua elaboração baseia-se nos Quatro Pilares da educação. Para o professor a feitura e execução do projeto educativo possibilitam o conhecimento das ações desenvolvidas e a desenvolver de acordo com cada etapa da aprendizagem. Isso supõe um posicionamento político da equipe escolar, para visão do ideal de organização da convivência social de um posicionamento pedagógico a fim de definir as ações educativas.

Fazendo com que o possível e o desejável se tornem realidade.

PLANO DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

A escola possui E. Infantil o nível de pré-escola que contempla alunos à partir de 5 anos, completos até o início do ano letivo. O referencial Curricular Nacional, para a Educação Infantil, apresenta dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo. O primeiro refere-se à Construção da Identidade e Autonomia. O segundo é composto por seis eixos de trabalho, denominados áreas de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. Para que ocorram aprendizagem e desenvolvimento integral do educando, faze-se necessário o desenvolvimento de capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação inter-pessoal e inserção social.

REFERÊNCIA AOS PLANOS DE TRABALHO DOS PROFESSORES

Os Planos de trabalho dos professores são organizados de acordo com a realidade da escola e da comunidade. Os conteúdos sempre trabalhados visando o conhecimento específico e global assim como a formação humana para a vivência em sociedade.

As atividades propostas levam os educandos ao conhecimento, a verdade a solução e principalmente a relação a fatos cotidianos de sua vida.

O trabalho diário sempre atento a fatos recentes adaptando os pré-requisitos e conteúdos teóricos de pesquisas a fatos vividos na atualidade.

Os meios de desenvolvimento dos conteúdos são diversificados e criativos para que o educando realize suas atividades com entusiasmo. Principalmente no desenvolvimento do conteúdo não pode faltar o entusiasmo e a fé que tudo vai dar certo e que tudo pode ser solucionado, melhorado ou amenizado. E cada educando sinta-se um membro importante dentro do contexto mundo e que participe como ser responsável e capaz, o qual pode contribuir no andamento do planeta.

O ano escolar contendo no mínimo 200 dias letivos, estes é anualmente dividido em três trimestres com mais ou menos número de dias letivos.

REGIME ESCOLAR

A escola funciona em regime presencial diurno. Adotando o Regime Escolar Anual , organizando seu currículo de modo que contemple a todos a efetivação do processo ensino-aprendizagem e que toda a atividade escolar possa se adequar com a proposta pedagógica da mesma , considerando as 800 horas e os 200 dias letivos.

REGIME DE MATRÍCULA

CONDIÇÕES PARA O INGRESSO

→Educação Infantil: Ter 5 anos de idade no início do ano letivo.

→Ensino Fundamental: 1º ano ter no mínimo 6 anos de idade até 31/03.

→Alunos Transferidos: Histórico Escolar da escola de origem, certidão de nascimento ou cédula de identidade, notas e dias letivos do ano em curso.

FORMAS DE INGRESSO

→ Alunos Novos: Mediante solicitação de vaga por pai ou responsável.

→ Alunos Transferidos: Apresentar solicitação de vaga para a série em curso, expedido pela escola em que o aluno estava matriculado, levando para a mesma um atestado de vaga.

Sem Comprovação de Escolaridade: Independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada.

CONSTITUIÇÃO DE TURMAS

As turmas serão constituídas da seguinte maneira:

Educação Infantil – atuará 1 professor

1º ao 5º ano – atuará um professor por ano de ensino

6º ao 9º ano – atuará um professor por disciplina,. sendo que a carga horária mínima exigida será de 20 horas semanais para cada professor, podendo estes, dispor de algumas horas para trabalhar na organização e planejamento de atividades proposta aos alunos.

PROCESSO PEDAGÓGICO

METODOLOGIA DE ENSINO

A educação é função primordial da escola, observando os valores morais e éticos, sociais, intelectuais que integram a formação do educando. Sendo assim, a escola deverá proporcionar um ensino de qualidade onde o aluno seja o centro do processo educativo. Para isso, a instituição como um todo, deve oferecer atividades diversificadas, motivando os alunos para a construção do seu conhecimento.

Torna-se necessário que o educador seja um constante inovador, motivador e acima de tudo qualificado para a função, sendo assíduo, responsável, influenciando positivamente seus alunos e proporcionando condições para que se torne um ser crítico, atuante, reflexivo e transformador, buscando seu aperfeiçoamento pessoal.

Para que isto aconteça, a escola propõe-se a resgatar junto à comunidade escolar, os valores essenciais na formação da cidadania. Realizando seu trabalho embasado nas idéias de Paulo Freire, também estando abertas a seguir outras linhas de pensamentos, desde que sejam concomitantes com a filosofia da escola.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação é um processo contínuo, especial e reflexivo, que requer um acompanhamento sério e perseverante na observação do desempenho integral do educando, para ajudá-lo a superar-se e tomar consciência se si mesmo, apreciando a eficácia de seus esforços no trabalho individual e de equipe e tem funções definidas e claras, procurando conduzir todo o educando a apreensão do conhecimento em consonância com os objetivos previamente estabelecidos.

. A avaliação qualitativa será feita através de parecer descritivo do aluno de todos os anos de ensino oferecidos na Escola. Este parecer tem o fim de conscientizar o aluno de suas qualidades, bem como incentivá-lo a melhorar onde for necessário. Tendo como base a Filosofia da Escola.

A avaliação quantitativa dos alunos é realizada diariamente e no decorrer do trimestre através de observação direta e com aplicação de instrumentos variados, com um valor de 100 pontos para cada instrumento.

O número de instrumentos fica a critério de cada professor desde que não sejam inferiores a três, bem como os tipos de recursos a serem aplicados.

A nota mínima para a aprovação no trimestre é 50 pontos, obtido através de média aritmética.

Da Educação Infantil – será observada pelo professor o desenvolvimento geral do aluno nas diferentes áreas do conhecimento através de parecer descritivo.

Do 1º e 2º ano – será observado pelo professor o desenvolvimento geral do aluno nas diferentes áreas do conhecimento e será dado o parecer descritivo.

Do 3º ao 9º ano será feita a avaliação trimestralmente observando a sua divisão, obtendo-se desta forma uma média para cada trimestre.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO

A avaliação qualitativa deve ser registrada sob forma de parecer pelo professor regente após reunião com os demais professores da turma e apresentada no Conselho Escolar e posteriormente registrada no verso do boletim escolar.

Educação Infantil- parecer do professor regente no boletim escolar.

1ºe 2º ano – parecer do professor regente no boletim escolar.

No boletim escolar- de 3º ano ao 9º ano constará à média trimestral dos alunos. De 3º e 4ºº ano média do Ensino Globalizado.

De 5º ano média por área de estudo.

De 6º ao 9º ano média das disciplinas.

EXPRESSÃO DOS RESULTADOS DOS ALUNOS TRANSFERIDOS

Os alunos recebidos por transferência terão as notas da escola anterior mantidas, cabendo a equipe diretiva da escola analisar e comparar especificações contidas nos Quadros Resumos dos Planos de Estudos da Escola de origem e no Histórico Escolar.

Havendo diferenças entre as disciplinas, cabe a equipe diretiva e aos professores promoverem atividades que venham a suprir eventuais lacunas.

A partir do momento que o aluno ingressar na escola os resultados serão expressos pela forma comum a todos os demais alunos.

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

Os estudos de recuperação serão realizados trimestralmente conforme a necessidade de cada educando, envolvendo objetivos que não foram atingidos neste período, somente na parte quantitativa, sendo realizadas atividades de retomada dos conteúdos e aplicação de novos instrumentos avaliativos, possibilitando-lhe um melhor aproveitamento.

.A recuperação trimestral constará de aulas de reforço nos objetivos não atingidos, sendo posteriormente aplicado um novo instrumento avaliativo, documentado através de ata especial assinada pelo educando e o professor no dia da prova.

Nas séries finais procura-se realizar um trabalho voltado para a responsabilidade do aluno no seu aprender pedagógico, proporcionando condições de descobrir e ampliar seus conhecimentos.

Quando o aluno não atingir a média anual em apenas uma disciplina terá direito de forma direta a um novo instrumento avaliativo.

CLASSIFICAÇÃO DO ALUNO

Este educandário adotará como forma de classificação a progressão por ano, sendo que para isto o aluno deverá atingir a nota mínima estabelecida para todas as disciplinas do ano que exata freqüentando.

A Educação infantil terá acesso imediato ao 1º ano, de acordo com a idade cronológica determinada, neste regimento.

O aluno de 3º ao 9º ano será promovido para o ano seguinte se tiver atingido a média anual fixada pela escola.

PROMOÇÃO DO ALUNO

A Escola adota o sistema de progressão por ano, sendo para isto necessário atingir a nota mínima estabelecida em todas as disciplinas do ano que freqüenta.

A Educação Infantil dará acesso imediato ao primeiro ano, de acordo com a idade cronológica determinada neste documento.

No Ensino Fundamental de Nove Anos, o primeiro ano não retém o aluno que após cursá-lo ficará apto a ingressar no segundo ano.

Os alunos de segundo ano serão avaliados por parecer do professor regente da turma, podendo ser promovidos ou não.

Os alunos do terceiro ao nono ano serão promovidos para o ano seguinte se tiver atingido a média anual fixada pela escola.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS CONCLUIDOS COM ÊXITO

O aluno procedente de outra escola que tenha feito estudos que ainda não estejam sendo oferecidos nesta escola terá os mesmos aproveitados.

AVANÇO

A Escola observará a possibilidade de avanço escolar nos cursos e nas séries mediante a verificação do aprendizado por professores e supervisão pedagógica.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

O controle de freqüência será feito através do registro diário no caderno de chamada das faltas e presenças do aluno, sendo que o professor da turma ou disciplina deverá observar e, ao aluno atingir 05 (cinco) faltas consecutivas informar a direção para que sejam tomadas as medidas cabíveis de acordo com a lei vigente.

Ao final do ano letivo cada aluno deverá atingir o percentual de 75% de freqüência às atividades programadas.

ESTUDOS COMPENSATÓRIOS DE INFREQÜÊNCIA

Caso o aluno não atinja o percentual mínimo exigido de freqüência, serão oferecidos estudos compensatórios presenciais em turno e horário pré-estabelecidos pela escola. Essas atividades serão elaboradas pelo professor da turma ou disciplina e aplicados pelo mesmo, ou este não dispondo de horário compete ao supervisor pedagógico. Mesmo obtendo média que o capacite a aprovação o aluno deve prestar estes estudos para atingir o percentual mínimo de freqüência para posteriormente ser aprovado.

DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR

O aluno ao ser transferido recebe da escola o Histórico Escolar com as médias anuais. Caso ocorra transferência no decorrer do ano letivo a escola expede um atestado de transferência do ano em curso com notas, dias letivos e total de faltas e presenças. Os concluintes do Ensino Fundamental recebem anexados ao histórico escolar um certificado de conclusão do curso.

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA

DIREÇÃO

A direção deve ser formada por um educador democrático que dirija os trabalhos escolares considerando a participação de toda a comunidade escolar, orientando os rumos da escola para alcançar seus objetivos, junto aos educadores e educandos.

Compete ao diretor empenhar-se na realização e cumprimento da filosofia e objetivos da escola, atendendo a determinações e orientações de órgãos superiores, de acordo com a legislação vigente, buscando proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, representando o estabelecimento em todos os momentos necessários.O diretor deve coordenar os serviços docentes, discentes e administrativos, adequando funções de acordo com os recursos humanos disponíveis, sendo responsável pela observância do cumprimento das tarefas de cada um.

É responsabilidade do diretor, convocar e presidir reuniões, promover e participar de atividades cívicas, culturais, sociais e desportivas. Indicar substitutos eventuais, para coordenar serviços na falta do titular. Ele também deve atuar junto ao CPM para promover a integração família – escola - comunidade, bem como, programar a distribuição, o zelo e o adequado aproveitamento dos recursos materiais da escola.

SÃO ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR

• Representar a escola, responsabilizando-se por seu funcionamento;

• Coordenar a implementação do Projeto Pedagógico da Escola, assegurando sua unidade e o cumprimento do currículo e do calendário escolar;

• Submeter ao Conselho Escolar, para apreciação e aprovação, o Plano de Aplicação dos recursos financeiros;

• Organizar o quadro de recursos humanos da Escola com as devidas especificações, submetendo-o à apreciação do Conselho Escolar e indicar

• à Secretaria da Educação os recursos humanos disponíveis para fins de convocação de que trata o art.56, da Lei 6.672, de 22 de abril de 1974, com a redação dada por esta lei, mantendo o respectivo cadastro atualizado, assim como os registros funcionais dos servidores lotados na escola;

• Submeter ao Conselho Escolar, para exame e parecer, no prazo regulamentar, a prestação de contas previstas no artigo 73 (dessa lei);

• Divulgar a Comunidade Escolar a movimentação financeira da escola;

• Coordenar o processo de avaliação das ações pedagógicas e técnicas – administrativo – financeiras desenvolvidas na Escola;

• Manter atualizado o tombamento dos bens públicos, zelando, em conjunto com todos os segmentos da comunidade escolar, pela sua conservação;

• Dar conhecimento à comunidade escolar das diretrizes e normas;

• Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente;

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A Coordenação Pedagógica deve ser formada por um professor habilitado ou na falta deste, de preferência um professor que possua conhecimento na função, tendo o apoio do diretor, para desempenhar suas atribuições. A escola deverá dispor de um coordenador pedagógico para cada turno ou um profissional com horário integral (Pré a 9º ano).

Complete ao coordenador pedagógico representar o diretor em sua ausência ou quando for solicitado, acompanhando o trabalho dos professores, organizando reuniões de planejamento conjunto, auxiliando na elaboração e execução de projetos, participando do projeto, participando do processo integração escola – família – comunidade e supervisionando as atividades de diagnóstico, controle e verificação do rendimento escolar orientando e acompanhando a recuperação dos alunos.

É de fundamental importância que o supervisor mantenha o controle do cumprimento do Calendário Escolar, bem como dos Planos de Estudos vigentes, dinamizando com orientação recebida da Secretaria de Educação Cultura e Desporto.

CONSELHO DE CLASSE

O Conselho de Classe deve ser organizado pelo Coordenador Pedagógico e pelo orientador de turma, coletando dados e analisando-os juntamente com os alunos, professores, funcionários e equipe diretiva da escola, com o objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento dos trabalhos, procurando apresentar melhores resultados.

Após a realização do Conselho de Classe deverá ser feita uma avaliação por todos os professores integrantes das turmas, com a finalidade de constatar e empenhar-se nas soluções dos problemas existentes, ressaltando sempre os aspectos positivos do aluno e da turma, devendo este ser sempre documentado através de atas e fichas de cada série.

CONSELHO ESCOLAR

→ ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR: “O Conselho Escolar, resguardando os princípios constitucionais, as normas legais e as diretrizes da Secretaria de Educação, terá função consultiva, deliberativa e fiscalizadora nas funções pedagógicas – administrativo – financeiras”.

• Elaborar seu próprio regimento;

• Criar e garantir mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar na definição do Plano Integrado de Escola;

• Adendar, sugerir modificações e aprovar o Plano Integrado de Escola;

• Aprovar o plano de aplicação financeira da escola;

• Divulgar, quadrimestralmente, informações referentes à aplicação dos recursos financeiros, resultados obtidos e qualidade dos serviços prestados; (redação dada pela lei nº.11.695, de 10 de dezembro de 2001).

• Coordenar em conjunto com a direção de escola, o processo da discussão, elaboração ou alteração do regimento escolar;

• Convocar assembléias gerais dos segmentos da comunidade escolar;

• Encaminhar, quando for o caso, à autoridade competente, proposta de instauração de sindicância para fins de destituição do diretor da escola, em decisão tomada pela maioria absoluta de seus membros e com razões fundamentadas e registradas formalmente;

• Recorrer a instâncias superiores sobre questões que não se julgar aptos a decidir, e não previstas no regimento escolar;

• Analisar os resultados da avaliação interna e externa da escola, propondo alternativas para a melhoria do seu desempenho;

• Analisar e apreciar as questões de interesse da escola a ele encaminhadas;

• Apoiar a criação e o fortalecimento de entidades representativas dos segmentos da comunidade escolar.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

→ SERVIÇOS DE SECRETARIA: O serviço de secretaria deve ser exercido por um secretário devidamente habilitado.

A ele compete a escrituração e arquivar dados referentes à vida escolar do aluno bem como os trabalhos de expedientes da escola, assinando documentação juntamente com o diretor. Também é de sua pertinência assessorar a direção em registro de reuniões e encontros promovidos pela escola.

Organizar e manter atualizado a documentação escolar e o arquivo ativo e passivo, realizando tarefas burocráticas relacionadas ao serviço de secretaria e ou solicitadas pelo diretor.

AGENTE DE BIBLIOTECA

A biblioteca constitui-se num local de estudos, pesquisa e leitura, para toda a comunidade escolar, tendo como responsável uma pessoa habilitada ou com competência e aptidão para o exercício da função, mantendo organizado o material, coordenando, controlando e executando as atividades bibliotecárias, como: registro e controle da entrada e saída de livros, auxílio a professores e alunos na realização de pesquisas, estudos e relatórios.

MERENDEIRA

Preparar e cozinhar alimentos, merendas lanches e refeições, responsabilizar-se pela cozinha e/ou refeitório.

Responsabilizar-se pelos trabalhos da cozinha, merenda e refeições, zelando pela higiene e qualidade dos alimentos;

Preparar refeições de acordo com o cardápio;

Servir alimentos nos horários determinados;

Encarregar-se da guarda e conservação dos alimentos;

Lavar louças e utensílios de cozinha;

Desenvolver outras atividades correlatas e/ou que lhe forem atribuídas.

ORGANIZAÇÃO DE SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR

→ Professores: O Professor desempenha papel importante na escola, pois mantém contato direto com o aluno na função de reproduzir o conhecimento científico, em conhecimento escolar compreensível e assimilável pelos alunos. Considerando a complexidade do saber científico, faz-se necessário selecionar questões, privilegiar aspectos, distribuir ações no tempo, organizar conteúdos e níveis de aprofundamento, tendo em vista a possibilidade de compreensão dos alunos, bem como levar em conta a.

→Funcionários: Executar trabalhos rotineiros de limpeza em geral; auxiliar nos serviços de cozinha, e outras atividades que lhe forem atribuídas.

→ Pais

Os pais devem participar das atividades da escola sempre que solicitados, pois é o seu papel para o bom funcionamento da mesma é de fundamental importância, juntamente com a direção e professores são responsáveis pela educação dos filhos, o qual se espera que seja de caráter preparativo para que o educando exerça a sua cidadania com democracia, participação liberdade e felicidade.

→ Alunos

É importante que os alunos participem na definição dos compromissos que todos devem assumir na escola, estabelecendo, inclusive os limites. É necessário criar um ambiente escolar em que o professor se sinta motivado a ensinar aos alunos, e os alunos gostem de ficar na escola e se sintam motivados para aprender.

São direitos dos alunos

Participar da ação educativa inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana capaz de torná-lo auto-realizado, cidadão consciente e atuante na comunidade em que vive ;

Conhecer o presente Regimento, solicitando sempre que necessário informações sobre o mesmo:

Apresentando dificuldades enfrentadas ao respectivo professor , buscando ajuda e orientação:

Participar das atividades da Escola;

Receber resultado da avaliação dentro do prazo estabelecido pela Escola ;

Ser respeitado na sua individualidade;

Valer-se das salas de serviço oferecidas pela escola;

Participar das atividades curriculares ;

Estabelecer diálogo franco com professores e direção para possíveis esclarecimentos e enriquecimento mútuo ;

Justificar faltas dentro do prazo estabelecido;

Ser informado no início das atividades escolares a respeito das disciplinações referentes ao sistema de Avaliação adotado pela Escola.

São deveres dos alunos:

Respeitar e cumprir as normas regimentais da escola;

Comparecer assídua e pontualmente a todas as atividades curriculares;

Zelar pela conservação do prédio ,mobiliário,equipamentos, responsabilizando pelos danos causados , individualmente ou em grupo;

Cooperar na manutenção da ordem e higiene do ambiente escolar;

Ter adequado comportamento social, cooperando para o bom nome da Escola;

Tratar com cordialidade direção, professores,colegas e funcionários da escola;

Informar aos pais as comunicações da escola;

É vedado ao aluno

Desrespeitar as instruções disciplinares e deixar de cumprir seus encargos escolares;

Ocupar-se durante as aulas com qualquer atividade estranhas as mesmas;

Entrar e sair das aulas sem o conhecimento do professor;

Ausentar-se da Escola durante as atividades curriculares sem a licença do Diretor ou Responsável legal;

Usar sem qualquer autorização, o nome da Escola para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção;

Praticar ato ofensivo a moral e aos bons costumes;

Utilizar-se de livros, impressos, gravuras e escritos imorais , bem como de armas ou objetos considerados perigosos;

Praticar jogos de azar, ingerir ou distribuir tóxicos e bebidas alcoólicas e fumar no recinto da escola ou transporte escolar.

ORDENAMENTO DO SISTEMA ESCOLAR

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico é elaborado por professores e equipe diretiva após diálogo com os segmentos que compõem a comunidade escolar, buscando rever relacionamentos e as metodologias da prática escolar. Observando se eles estão conduzindo a participação democrática e participativa. Sua avaliação será semestral com questionamentos como: O que foi possível fazer? O que deve ser mudado?Houve crescimento com a implantação do PPP? A Escola cumpriu seu fim social?

A sua aprovação é dada pelos segmentos que compõe a comunidade através de reunião pedagógica e administrativa. Posteriormente sendo enviado para a Secretaria Municipal de Educação que o encaminhará ao ConselhoMunicipal de Educação que dará o seu parecer favorável ou não.

CALENDÁRIO ESCOLAR

O calendário é elaborado pela escola a partir de decisões e acertos tomados por diretores de educandários de uma mesma região observando alguns itens comuns às mesmas como o transporte.

A escola elabora o seu, juntamente com os professores observando as decisões citadas acima e apresentado aos pais e alunos e Conselho Escolar que o analisam e dão seu parecer. Não sendo aprovado deve ser reformulado. Logo após deve ser enviado a SMECD que o analisará e dará seu parecer, podendo ser favorável ou não.

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

A escola adota normas de convivência tendo como base a sua filosofia, onde os alunos fazem o estudo no início do ano sugerindo regras e comprometendo-se com as mesmas exercendo seus direitos e deveres, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação, respeitando o outro e exigindo para si respeito. O diálogo será utilizado para mediar conflitos e de tomar decisões coletivas contando sempre com o apoio dos pais ou responsáveis para solução de eventuais problemas.

CASOS OMISSOS

Para casos omissos neste documento deverá ser consultado o órgão mantenedor desse estabelecimento que aconselhará as providências cabíveis.

REFORMULAÇÃO DO REGIMENTO

Este documento tem validade de três anos e qualquer alteração deverá ser feita no final deste período, tornando-se inválidos tópicos aqui citados que sofrerem reformulações por parte dos órgãos superiores que estipulam as leis que regem o sistema de ensino, passando essas a vigorar após sua aprovação mesmo que não contem no Regimento.

REGIMENTO ELABORADO PELOS PROFESSORES DESTE ESTABELECIMENTO (O QUAL FAÇO PARTE) , JUNTAMENTE COM A COMUNIDADE ESCOLAR E HOMOLOGADO PELO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Denise Paz
Enviado por Denise Paz em 04/10/2008
Código do texto: T1211040
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