Lógica Formal Moderna - Problemas Lógicos

"Todos nós, mais cedo ou mais tarde ,

somos forçados a tomar lugar num

banquete de consequências ". (Robert Louis Stevenson)

Na vida prática e profissional, temos ncessidade de um melhor conhecimento das regras e do proceder lógico , tanto para nossa defesa , como para atingirmos com maior precisão certos objetivos .

Quando conversamos muito , nos comunicamos a lógica natural está sempre envolvida . Mas podemos melhorar muito , isso. Até nos trabalho escolares , nos podemos utilizar uma lógica mais coerente , através de um conhecimento mais lógico . Bom , todo mundo , pelo menos quem estudou um pouco, sabe que a lógica foi sistematizada por Aristóteles . No meu perfil , que apaguei e coloquei outro , eu havia falado que procuro usar a lógica Aristotélica . E essa lógica de Aristóteles (384-322 a.C) , perdurou durante toda a I.M como subsídio para o estudo da Teologia e da Filosofia .Mas na Idade Moderna , ela não ficou esquecida . Era usada para construir o método e a Ciência Matemática. Aristóteles tomando conhecimento de todo o acervo do conhecimento anterior , descobriu disparates , incoerências e se viu todo atrapalhado . Precisava "arrumar a casa". Lógica significa coerência . E esas contradições , incoerências começaram a partir dos sofistas . Cont : Diante disto o filósofo reagiu elaborarando o primeiro Sistema lógico , que por sinal mostrou-se útil , até hoje . Ele percebeu que antes de prosseguir com suas especulações racionais da Filosofia tinha , mesmo , que descobrir e trilhar o caminho da . Lógica.

Os sofistas , foram os elementos perturbadores da lógica . Foram pensadores do sec. V a.C e iam de cidade em cidade , ensinando ,a troco de dinheiro . Nada de ensinar se não houvesse o dinheiro. Para atrair a atenção sobre seus ensinamentos , eles faziam apologia de : como se defender, como atacar seus adversários , e como sair vencedores numa discussão . ( Perceberam , leitores, que são os mesmos truques que usam os palestrantes motivacionais ? Viram de onde vêem esse tipo de palestra ?) . Nestas palestras eles não se preocupavam de forma nenhuma , com qualquer forma lógica . (hoje em dia também tem isso ). A única regra era sair vitorioso .... ( humm o que acha , leitor? ) .Vou mostrar uma argumentação de Protágoras ( sofista ) com seu discípulo Euatlo : Um SOFISMA - "Protágoras havia combinado com seu discípulo Euatlo ensinar-lhe oratória , mediante certa quantia , que seria paga da seguinte maneira : metade ao terminar a última lição e a metade restante quando o discípulo tivesse ganho a primeira causa nos tribunais . Como trabalho dr advogado iniciante não é nada fácil , o reajuste da dívida ia-se prolongando . Protágoras começou a recear não mais receber a quantia que lhe era devida . . Resolveu por isso levar o discípulo às barras do Tribunal . Vou resumir a argumentação de Protágoras que era longa . Vejamos : _ De quaquer maneira terá de pagar, pois, se perder a causa , a decisão do Tribunal , é claro , obrigá -lo-á a me pagar . Se por acaso ganhar a causa terá que me pagar para honrar o nosso acordo , De qualquer forma o Euatlo terá que me pagar, aconteça o que acontecer. Terá que saldar a dívida .

Mas o velho sofista grego não contava com o aproveitamento didático de seu ex- discípulo que , diante do dilema do mestre assim se defendeu : " Se ganhar ,eu nada terei que pagar desse processo , nada terei de dívida , porque é essa a decisão do juiz. Se perder , nada também terei que pagar , porque assim ficou estipulado no meu contrato com Protágoras . Em qualquer caso nada ficarei devendo ." E Euatlo continuou : " O professor pode constituir um juri em sala de aula para ver quem tem direito ". Referindo-se á Protágoras.

INCOERÊNCIA do RACIOCÍNIO - Parte 2 (não deixem de ler ...mto importante para analisar o sofisma ) (by Kalena,2008)

Não se esqueçam :Lógica é Coerência - parte 2 e última.