A História do Teatro Paulista (Parte I)

A História do Teatro Paulista (Parte I)

Nasce um Teatro, Nasce o TBC

2008 - TODOS OS DIREITOS RESEVADOS

Inicio uma trilogia sobre a história do teatro paulista... Uma volta ao passado, que passa pelo nascimento do TBC, do surgimento do Teatro de Arena e o sucesso do Teatro Oficina.

A História do Teatro Brasileiro está sintetizada com a História do Teatro Paulista.

A cidade de São Paulo pode se igualar, em termos de quantidade de produção cultural, com qualquer outra cidade do mundo, pois a capital comanda a produção e distribuição de bens culturais não só do Estado, mas de todo o país.

A primeira manifestação teatral em solo brasileiro se deu no Estado de São Paulo. O jesuíta português Jose de Anchieta (1534-1597) escreveu autos que representou usando índios como atores e platéia, após isso não se registrou nenhuma atividade notável nesse campo até o inicio deste século.

O ciclo do café, fez com que, desde o século passado, algumas cidades do interior entrassem para a agenda das grandes companhias européias, Teatros como o Pedro II, na cidade de Ribeirão Prato, recebiam companhias que passavam por Manaus, Rio de Janeiro e Buenos Aires. São Paulo foi onde nasceu o moderno teatro brasileiro, onde as experiências de dramaturgia de Oswald de Andrade e de encenação de Flávio de Carvalho marcaram a tentativa de levar aos palcos a revolução que os intelectuais fizeram chegar às outras artes na Semana de Arte Moderna de 22. Foi também em São Paulo que, pela primeira vez, uma companhia profissional (o TBC) se estabeleceu em uma sala com uma programação exclusivamente voltada para os novos cânones estéticos. Atores como Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Cacilda Becker, Tônia Carreiro, Sérgio Cardoso e Cleide Yáconis começaram ou se firmaram no TBC. O maior dramaturgo paulista, e um dos três maiores brasileiros, Jorge Andrade viu ali, no TBC, algumas se suas peças sendo montadas.

Também se firmaram ali os diretores Antunes Filho e Flávio Rangel, os dois expoentes dessa geração de diretores.

Nos anos 50, o TBC "Teatro Brasileiro de Comédia" foi o grande modernizador do teatro no país. Em 1945, Franco Zampari escreve uma peça de teatro chamada "A Mulher de Braços Alçados" e apresenta sua peça numa festa da alta sociedade de São Paulo e essa brincadeira entre amigos foi a semente que brotou e acabou motivando Zampari para uma dedicação mais profunda ao teatro. Em 1948, Franco Zampari, associado a um grupo de empresários de São Paulo, cria o TBC. Transforma um velho casarão em um teatro luxuoso (para a época).

Vejam também: História do Teatro Paulista (Parte II) " Surge o Teatro de Arena e História do Teatro Paulista (Parte III) "O Novo Protagonista" Teatro Oficina