DEFICIÊNCIA FÍSICA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DEFICIENCIA FÍSICA
A Educação Inclusiva antes vista como inovação na Educação Especial passou a ser entendida como tentativa de oferecer educação de qualidade para todos.
A ESCOLA
A escola deve adaptar-se para promover a inclusão e dar suporte a seu professor, na parte pedagógica. Além da formação docente e acessibilidade, trabalhar coletivamente pois o professor se sente mais seguro.
A principal atitude a ser tomada é a preparação um gestor que deve ter bem firmado os conceitos de escola Inclusiva como um lugar que:
• Respeita os direitos humanos
• Combate as diferenças
• Garante um bom nível de educação
• Possui boa organização escolar
• Favorece a igualdade de oportunidades
• Recorre a estratégias diversificadas para criar novos métodos de aprendizagem.
PROFESSOR DE SALA DE AULA
O professor deve encarar todos os seus alunos como especiais tornando assim sua escola especial, deve mudar o conceito de deficiência , encarando o seu aluno como uma pessoa que apenas possui uma desvantagem, seja de não ver,não andar, não ouvir, etc.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR
A Educação Inclusiva deve ser uma formação permanente. O ideal é aquele profissional que repensa a sua prática com o fim de atingir a todos valorizando competências no aluno aumentando sua participação e autonomia na própria aprendizagem.
RESPOSTA DE UM FÓRUM SOBRE UM CURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO E-PROINFO.