A PROMESSA DIVINA DE DEUS DE INCLUIR SEU POVO NA SOCIEDADE DE CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DISCURSO

RESUMO

Este trabalho analisa como o crescimento das igrejas neopentecostais favoreceu a aplicação da Teologia da Prosperidade no Brasil, e como é aplicado o discurso neopentecostal para estimular os seus fieis a conquistarem e usufruírem dos melhores bens de consumo que a sociedade tem a oferecer.

Palavras-chave: neopentecostalismo, Teologia da Prosperidade, inclusão, bens, consumo, religião.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por intuito pesquisar o movimento religioso que mais cresce em nosso país, o neopentecostalismo. Especificamente a Teologia da Prosperidade, que prega que Jesus Cristo já pagou por todos os pecados do homem; assim sendo, o homem possui o direito de usufruir de todos os bens, em especial, os materiais. Para isso basta ter consciência disso e pagar o dízimo. A aceitação dessa máxima pela população está modificando a ideologia do povo evangélico brasileiro, que, agora, entende que Deus deseja que esse seja próspero materialmente, não sendo mais pecado a riqueza, pelo contrário: como herdeiro de Deus, é direito do fiel ser bem-sucedido materialmente. Logo essa busca por bens de consumo e elevação social, faz com que pessoas que não tinham interesse em adquirir casas, carros, roupas e outros bens, comecem a buscar a sua inserção na sociedade de consumo.

2. A ENTRADA E CONSTITUIÇÃO DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL.

De acordo com Freston apud Junior(2007) divide-se em três fases o pentecostalismo brasileiro. Pastores vindos dos Estados Unidos, pertencentes a igreja da Congregação Cristã, fundada em 1910, e Assembléia de Deus, fundada em 1911, introduziram o pentecostalismo no Brasil. Esta primeira fase caracterizou-se pela ênfase na exaltação religiosa de dons, tidos como frutos do espírito santo.

O Pentecostalismo brasileiro pode ser dividido em três ondas. A primeira onda consiste na introdução do Pentecostalismo no Brasil, vindo dos Estados Unidos e trazido por pastores que fundaram a Congregação Cristã (Luigi Franceson), em 1910, e a Assembléia de Deus, em 1911 (Daniel Berg e Gunnar Vinger). Caracteriza-se pela ênfase na glossolalia. (FRESTON APUD JUNIOR, 2007, P.16)

Para os teóricos, a segunda onda do pentecostalismo no Brasil se inicia quando começa a fragmentação dos dois grupos introdutores da doutrina em nosso país. Na década de 50, surgiram as primeiras igrejas pentecostais genuinamente brasileiras: Igreja do Evangelho Quadrangular, Brasil para Cristo e Deus é amor. Essas igrejas deram ênfase aos rituais de cura e na inserção das igrejas na mídia e na política. Nessa fase, para Junior, as igrejas começaram o combate com a religiosidade popular.

A segunda onda se inicia com a fragmentação do campo pentecostal onde desponta a igreja do Evangelho Quadrangular, fundada em 1951, e as igrejas Brasil para Cristo (fundada em São Paulo, em 1962, por David Martins Miranda). Caracteriza-se, sobretudo, pela ênfase nos rituais de cura e na organização institucional empreendimentista-empresarial (inicia o ingresso na mídia, na política, renovação dos rituais numa relação de aproximação e combate com a religiosidade popular presente no catolicismo e nas religiões medicênicas). (FRESTON APUD JUNIOR, 2007, P.16)

No final da década de 70, a fase atual do pentecostalismo brasileiro começou a se formar, foram criadas as igrejas: Sara Nossa Terra, Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça, Renascer em Cristo e outras. Essas igrejas pregam a teologia da prosperidade e a guerra espiritual, e tem como característica o forte uso da mídia para disseminar seu ministério, tanto no Brasil, quanto no exterior.

A Igreja Universal é a grande representante da terceira onda do Pentecostalismo, conhecida por neopentecostalismo. Ela possui como marca a pregação da Teologia da Prosperidade, que estabelece o direito de saúde e de posse de bens materiais aos fiéis. Para os defensores da Teologia da Prosperidade, Deus é o Senhor de todas as riquezas do mundo, sendo um direito divino dos homens compartilharem as riquezas materiais, já que o homem é filho de Deus. Diferentemente do perfil ascético do Pentecostalismo tradicional, o fiel do neopentecostalismo abraçou os valores da sociedade de consumo sem ter medo da punição divina, ao contrário, a ostentação de riquezas materiais é um sinal da sua escolha por Deus. (FRESTON APUD JUNIOR, 2007, P.16, 17)

2.1 O NEOPENTECOSTALISMO

De acordo com Mariano(2005) o termo neopentecostal surgiu em meados da década de 70 nos Estados Unidos da América, servindo para designar as dissidências pentecostais das igrejas protestantes, doravante o mesmo movimento fora designado como carismático. Já para os pastor e escritor metodista Tácito da Gama o termo neopentecostalismo, no Brasil, identificaria todas as três fases do pentecostalismo em terras brasileiras. Para o antropólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ari Pedro Oro a nomenclatura identificaria a expressão “pentecostalismo autônomo”. O Dr. José R.L. Jardilino(1994) doutor em Sociologia na PUC/SP rotula o neopentecostalismo de seitas e supermercados da fé. Para Mariano (2005) o pensamento de Jardilino é contraditório a visão da Sociologia, já que em termos sociológicos, o mesmo se refere: “a um grupo fechado, rigoroso, exigente, asceta, virtuoso, enquanto supermercado, além de pejorativo, remete-se, ao contrário, a uma organização aberta a todos”.

2.2 CARACTERÍSTICAS DO NEOPENTECOSTALISMO BRASILEIRO

Para Oro (1992) apud Mariano (2005) as igrejas neopentecostais têm pouca aceitação ao ecumenismo, principalmente aos cultos de origem africana, seus pastores possuem uma forte liderança sobre os fieis, utilizam-se, para divulgação da igreja, os meios de comunicação em massa, dão ênfase aos ritos de cura e exorcismo. Além disso Oro (1992) diz:

Enfatizam rituais de cura e exorcismo, estruturam-se empresarialmente, adotam técnicas de marketing e retiram dinheiro dos fieis ao colocar “no mercado religioso serviços e bens simbólicos que são adquiridos mediante pagamento. (ORO, 1992, APUD MARIANO 2005, P.35)

Para Azevedo(1994) apud Mariano, as igrejas neopentecostais têm forte influência americana, com uma militância agressiva em constante guerra espiritual.

Define [Azevedo] como características do neopentecostalismo a ênfase no Diabo e na guerra espiritual contra os demônios, a agressividade de sua militância e a crença (vinda dos EUA, criada por Kenneth Hagin e difundida por literatura) de que a palavra humana, associada à fé, faz acontecer coisas neste mundo. (AZEVEDO, 1994, APUD MARIANO 2005, P.35)

2.3 A IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS

A Igreja Internacional da Graça foi fundada em 1980, após Romildo Ribeiro Soares deixar o ministério que exercia na Igreja Universal do Reino de Deus.

R.R. Soares nasceu no Espírito Santo, na cidade de Muniz Freire, em 1948. Filho de uma mãe católica e um Pai que, por um tempo, freqüentou a igreja Presbiteriana, a qual Soares se converteu aos 6 anos de idade. Porém, logo passou a freqüentar a igreja Batista, a qual permaneceu até os 16 anos. Em 1968, filiou-se à Nova Vida. Consagrando-se como pastor em 1975 na Casa da Bênção. Em 1977, junto com Edir Macedo, seu cunhado, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus. Soares teve uma infância e adolescência difícil foi sapateiro, engraxate e operador de cinema.

Hoje está à frente de uma Gráfica e Editora nacionalmente conhecida: a Graça Editorial.

A Igreja Internacional da Graça é sistematicamente muito parecida com a Igreja Universal do Reino de Deus, sua base teológica está segmentada na cura, exorcismo e prosperidade. A formação dos pastores é feita na própria Igreja, num curso com duração de 1 ano.

A Igreja da Graça investe muito no tele-evangelismo, como aponta Mariano (2005), o programa Show da Fé foi o primeiro programa evangélico da televisão brasileira a ser exibido em rede nacional.

2.4 A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

A Teologia da Prosperidade teve suas origens no metodismo, em um movimento denominado Holiness , cuja maior disseminação se deu entre as camadas pobres e marginalizadas da população. Entretanto, de acordo com Mariano (2005), a partir da década de 60, devido ao rápido processo de modernização americano, um o ascético original das igrejas pentecostais poderia gerar grande tensão nas comunidades, criando descontentamento entre os fiéis que estavam inseridos em uma sociedade de consumo extremamente apelativa, onde, agora, eles também poderiam adquirir bens devido às facilidades de concessão de crédito daqueles tempos.

Já que o ascetismo nesse caso requeria sacrifícios e acarretava descontentamentos muito maiores [...] [pois] diante da mobilidade social de parte dos fiéis, das promessas da sociedade de consumo, dos serviços de crédito ao consumidor, dos sedutores apelos do mundo da moda, do lazer e das opções de entretenimento criadas pela indústria cultural, essa religião ou se mantinha sectária e ascética, aumentando sua defasagem em relação à sociedade e aos interesses ideais e materiais dos crentes, ou fazia concessões. (MARIANO 2005, P.148)

Assim sendo, as congregações foram se moldando às novas realidades das comunidades em que estavam inseridas. Diz Junior(2005): “igreja tende a estabelecer uma acomodação [...] maior com o meio, o que resultará em uma diminuição no grau de tensão de seus membros com a sociedade.”

2.4.1 A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NO BRASIL.

De acordo com Junior (2007), a teologia da prosperidade é um fenômeno recente nas igrejas neopentecostais brasileiras, basicamente, ela é a crença que Jesus Cristo já pagou pelos pecados, logo todos os fiéis estão liberados de qualquer infortúnio, tendo direito a usufruir o que há de melhor na Terra, e isso inclui a prosperidade material.

O teórico(ibidem) admite que a teologia da prosperidade foi adaptada a realidade social brasileira, a fim de ser melhor assimilada pela população, mas sua essência, entretanto, não foi alterada que é a troca racional com Deus, isto é:

No Brasil, a prática adotada pelas igrejas neopentecostais diferencia-se da originalmente estabelecida na cultura norte-americana, como forma de estabelecer maior proximidade com a cultura local e garantir com isso maior expansão de fiéis. Porém, a essência teológica inovadora, que é a condição do direito do cristão de usufruir a prosperidade física e material por meio da fé e sacrifícios, representados por dízimos e ofertas, foi mantida. (IBIDEM)

Percebemos que o discurso da Teologia da Prosperidade, com base nas proposições do Teórico, foi muito bem aceita no Brasil das últimas décadas, devido aos novos rumos sócias, políticos e econômicos dos quais nossa sociedade está inserida, logo, o ambiente influenciou a Ideologia dos indivíduos e esse (re)moldaram as formas de interação social; assim: os novos paradigmas de verdade são tidos como incontestáveis.

O discurso baseado na Teologia da Prosperidade representa uma acomodação aos valores e interesses da sociedade contemporânea - alimenta a vontade de consumo como uma busca de satisfação e fortalece o comportamento individualista e liberal de costumes. (IBIDEM)

2.5 A RIQUEZA DE DEUS COMPARTILHADA COM SEU POVO.

Podemos analisar trechos do discurso de evangelização extraídos do programa Show da Fé, dirigido e apresentado pelo Missionário R.R. Soares, exibido em rede nacional pela Emissora de Televisão Bandeirantes, no dia 28/08/2008. Nesse programa podemos notar a como a Teologia da Prosperidade é pregada pela Igreja Internacional da Graça.

Primeiramente, é embasada a autoridade do tema com uma passagem bíblica, assim, a verdade que será pregada toma um valor divino; logo, a mesma é incontestável e infalível. Após a leitura do trecho eclesiástico, o evangelista faz o seu trabalho, isto é, explicar ao povo o que as escrituras querem dizer e como o texto pode ser aplicado nos dias de hoje.

Essas palavras aqui saíram dos próprios lábios do Senhor Jesus: “ E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a cada dia a sua cruz, e siga-me” ( SOARES, 28/08/2008)

Ao evangelista o papel se limita a interpretação dos textos, visto que o poder está nas palavras de Deus, e não em proposições humanas. SOARES (ibidem), então, dá a sua interpretação para a passagem.

isso é pra qualquer pessoa que quiser segui-lo, que quiser ser bem sucedido na vida [...] A pessoa tem que negar-se a si mesma. Os seus sonhos, seu planos tem que ser colocados de lado e assumir o que Deus está dando pra você. A vontade do senhor (IBIDEM)

Em seguida, o apresentador comenta como desde menino já sabia que sua vocação era para ser pastor, e argumenta que é preciso seguir sua vocação para fazer parte do povo de Deus. Para receber as bênçãos prometidas.

É como quando eu peço patrocinador, se Deus não lhe chamou não venha. Porque quando Deus toca no coração a pessoa sabe, fica aquela interrogação, a pessoa sente uma falta: eu não to cumprindo com aquilo que eu deveria estar cumprindo [...] Faça o que eu tenho feito, faça o que eu faria no seu lugar. (IBIDEM)

Notamos diversas vezes no discurso, que o evangelista reforça que as palavras não são suas, mas de Jesus Cristo.

Jesus ensinava o seguinte, tudo pegando a palavra dele: Ninguém pode vir a mim se o pai que me enviou não o trouxer [...] se você está representando Jesus, se você está tomando a sua cruz a sua missão (IBIDEM)

Igualmente, é possível notar a intencionalidade de formar patrocinadores; indo além, nota-se que para seguir a Deus, de acordo com o Missionário Soares, você deve seguir o seu chamado, então o missionário reforça o chamado aos presentes, ameaçando com o diabo os que não seguirem o seu chamado.

Quando nos estamos fora da presença de Deus o inimigo age em nossa vida, destrói e Deus não quer que você seja destruído.

As pessoas que tem a chamada para serem patrocinadoras, missionário eu tenho, você sabe, vai deixar aquela interrogação, aquela dor de consciência, puxa vida, Deus falou comigo e eu não atendi. Vamos ajudar você, hoje é o dia de você se inscrever, se Deus nunca chamou e estiver chamando hoje, inscreva-se, agora se ele não lhe chama, por favor, nós não queremos você. Nós não precisamos da ajuda que Deus não tenha... é.... preparado e nos dado através das pessoas que Ele chama. Não missionário, hoje eu vou me inscrever. (IBIDEM)

Fazemos, agora, uma análise como as palavras do evangelista são interpretadas pelos fieis da Igreja Internacional da Graça. Utilizando um depoimento disponível no site oficial da dessa igreja.

Missionário há 02 meses coopero como patrocinadora.este mes de outubro o dinheiro estava contado mas primeiro tirei meu dízimo e depositei o dinheiro do patrocínio.estava fechando o aluguel de uma casa e o proprietário dizia q estava praticamente alugada.confiei no senhor pois sabia q ele não me desampararia.consegui fechar o negócio da casa que posteriormente compraremos para honra e glória do senhor. (Testemunho de Nice Oliveira , São Paulo - SP – BRASIL)

3 CONCLUSÃO

Nesse trabalho foi abordada a formação do neopentecostalismo no mundo e no Brasil, bem como a aplicação da Teologia da Prosperidade pelas Igrejas de nosso país, isto é, as riquezas do mundo pertencem a Deus e todo o fiel que conhecer os seus direitos e pagar o dízimo, tem direito de usufruir os melhores recursos materiais disponíveis. Notamos pelos depoimentos dos membros da Igreja da Graça que o culto funciona como uma espécie de terapia, da qual eles saem motivados a buscarem os seus objetivos, parece-nos que a fé numa vitória infalível age positivamente na vida dessas pessoas, que ficam mais dispostas a trabalhar, a buscar um objetivo em suas vidas.

Nada melhor para curar as mazelas em um mundo materialista e capitalista, que uma Igreja que ensina como usufruir o melhor desse.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARIANO, RICARDO. Neo Pentecostais, sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

JUNIOR, Walter Barbieri. A troca racional com Deus: A teologia da Prosperidade praticada pela Igreja Universal do Reino de Deus analisada pela perspectiva da Teoria da Escolha Racional, 2007, p. 16. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

FRESTON, Paul. Breve Histórico do pentecostalismo brasileiro, in: JUNIOR, Walter Barbieri. A troca racional com Deus: A teologia da Prosperidade praticada pela Igreja Universal do Reino de Deus analisada pela perspectiva da Teoria da Escolha Racional, 2007, p. 16. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ORO, Ari Pedro. Podem passar a sacolinha: um estudo sobre as representações do dinhero no neopentecostalismo brasileiro, in: MARIANO, RICARDO. Neo Pentecostais, sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.35.

AZEVEDO JUNIOR, Wilson Correia de. Neopentecostalismo. Projeto de doutorado em antropologia social, in: MARIANO, RICARDO. Neo Pentecostais, sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.35.

SOARES, ROMILDO RIBEIRO, Show Da Fé, programa exibido em 28/08/2008 às 20h na emissora de televisão Bandeirantes.

OLIVEIRA, Nice, A resposta foi imediata, testemunho disponível em: <http://www. ongrace.com/NP/testemunhos/ler.testemunho.php?id=1712>, acesso em 01/09/2008 às 14h00.