O poder da leitura

Percebi que ando passando muito tempo longe dos livros e uma escritora bastante premiada me disse que a única forma de escrever bem é lendo, trabalhando e escrevendo muito. Os dois últimos eu não deixei de fazer, mas a leitura foi abandonada até três dias, comprei um livro do Jack Kerouac após indicação de um amigo. Ainda não tive tempo para me apaixonar pelo livro (para quem não lê, é isso que sinto quando pego um bom livro), mas senti que ele é um tanto diferente do usual, percebi que vou aprender algo novo ao virar suas páginas.

Infelizmente, o Brasil ainda deve estar entre os países onde menos se lê, aí reside o motivo desta população miserável e sem esperança. Claro que a leitura não é a solução para tudo como algum idiota vai pensar, mas ela é o começo de tudo. A interpretação e o aprendizado que a leitura traz são únicos, são lições que perduram durante uma vida. Textos escritos há muitos anos, como os de Shakeaspera, ainda hoje são base para peças de teatro, novelas, contos... Isto não quer dizer que os textos não evoluíram, mas a participação e a contribuição deste escritor inglês para a história (ou as histórias) são inegáveis, assim como outros grandes líderes do pensamento – Nietzsche, Sartre, Heminghway, para citar alguns que admiro.

Hoje, são poucos os escritores que conseguem obter uma boa quantidade de leitores, menos ainda os imortais, aqueles que ficam marcados. Dificilmente, as pessoas vão lembrar pela eternidade do Sant’anna, e olha que o cara é o CARA em se tratando de opinião, artigos e o resto. A globalização de tudo sem dúvida derrubou a força dos livros, o que não quer dizer que as pessoas estão lendo menos só por causa da internet, mas acho que isso já foi comprovado cientificamente numa dessas pesquisas bobas que circulam por aí e que são usadas por quem gosta de demonstrar inteligência.

Aliás, uma boa forma de demonstrar inteligência, apesar de que o inteligente não precisa publicizar seus conhecimentos, é falando dos livros que leu – somente os citando. Mas não somente isso, a pessoa acaba demonstrando inteligência porque conhece novos mundos, novas visões, novas atitudes, ou seja o conhecimento acaba crescendo toda vez que uma nova perspectiva se abre. Ou seja, sempre que você experimentar uma nova sensação você se desenvolve, é assim que acontece com o sexo, por exemplo. Mas não faça sexo com seu parceiro (a) agora, espere estas linhas chegarem ao final.

Você não precisa ser um letrado e sair lendo todo o tipo de obras que existem por aí, não há problema algum em se debandar para estes blogs que se misturam-se à internet, mas por favor, leia. No intervalo de uma transa, na pausa das refeições, tem gente que gosta do banheiro (tem gosto pra tudo), o importante é ler, o resto é bobagem. Não posso dizer que a leitura tem poder para mudar o mundo, aliás só o Obama tem! Mas se você começar a ler mais, garanto que vai melhorar um pouco o seu pequeno mundo... Pense nisso!