Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Máscara Transparente

 
 
 
Onde quer que você vá, sempre haverá alguma mensagem exposta. “Autodoors”, fachadas de lojas, adesivos em carros, luminosos... Mensagens mudas que, aos poucos, vão ocupando espaço no subconsciente de quem as observa. Outras formas de comunicação, também silenciosa, são comuns no dia-a-dia. O jeito de se vestir, de andar, o corte dos cabelos. Atos e gestos espontâneos que situam o indivíduo em sua classe social e evidenciam o contexto, cômico ou dramático, em que vivem. Assim, o caráter equilibrado e a simpatia são virtudes adquiridas na boa convivência com os demais; já o aspecto rancoroso mostra o lado contrariado que a educação e os hábitos diários não conseguem disfarçar. Da mesma forma, o riso fácil pode ser sinal de altruísmo ou malandragem: só uma análise acurada poderá desmistificar.

Inconsciente do que representam, passeiam os conservadores, os clássicos, os metódicos, os provocantes, os humildes e também os ingênuos protegidos pela exagerada timidez.

Os traços físicos relatam a origem; os gestos mímicos traduzem a porção oculta que as palavras não conseguem personificar. A estrutura física, por si, demonstra a idade aproximada e os traços de cada sexo. Porém, o lado teatral camufla os vícios, a ansiedade, as  imperfeições físicas e emocionais, a dura realidade que só os momentos de solidão e o espelho retratam. Vestido dessa máscara, lá vai o povo com a sua dramaticidade peculiar em suas andanças. Em contrapartida, a sociedade analisando sua postura e atitude poderá enaltecê-lo ou “despi-lo” em plena rua.

Em suma, onde quer que se vá, direta ou indiretamente, o mundo lhe fala. Basta entendê-lo!

 

A Notícia/ fev/1999.
 

 

 
Ciro do Valle
Enviado por Ciro do Valle em 29/03/2006
Código do texto: T130650
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ciro do Valle
Salesópolis - São Paulo - Brasil
99 textos (5150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 02:16)
Ciro do Valle