Mata Atlântica - Características, tipos de vegetação, regiões, árvores típicas, biodiversidade, fauna mata atlântica.

Paisagem típica da Mata Atlântica

Introdução

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.

A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

As principais características da Mata Atlântica são:

- presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa;

- rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais;

- as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade

- fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.

- na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.

Exemplos de vegetação da Mata Atlântica:

- Palmeiras

- Bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas

- Pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro

- Tapiriria

- Andira

- Ananas

- Figueiras

Exemplos de espécies animais da Mata Atlântica:

- Mico-leão-dourado (risco de extinção)

- Bugio (risco de extinção)

- Tamanduá bandeira (risco de extinção)

- Tatu-canastra (risco de extinção)

- Arara-azul-pequena (risco de extinção)

- Muriqui

- Anta

- Onça Pintada (risco de extinção)

- Jaguatirica

- Capivara

Curiosidade:

- Alguns povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.

Vegetação:

Tipos de vegetação, vegetação do Brasil, da Europa, desértica, mediterrânea, os oásis, florestas tropicais,

equatoriais, Floresta Amazônica, savanas ou cerrados, campos ou pradarias, tundra, coníferas.

Em nosso planeta possuímos diferentes tipos de vegetações, sendo que estas podem variar de acordo com a região em que se encontram. Fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação e forma de atuação das massas de ar são fundamentais para sabermos qual a espécie de vegetação que se encontram em cada parte do planeta Terra.

Em regiões de baixa latitude encontram-se as florestas equatoriais. Entre elas, a floresta amazônica, que está localizada no Brasil; há ainda outras florestas pertencentes a este tipo de região; contudo, estão situadas na parte centro-ocidental da África e também no sudeste Asiático. Este tipo de vegetação desenvolve-se em lugares quentes e úmidos e possui uma grande variedade de espécies. Suas principais características são as folhas grandes e com um tom de verde bem definido. Um outro detalhe importante, é que elas se alimentam de si mesmas, por isso, são chamadas de autofágicas.

Na faixa intertropical litorânea estão às florestas tropicais. Se compararmos este tipo de floresta com a equatorial, certamente teremos um número bem menor de variedades de espécies vegetais e também tipos de vidas que não existem em outros locais.

No centro-oeste brasileiro, em grande parte do centro da África, no litoral da Índia e no norte da Austrália estão localizadas as savanas ou cerrados. Este tipo de flora é composto por plantas rasteiras e por árvores pequenas que perdem suas folhas no período da seca, fato que impede o ressecamento do solo.

Na região de clima temperado continental (norte dos EUA, sul do Canadá, centro-sul da Rússia, norte da China, norte da Argentina e do Uruguai) encontram-se os campos ou pradarias. Esta vegetação nasce onde há pouca umidade para o crescimento de árvores, havendo somente um tapete herbáceo conhecido como gramíneas. Na Argentina temos os pampas, nos EUA e no Canadá temos as pradarias e na Rússia as estepes; contudo, apesar das diferentes denominações, a espécie é a mesma.

Até nas áreas que não existem nenhum tipo de vegetação fixa, como no caso dos desertos, surgem ervas rasteiras em alguns locais após as chuvas. Em alguns lugares, caso haja algum lençol subterrâneo com água, existe a possibilidade do surgimento de oásis com palmeiras.

Temos ainda, as florestas temperadas, que estão localizadas no Canadá, região do hemisfério Norte, nos Estados Unidos e norte da Europa. As florestas de coníferas, típicas de regiões subpolares como o norte do Canadá, da Europa e Rússia. E a tundra, vegetação que surge em solos gelados como musgos e liquens.

Fontes de pesquisa na internet:-

www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm

www.matasnativas.com.br/?gclid=CMqp6J_ew5YCFQsQagod9yI3wg

www.rma.org.br/v3/action/participate/entreNaMata.php

www.rbma.org.br/anuario/index_anuario.asp

www.apremavi.org.br/mata-atlantica

www.aliancamataatlantica.org.br

www.sosmatatlantica.org.br

Trabalhos pesquisados na internet:

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/trabalhos/mataatl.htm

Vídeos no YouTube, sobre o tema;

http://www.youtube.com/watch?v=9hSxMxi4kG0

http://www.youtube.com/watch?v=WXPKPtbJMh8

http://www.youtube.com/watch?v=hwbnaT2O9EA

Soul Hunter
Enviado por Soul Hunter em 26/10/2008
Reeditado em 31/07/2009
Código do texto: T1248368
Classificação de conteúdo: seguro