JOGOS MORTAIS

Hoje eu tenho certeza que vou ser muito criticado pelo texto que vou escrever. Isso pelo número de pessoas ‘fãs’ do filme que vou criticar. Jogos mortais. Na verdade, deixe-me corrigir, não quero criticar exatamente o filme ou a postura do filme que é totalmente fictício. Talvez não seja critica a ninguém, talvez seja uma observação. O que acontece, eu que vi jogos mortais, do l ao V todos no cinema, neste último tomei-me por uma reflexão. Todos os dias, temos uma noticia de crime brutal em alguma parte do mundo, crimes que chamam mais a atenção pela brutalidade com que são cometidos. Pessoas decapitadas, crianças estupradas, pessoas mutiladas, canibalismo, torturas, enfim, uma serie de atrocidades que cada dia tomam proporções maiores no que desrespeito a crueldade com que esses crimes são cometidos, e não particularmente eu, mas vejo as pessoas horrorizadas com estes crimes, pessoas essas, as mesmas que pagam para ir ao cinema ou comprar um DVD do filme jogos mortais.

O filme pelo menos na minha opinião, é muito nojento, nunca curti muito essas coisas de gente esquartejada, fraturas expostas e outras do gênero. No entanto Assisti todos. Contudo consegui enxergar no filme um enredo interessante, cômico e tem um ingrediente que pra mim é indispensável para que um filme seja bom, a possibilidade daquela historia ser real. E, em jogos mortais isso acontece. Tudo aquilo poderia ser acontecimentos no mundo real, o assassino tem um motivo claro para pratica de seus crimes, coisa necessária para transformar muitas pessoas normais em verdadeiros psicopatas, como é o caso de Jigsaw.

Dono de uma inteligência incontestável, torna-se um serial killer que depois de descobrir que tem um tumor cerebral, cria armadilhas para aqueles que ele julga não serem merecedores de suas vidas. Daí me responda... Isso é algo possível apenas na ficção? Ou você acha que não tem nenhum louco espalhado pelo mundo capaz de cometer todas aquelas coisas?

Se as pessoas pagam pra assistir cenas fortes como aquelas exibidas em jogos mortais, porque se assustam tanto com a realidade? Será que realidade e ficção está assim em extremos tão distantes? Ao meu modo de ver e entender, uma pessoa que gosta de filmes como jogos mortais, não deveria ser tão sensibilizado com a realidade, crimes cruéis e outras coisas... Você fica duas horas ou mais sentado assistindo gente sendo eletrocutada, esquartejada, perfurada e outras coisas tão grotescas, não deveria se revoltar tanto quando vê uma historia de médico que mata a paciente e come ela aos poucos. A desvalorização pela vida humana na essência do termo é a mesma, seja na realidade ou na ficção. Um filme que exibe pessoas se auto mutilando em cenas cada vez mais fortes tende a plantar na mente das pessoas como isso é algo normal, não que esteja defendendo uma teoria de mensagem subliminar no filme. Mas se você para pra pensar faz sentido.

A questão que quero levantar é a seguinte... Se você paga pra assistir gente sendo brutalmente assassinada não deveria se espantar tanto com uma realidade pouco distante dos mesmos motivos que levaram ao assassino do filme a matar suas vitimas. No filme, uma serie de acontecimentos trágicos transformam um homem comum em assassino psicopata. Na vida real nem sempre é preciso muitos motivos. Na ficção ou realidade, as escolhas feitas por nós, camadas da sociedade é que são na maioria das vezes a semente perfeita para o solo da maldade contido no interior dessas pessoas, o fator tragédias individuais é que os torna ou não assassinos; e este, é o adubo necessário para fazer acontecer todas as coisas.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 03/12/2008
Código do texto: T1316780
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.