Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Valor Propedêutico da Língua Internacional no Estudo das Línguas Étnicas

<><> No Instituto de Cibernética de Paderborn, na Alemanha, o time de pedagogos provou o valor propedêutico do Esperanto no aprendizado de línguas e, várias vezes, foi cientificamente provado por outros estudiosos. Como exemplo, citamos o caso do Professor Zlato Tisljar, da AIS, fez uma experiência conforme a metodologia de Paderborn e escreveu uma magistral dissertação, cujos resultados propedeuticos, ele colecionou no livro " Esperanto Viverá, Apesar dos Esperantistas". De fato nessas experiências ,mostrou-se, claramente, que o Esperanto favorece a aprendizagem mais rápida no estudo das línguas étnicas, aproximadamente 30% (Vittorio Madella) Fonte: Novo Sentimento na Internet n-ro 408. Parma: Dentro das lições universitárias:- http://iej.esperanto.it/novasento/ == O Esperanto como Ponte entre as Línguas. O livro "Metodologia do Ensino do Esperanto, de Rudolf Rakulpa, informa que, na Finlândia, foi feita a seguinte experiência, em que foi professor de Esperanto, Joel Vilkki. Um grupo de alunos, digamos, Grupo A, começou a aprender Alemão, no primeiro ano; um segundo grupo, Grupo B, começou a aprender Esperanto, ao mesmo tempo. No ano seguinte, o Grupo A continuou seus estudos de Alemão, e o Grupo B começou a aprender esta língua. No fim do segundo ano, verificou-se que o Grupo B, que teve um ano menos de estudo, tinha alcançado o mesmo nível do Grupo A. E ainda mais, os alunos do Grupo B mostraram-se mais desembaraçados nas aulas de alemão. <><> Experiências na antiga Iugoslávia: Em Kranjska, agora, antiga Iugoslávia, foi feita uma experiência semelhante, com os mesmos resultados,isto é, o ensino preliminar do Esperanto favoreceu o aprendizado de uma língua estrangeira.
UNIVERSIDADE ALEMÃ :  Quem aprende Esperanto, primeiramente, (teste da Universidade de Padderborn, na Alemanha) aprende inglês ou outros idiomas, também outras disciplinas em períodos no mínimo 20% menores. -- O Esperanto ensina a lógica das línguas, pois é uma forma condensada e regular do que existe em todas as línguas de uma forma geral. 
Manifesto de Praga: " Somos um movimento em prol de um ensino de línguas eficaz "    >  http://www.esperanto.web.pt/praga.htm



Victoria Magna
Enviado por Victoria Magna em 05/04/2006
Reeditado em 05/04/2006
Código do texto: T134030
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Victoria Magna
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
329 textos (130070 leituras)
1 e-livros (99 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:34)
Victoria Magna