As Camélias nas Lapelas dos Paletós

"Todas as flores têem

um destino nobre . Por

isso são flores..." (Kalena)

A camélia é planta bonita por várias razões : é um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantém frme o ano todo e nos meses que correspondem ao outono e inverno , cobre-se de uma floração espetacular . As flores exuberantes até serviram de inspiração para a criação de "A Dama das Camélias" livro de Alexandre Dumas Filho ,francês ,1824 - 1895 , que foi reproduzido no cinema , tendo como protagonista a lindíssima Greta Garbo ( 1905-1990).

Dependendo da variedade , as flores da camélia podem ser brancas , rosadas ou vermelhas e servem tanto para enfeitar o jardim como decorar ambientes internos . Dentro de casa as flores colhidas podem durar vários dias desde que não se toque nas pétalas . Quando tocadas , as pétalas da camélia cobrem-se de manchas

amarronzadas que comprometem o visual . As folhas resistentes e brilhantes são também muito decorativas e excelente acompanhamento até para outras flores, funcionando como uma bonita folhagem em arranjos florais. Para que durem bastante uma boa dica é deixar os galhos com as flores imersos profundamente em água ,durante poucos minutos. Mas atenção :faça isso com as folhas e nunca com as flores . A arte de criar arranjos florais associados à filosofia e tradição japonesa conhecida como Ikebana.

AS CAMÉLIAS do Leblon - Flores da Liberdade .- O prólogo foi proposital . Na minha opinião dará mais beleza, mais emoção e mais perfume ao que se segue : As camélias do Leblon e a Abolição da Escravatura , revelam segredos da nossa história . Em 1998, enquanto caminhava pelo jardim histórico da Fundação Casa de Rui Barbosa , Eduardo Silva notou a presença de três pés de camélia . Imediatamente depois , lembrou-se que havia lido , certa vez, em um documento do próprio Rui Barbosa algo sobre aquele tipo de flor. Como pesquisador resolveu resgatar uma espécie de ligação secreta entre o Quilombo do Leblon ,

os negros , a Confederação Abolicionista e a Princesa Isabel.

Como ser símbolo de uma luta subversiva , uma flor rara que necessita de cuidados específicos tal como a Liberdade no final do século XIX , período de forte embate contra o fim da Escravidão? As camélias tornaram-se símbolo do Movimento Abolicionista . Não se sabe bem , o porquê , pois era tudo guardado no mais profundo segredo. A camélia era símbolo de um movimento subterrâneo , underground , subversivo mesmo . . Era terminantemente proibido dar abrigo a negros escravos . Eles fugiam pra onde desse . Mas a Lei não permitia que ninguém desse abrigo a nenhum fugitivo escravo. Se pegassem , tinha multa e muitos outros "castigos" . Então os abolicionistas ficavam de boca fechada , mantinham segredo a respeito daquele esconderijo . Mas o que é envolvente , maravilhoso é que eles , os abolicionistas , tinham o aval , tanto de Rui Barbosa , quanto da Princesa Isabel . Mas todo mundo quieto como se nada estivesse acontecendo. Então para se identificarem , todos os que estavam a favor da Abolição , usavam na lapela , uma camélia branca..

"Quer coisa mais linda , mais lírica do que o" envolvimento" das Camélias Brancas , no movimento libertador ou seja na Abolição dos Escravos ??? Enche-me de ternura esse episódio que a história nunca soube e nunca contou , consequentemente " (kalena).

A camélia veio do Japão. Lá ela é tradicional. Ela é a primeira a florir depois do inverno , já bem no início da privavera . Ela praticamente anunciava a chegada da estação das flores : SPRING IS HERE !!!

Agora podemos entender melhor , também ,o porquê dos Hai-Cais , nascerem no Japão e quem sabe ,deles ,são os japoneses e a sua cultura , o seu atavismo . Quer melhor poesia do que esta ???