Contabilizando clientes

Os contadores são profissionais capazes de prever deslizes administrativos e financeiros, facilitar a transparência dos negócios e aumentar a atratividade das empresas. As atividades desempenhadas por eles são muitas vezes desconhecidas até pelos seus clientes. É possível, de forma simples, estreitar os laços e tornar-se inconfundível no mercado de trabalho acirrado.

A maioria das pessoas acredita que os contadores fazem apenas o livro caixa das corporações. Visão equivocada para uma profissão de enorme importância para empresas de todos os portes. Contabilistas, técnicos em contabilidade e contadores oferecem segurança, prosperidade financeira, estabilidade comercial, redução de riscos, participação dos lucros.

É imprescindível fazer o elo entre produtos ou serviços e a mente das pessoas. As empresas de contabilidade ou contabilistas freelancers normalmente não fazem divulgação maciça dos seus serviços, nem seria aconselhável. Estes serviços são divulgados de forma mais precisa através de canais de referência. O famoso boca a boca ainda é o melhor caminho para conseguir clientes nessa área.

A decisão da escolha por você vai ser influenciada pelo que chamamos de risco percebido. A intensidade deste risco pelo cliente varia com a quantidade de dinheiro envolvida e a força do atributo da incerteza na aquisição do seu serviço. Cabe a você, contador, compreender os fatores que provocam esse sentimento de risco nos clientes e fornecer informações e apoio que o reduzirão.

Uma das melhores ferramentas para sua promoção no mercado é o próprio cliente. Afinal, antes de ele decidir por você foi necessário reconhecer a necessidade de um contabilista para a empresa dele, depois buscou informações sobre seus serviços (e dos seus concorrentes) entrando em contato com amigos ou conhecidos, avaliou as alternativas e decidiu fazer a escolha.

Logo após a execução do serviço, o cliente experimentará algum nível de satisfação ou insatisfação. A satisfação é uma função diretamente relacionada entre suas expectativas e o desempenho percebido do serviço.

Neste momento, é aconselhável aos prestadores de serviços desenvolverem relacionamentos com essas fontes de referência enviando-lhes cartas, convidando-as para almoços, enviar notas de agradecimento após a realização de um serviço, cartas cumprimentando novos clientes e manter um canal (real e virtual) para atender clientes antigos ou novos clientes conquistados.

É muito importante todo profissional, independente da área de atuação, cultivar meios para fidelizar seus clientes a fim de manter a satisfação dos mesmos em todos os níveis do processo na escolha do seu serviço. Tom Peters, estudioso na área de marketing, disse: "Trate o cliente como um ativo valioso.". Contabilistas entendem exatamente o que ele quis dizer.

Andréa Sant Anna
Enviado por Andréa Sant Anna em 01/12/2008
Código do texto: T1312684
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